quarta-feira, 1 de junho de 2011

Baixa do Porto

Raramente vou à Baixa.
Como todas as cidades, o Porto evoluiu segundo ciclos, permitindo o nascimento de novos núcleos urbanos em detrimento de outros que perdem a pujança e se desertificam.
A Baixa do Porto é um exemplo vivo desse fenómeno, embora a tendência pareça querer inverter-se, com o surgimento de uma movida nocturna ali à volta da Igreja dos Clérigos.
Durante o dia, as pessoas que circulam têm ar de ser de fora, da província ou turistas estrangeiros, porque, se a parte comercial se tornou menos apelativa, o certo é que a maioria dos monumentos se situa nesse núcleo.
Hoje, vi-me forçada a ir à Baixa e aproveitei para fazer algumas fotografias do que em tempos foi a sala-de-visitas da cidade:

Praça dos leões.
Não é o seu real nome, mas assim é identificada devido à fonte ornamentada com quatro exemplares alados.


Antiga Universidade.
Actualmente, as diversas faculdades encontram-se agrupadas em pólos de  acordo com a sua especificidade.
Lembro-me de aqui ter funcionado a Faculdade de Ciências e mais tarde a reitoria.
Acredito que, actualmente, funcione meramente como museu.

Adjacente à Universidade e aos Leões, a Igreja do Carmo ostentando belíssimos painéis de azulejos nas paredes exteriores.

O eléctrico.
Dantes meio de transporte que percorria, sobre carris, toda a cidade.
Actualmente vocacionado para o turismo, proporciona um City Tour, desde a Baixa, à zona nobre, a Foz do rio Douro.


Café Âncora d'Ouro, mais conhecido por Piolho, testemunhou a licenciatura de várias gerações de estudantes que, na Universidade, em frente, recebiam as aulas, para depois, no Piolho, estudarem, cabularem, crescerem...


Frontaria da Igreja do Carmo

Nas  redondezas o centenário Café Progresso, onde se bebia o melhor café da cidade, dizem ...
Esta é, portanto, a Zona que rodeia a antiga Universidade.
Daqui parte a Rua de Cedofeita que, antes do aparecimento dos Shoppings, era uma das artérias comerciais mais concorridas da cidade.
Perpendicularmente, desce a Rua dos Clérigos, com a sua igreja e famosa torre que, logo que possível , mostrarei, porque, se há alguém orgulhoso do seu berço, esse alguém sou eu!

Beijos,
Nina

6 comentários:

  1. Muito, muito bacana esse blog! Logo tô voltando!... bjssss daqui do Brasil...

    ResponderEliminar
  2. Nina deste-me uma vontade de ir ao Porto :) ao tempo que não vou à minha cidade embora ache o Porto uma cidade cinzenta é a minha e eu adoro e não vou lá à 1 ano mais ou menos e estou apenas a 16km :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Oi Nina!

    Adorei o seu post e vou aguardar mais fotinhos.Sou Brasileira, Gaúcha (moro no interior do estado do Rio Grande do Súl) e uma apaixonada por belas cidades. Sempre quis e ainda vou conhecer Portugal pois penso, e hoje me provastes isso,que o seu país é muito lindo. A cidade onde morei (chama-se Rio Pardo)é de colonização portuguesa e ainda possui traços muito fortes dessa origem e creio que venha daí tanta curiosidade por seu país. Toda a vez que volta a Rio Pardo prometo que vou tirar fotos mas acaba que fico só paparicando os pais e os irmãos e não faço as fotos mas vc me inspirou e neste fim de seman ela vão sair. Então, se der, dê uma olhadinha no meu blog na semana que vem para conhecer um pouco da minha cidade de infância ok?
    Bjs
    Daca

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de ir até lá dar um passeio Nina mas principalmente até á foz e percorrendo o rio.., obrigado por partilhares essas fotos,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Oi Nina,
    Que bom rever essa cidade tão linda e faz tanto tempo que ai não vou...
    abs,

    ResponderEliminar
  6. Que delícia seu post Nina, me deu muitas saudade. Há um ano estivemos aí, eu e meu marido, e fomos gentilmente recebidos por casal de amigos muito meigos que nos mostrou uma cidade, que com certeza não veríamos sózinhos. Isso aí é um paraíso. Lugares magnifícos. Quero voltar.
    Um beijo.

    ResponderEliminar