segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tapeando com tapas, é claro!

É quase um estilo de vida!
Os espanhóis adoram tapear.
E como " em Roma sê romano...", tapeei ao almoço com uma amiga, numa taperia contígua à loja do F.C. Barcelona, animadíssima, face ao título recém conquistado, ainda por cima, face ao arqui-inimigo Real Madrid.
No sábado, houve até desfile dos campeões pelo centro da cidade, onde em cada canto se festejava a glória do Barça.
Mas voltemos, então, às tapas:

Patatas bravas

Gambas à l' aguillo, tortilla, patatas bravas e cerveza
Podem assumir as mais diversas formas e terminam apenas quando termina a imaginação do cozinheiro.
Os pimentos padrão, pequeninos, grelhados com sal grosso, são uma tentação e para informação dos comensais, " uns picam, outros, não". Quando picam, incendeiam as entranhas em labaredas que provocam rios de lágrimas e só se apagam com pão, nunca, mas nunca, com vinho ou cerveja.
O jamon de bellota, uma espécie de presunto curado, proveniente duns porquinhos de pata negra, é um manjar dos deuses e, por isso, caríssimo.
Uma tabla de quesos, misturando os queijos mais estranhos e os mais clássicos, é igualmente irresistível.
Quanto aos pescaditos, os boquerones, fritos e tostados,  que se comem da cabeça ao rabo, em todo o  seu comprimento, são igualmente tentadores, de tão deliciosos.
Nomeei apenas uns poucos exemplares que,  no momento, me ocorreram, porque, repito, a lista é infindável.
Depois, como as porções são pequenas, a toda a hora é boa hora para tapear e beber.
Só não entendo como não são todos obesos...E não são!!!
Há homens e mulheres lindíssimos, super bem vestidos, impondo tendências ( Vim cheia de ideias ... e de compras, confesso...), que desfilam a sua elegância e o seu salero como só eles.

Concluindo, a gastronomia é, apenas, um dos traços de excelência de nuestros hermanos.

Besitos,
Nina


16 comentários:

  1. Nossaaaa que coisa mais linda deve ser uma delícia mesmo, to aqui salivando kkkkkkkkk hummmm deve ser muito bom mesmo a gastronomia por aí.
    Beijããooooo

    ResponderEliminar
  2. Hum, deu água na boca.
    Aproveito para te desejar um ótimo dia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. "Quando picam, incendeiam as entranhas em labaredas que provocam rios de lágrimas e só se apagam com pão, nunca, mas nunca, com vinho ou cerveja."


    essa passagem me fez morrer de rir,
    vc è demais!!!!
    bacione e vou enxugar as lagrimas.

    ResponderEliminar
  4. Parece muito bom, hum...
    Bjs
    http://maysameudocelar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Aí Nina! Eu engordo só de ler este post!! Adoro tapas, pena que em Portugal não haja esse habito... Ou não! Ando ainda numa luta com uns kilitos ganhos na ultima gravidez, mas eu vou sair vencedora! Garanto! Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Ninaaaa que bom te ver lá no bloguito tb, adoreiii flor, se quiser pode participar do sorteio sim, o único porém é que se vc ganhar tem que pagar o frete rsrs
    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Alguem pra secar minhas babas?!
    Ai Jesus, que tentacao e logo depois de um almoco de marmita!Ah nao!Isso se chama tortura, pode acreditar!

    Amo de paixao seu jeito de escrever!
    "dilicia"
    Beijao
    Bina

    ResponderEliminar
  8. Olá Nina,
    que bom que gostou do post, quando fizer suas costuras mostra pra gente, ok!
    Bjs
    http://maysameudocelar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Gente acabei de chegar da academia e me deparo com essa maravilha na minha frente quero comer hmmmmmmmmmmmmmmmm que delícia. Bjãoooooo

    ResponderEliminar
  10. Meu marido teve o privilégio de conhecer tudo isso o ano retrasado e já me avisou que me leva para essa aventura tanto cultural como gastronomica:)
    Claro que adorei a idéia!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Nina,

    Ai que delicia, fiquei morrendo de vontade!!!

    Ahh... ja estou te seguindo...

    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Nina!
    Que delícia de viagem e de comida!
    Obrigada pelo teu carinho no meu blog!
    aproveita e olha lá o último post dos alimentos termogênicos..acho que vai gostar!
    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Nina,
    Que delícia! ainda nem bem acordei e aquela "cerveza" com os petiscos quase me deixam louca. Huuummm que delícia.
    Um beijo
    Dinorah

    ResponderEliminar
  14. Adorei vir aqui! Estou visitando, que delícia já estou com fome....rsrsrs.
    Adora lugares que tem como visita principal a gastronomia.
    Voltarei aqui mais vezes.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Hola,Nina,minha amiga viajeira...Aqui em casa domingo teve festa de cumpleaños do Barça...rsrs...e vc lá numa festa ao vivo e a cores,que legal...Eu tô de dieta,tá? Não quero tapas,nem tortilla,nem jamon serrano,aiaiai,é difícil emagrecer aqui,sofrooo...Besitos

    ResponderEliminar
  16. Deu água na boca.Eu quero. Bjos. Lilian Castro

    ResponderEliminar