quinta-feira, 5 de maio de 2011

Inauguração da máquina de costura!

Não foi com pompa e circunstância, mas, em todo o caso, foi uma inauguração.
Aprendi com funciona a geringonça e já produzi:

De uns jeans velhos, rasgados no joelhos, fiz estes calções!
Estou mesmo orgulhosa...
Comecei por cortar as pernas das calças pela altura que me parecia adequada.
Depois, remetei com um zig-zag as bordas do tecido esfiapado.
Seguidamente, marquei com alfinetes a bainha e cozi!

Ficaram assim, giros de verdade.

E, já que estava com a mão na massa, fui-me às calças que comprei ontem e Zás! Cortei-lhes o pedaço de tecido que sobrava na altura das pernas, deixando uma dobra para a bainha.
Comecei pelo zig-zag para rematar os fiapos, marquei com alfinetes a altura adequada, alinhavei e, finalmente, com pontos imperceptíveis pelo exterior, fiz a bainha à mão.
Terminei, vincando com o ferro.
Já as provei:
PERFEITAS!
Acho que a partir de hoje ninguém me segura.
Ainda por cima, achei tão divertido, que quase não me sobrou tempo para o blog.

E já tenho outros projectos:
Umas almofadas que quero muito especiais para o sofá que mandei forrar.

Tudo isto é muito engraçado, porque se compara bastante com as minhas primeiras aventuras na cozinha, quando, nem sequer sabia ligar o fogão e hoje... ninguém reclama dos meus petiscos.
Nesta ousadia, há, entre outras coisas , uma grande dose de loucura.
Cada vez mais me convenço que é essa loucura que faz avançar o mundo.

Beijos,
Nina

15 comentários:

  1. Que inveja! Também quero aprender a coser à maquina. Era para ser esta Páscoa mas não tive tempo de me aplicar... parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Minha mae encucou que filha mulher que sai de casa pra casar precisa ganhar uma maquina de costura. Casei e minha primeira compra aqui foi a dita maquina. Sabe quando voce sente prazer em saber que tem uma coisa, mesmo que nao a use todos os dias?!Eu amo a minha maquina de costura!
    Meu grande problema eh ser pouco paciente, ou seja..eu nao alinhavo, nao alfineto, nao uso molde faco tudo no "olhometro" e os resultados sao quase sempre catastroficos.
    Amo fazer coisinhas pequenas e faceis na costura (como os coelhos de saches que fiz pra pascoa), mas ja comprei varias tralhas pra tentar fazer algo mais elaborado, nao vendem paciencia aqui nas lojas...sempre fica pra depois!
    Amei o resultado da sua costura..se vc costurar como cozinha, daqui a pouco estaras disputando mercado com os grandes costureiros internacionais. BRAVISSIMA!

    Vi um pap pra fazer pano americano bem facinho, assim que encontra-lo te mando.

    Beijinhos (gelados - droga de frio que nao vai embora daqui).
    Bina

    ResponderEliminar
  3. Costurar é uma coisa que não me atrai de jeito nenhum. Quando mocinha, até entre em aulas de costuras, mas não gostei.
    Sucesso com sua máquina, Nina.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Nina, vamos sim nos visitar frequentemente.
    Eu não sou muito habilidosa em costura. Aliás me sinto com pouca habilidade manual. Mas sou esforçada. Vejo e quero fazer. Por aqui se aprende muito.

    ResponderEliminar
  5. http://comofaz.net
    Esse eh o link do blog que te falei. Da uma olhada, tem mtas coisas legais.
    Beijao!

    ResponderEliminar
  6. Iupy!!! Parabéns, você é mesmo decidida Nina. Te admiro por isso. Ficaram ótimas, perfeito!

    Um grande abraço,

    Ana Paula
    Salinha do Crochê

    ResponderEliminar
  7. Olá, para o primeiro trabalho está perfeito, estou a prever muitas costuras a vir por aí. Fica bem, bjos doces

    ResponderEliminar
  8. Boa!! Ficram mesmo lindos 'de verdade'!!

    ...a essa loucura também se chama empreendedorismo... Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Oi Nina,

    obrigada pela dica, mas acabo de pesquisar e apesar de termos FNAC, aqui no Brasil ela não tem esse serviço. Obrigada mesmo assim.

    Eu vi sim, e acho que sua costura ficou ótima, vá em frente.

    Beijoca,

    Ana Paula
    Salinha do Crochê

    ResponderEliminar
  10. Olá Nina,

    você não é fraca não mulher! Depois acha que seu tempo é pouco? Na realidade mesmo é que você faz mil coisas num único dia... Parabéns viu, já tem um bonito short para usar no verão. A barra das calças devem ter ficado também perfeitas... adeus costureira... maravilha!
    Ontem à noite degustei novamente o caldo verde da sua cozinha, é delicioso!

    Um beijão minha querida,
    Lu

    ResponderEliminar
  11. nina bom fds linda
    como vc è prendada,menina.
    eu tb ainda estou na fase de aprendizado,
    um dia desses fiz umas fronhas. e ficaram o linads com biquinhos e tudo.
    parabèns querida

    ResponderEliminar
  12. Ô mulher ativa!!!!
    Passei só pra mandar um beijo e já está buscando mais uma atividade!ai,quando crescer serei assim.Rssss
    Bjão

    ResponderEliminar
  13. Oi querida ja sou tua seguidora a uns dias!beijos, obrigada pelo carinho!Mi

    ResponderEliminar
  14. Nina - "A mulher polvo"! Você realmente é habilidosa. Minhas primeiras tentativas coma máquina de costura foram quase desastrosas, levei muito tempo para conseguir fazer uma costura reta. Deves imaginar que atualmente sei costurar que é uma maravilha - mentira, continuo costurando muito mal. Mas tua costura ficou muito legal. Parabéns!
    Dinorah

    ResponderEliminar
  15. Bom dia! Depois de todos os comentários, nada tenho a acrescentar! Fico espantanda com tanta habilidade!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar