quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GRANDE ALMODOVAR!

A pele onde eu vivo , não desdenha da sua paternidade.
Almodovar está lá, inteiro, igual a si próprio.
Não deixa ninguém indiferente, ou se adora ou se detesta.

Adorei.

O enredo, os espaços, os jogos de tempo, as personagens, os atores, a música e, gostei, até , de umas pinceladas kitsch que aqui e ali vão pintalgando o filme, numa declarada e provocatória opção do seu criador.

O enredo é rebuscado, doloroso e grandioso, tudo ao mesmo tempo.

Os espaços, magníficos:
As ruelas de La Coruña e o belíssimo casarão nos seus arredores, são cenário irrepreensível, adequado como uma luva ,continente perfeito para o seu conteúdo.

O tempo dança, avança e recua, exige atenção, prende-nos, inteiros, aos avanços e recuos.

As personagens, sublimes ou sórdidas, agarram-nos com a sua coerência racional ou irracional.

Os atores, ah! os atores... Vemos o lado negro de Banderas, lindo, mas horrível, poderoso e indefeso.
As femininas, são de uma força e de uma fragilidade desarmantes.

A música é latina, cubana, arrisco a classificar, apropriada aos comportamentos extremos e, de quando em quando, lá está , como impressão digital de Almodovar, o apontamento kitsch!

Adorei, repito.
Apetece-me repetir a experiência.
Se sou suspeita?
Sou!
Adoro a obra deste enlouquecido espanhol .

Beijos
Nina

14 comentários:

  1. Vou correndo assistir,amo cinema,e os filmes dele são fortes, mas muito bons. Um forte abraço, saudades.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo,seus filmes sempre se cercam com um toque!
    Eu gosto.
    Beijos Nina.

    ResponderEliminar
  3. Sou "fanzérrima" de Almodovar!
    Possui um olhar... amo demais!
    Também comecei um bordado novo... está me deixando maluquinha! hihi
    Beijos querida amiga!

    ResponderEliminar
  4. Nossa, quanta paixão e sapiência ao descrever Mestresa Almodovar! Amei!
    Assisti Ata-me, Carne Trêmula, Tudo sobre minha mãe (meu preferido), Fale com ela e Volver. Alguns mais de duas vezes. Ele põe o ser humano em cheque o tempo todo, revelando nossas carências, falhas, fraquezas de forma absolutamente imbatível!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Nina,
    Passando para matar as saudades.
    Ainda estou sem produzir, espero logo, logo voltar a pintar e postar.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Amo o trabalho dele também, vi uns quatro filmes e todos engolem a gente de tão envolventes, amei o post, vc define bem porque gostamos, linda sexta para você, Nina querida.

    ResponderEliminar
  7. Hi Nina,
    translation into German is very bad.
    I wish you a nice weekend, a first Advent,
    greetings Crissi

    ResponderEliminar
  8. Lindo filme, também gostei!

    Beijoca e bom fim de semana,

    Ana Paula
    Salinha do Croché

    ResponderEliminar
  9. Gosto de quase tudo do Almodovar!! Muito bom, sim :)

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  10. Estava de olho nesse filme, depois dos seus comentários , já sei que filme vou ver no fim de semana, obrigada!
    bjus

    ResponderEliminar
  11. Não posso deixar de ir ver!
    Não me perdoaria.

    ResponderEliminar
  12. Também gosto muito dele. Adoro o filme Tudo sobre Minha Mãe. Bj

    ResponderEliminar