segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fruta, compotas, poluição ...


A partir de Maio, começam a surgir todos os frutos deliciosos, perfumados e coloridos que alegram o final da Primavera e o início do Verão.
É então, porque na época própria, que são mais baratos e mais suculentos.
É então que os morangos sabem a  morango, os alperces a alperces, as ameixas a ameixas.
É então que, dada a avalanche de oferta apetece preparar compotas, aquela mistura fluída que, ao longo do ano, mesmo no pico do mais inclemente Inverno, adoça o nosso paladar com sabores e estivais e por associação de ideias, incrementa o bom-humor e alegra o cinza dos dias.
Adoro compotas e adoro confecioná-las. Não tem nada que saber ... para 1 Kg de polpa de fruta, um pouco menos de açúcar, deixando que a mistura ferva de mansinho até ao miraculoso ponto de estrada.


Gosto da mistura de coloridos, do samba dos odores ...
 Por isso, numa bancada da cozinha, sempre um variado conjunto se oferece.
No frio, guardo reabastecimento para evitar que o calor lhes deturpe a frescura, mas não gosto de trincar fruta gelada. Não! Tem que estar à temperatura ambiente e no ponto certo de maturação.

Há muito que recuso comer morangos e cerejas no natal e uvas no carnaval.
Não quero exemplares que voam vindos de outro hemisfério, se conservam não sei como e custam exorbitâncias irracionais.
 Adoro uvas, mas recuso as chilenas.
Espero pelas nossas que em breve aparecerão, com cor sabor e odor de uvas.
Os alperces, verdadeiros frutos de ouro, já por aí andam.
São maravilhosos para preparar compotas, porém, hoje, num ímpeto de organizar e arrumar, descobri que, do ano passado tenho muitas, muitas compotas à espera ... de alperce, morango, cereja, tomate, melão e marmelo.

Este frasco foi inaugurado hoje. Com queijo ou fiambre sobre uma torrada é manjar único.

De  chila, os frascos acumulam-se.
Uso esta compota para preparar outras sobremesa, mas, dada a contenção calórica que me esforço por exercer, continuam intactas.
Concluindo:
Manda o bom senso que não me entusiasme preparando mais doces enquanto perdurarem os do ano passado que ainda não foram consumidos e que, mais importante ainda, não caia na tentação de comprar qualquer exemplar que, para chegar às nossas mãos tenha sofrido os horrores do frio e das estufas, poluindo com o seu transporte o nosso tão mal tratado ambiente.

Beijos
Nina

26 comentários:

  1. Que maravilha de compotas!!! eu as adoro, mesmo correndo o risco de uns quilinhos a mais... e nas torradas então, nem se fala... mas aqui ainda nada posso fazer, a tal a cozinha, já fazem 3 semanas que começaram a instalar e ainda faltam o fogão, o forno e uma essencial pia para lavar muitas coisas, apesar da máquina de lavar louças... estamos fazendo nossas refeições em restaurantes... detesto isso todos os dias...
    abs,

    ResponderEliminar
  2. Nina, que linda fruteira colorida, diversificada, e as compotas que delícia, hoje fiz doce de bananas. Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Concordo! E aprovo! A parte ambiental, está claro, pois eu sou da opinião que compotas e doces... nunca são demais! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nina,
    Também adoro compotas! Em especial as feitas pela minha avó querida.... A pequenininha tem mão de fada!
    beijos,

    ResponderEliminar
  5. Oi Nina!

    Também adoro compotas e preciso começar a usar o tacho de minha avó e fabricá-las.Temos frutas maravilhosas por aqui,amiga.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderEliminar
  6. oiii minha flor depois de muito tempo sem visitar minhas amigas do blog ,voltei com muita saudades!!!!
    que delicia de compotas , da agua na boca...
    da vontade de provar.
    beijos de fresias e lavandas*************************

    ResponderEliminar
  7. I love Jam too, in the morning it is a must. You are doing right, I am also always waiting for the fruit and so one which are from directly from the island or my garden.

    Greetings

    ResponderEliminar
  8. Lovely shots......looks delicious Nina.

    ResponderEliminar
  9. Este ano a minha pereira não deu frutos, nem o marmeleiro.
    Mas como tu, tenho imensa compota do ano passado, e também marmelada. Sinto-me uma formiguinha com a dispensa cheia.
    Só me falta experimentar fazer o doce de morango, que é o que as miúdas mais gostam, mas os morangos ainda estão muito caros!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Delicious it looks all that fruit, so you can not miss jam, delicious hot toast .... a nice week dear greeting rosita

    ResponderEliminar
  11. Que ricas la compotas y mermeladas y caseras aun mejor , la fruta me encanta .
    Besos !!

    ResponderEliminar
  12. Oh very good Nina,
    have a nice day!!!
    Crissi

    ResponderEliminar
  13. Olá Nina
    Eu também sou como você,fruta tem que ser fresca e da época.Por cá a chuva em abundância na primavera e verão com ventania, atrapalhou um pouco da agricultura e a cerejeira foi uma delas.Sempre ganho muitas cerejas este ano nada..Iria fazer minha confeiture de frutas vermelhas,mas acho que vou fazer só de morangos,ainda eis de fazer por estes dias!Nina eu uso um pouco de limao e vinho do porto branco na confeiture. O mirtilio plantei na terra na parte do fundo que limpei,deixei espaço para framboesa e groselha,que irei plantar em Setembro.Minha vizinha em disse que ele gosta de bastante agua,estou molhando 2 vezes por dia,vamos ver se ele resiste,é mesmo difícil e super delicado.lindo dia querida,bjkas

    ResponderEliminar
  14. That looks wonderful..I really need to make some jams sometime. We love jam in my house :)) Yours look amazing!! I hope you are having a gorgeous week so far xx

    ResponderEliminar
  15. Te hago llegar un saludo desde Nairobi, Kenia.
    :D

    ResponderEliminar
  16. Adoro "confiture" como lhe chamo...no pão ou tostas, com manteiga sem sal...
    Bom, também é para oferecer numa ocasião especial, com um crochézinho...
    Bjs
    Anna

    ResponderEliminar
  17. Hummmmmmmmmmmmmmmm...que deliciosa tentação!

    Adoro qualquer compota!

    beijos.

    ResponderEliminar
  18. Finalmente encontro alguém que pensa o mesmo que eu em relação às frutas fora de época. Adoro uvas mas só as compro no verão. O mesmo em relação ao melão e outras frutas.
    Também gosto muito de compotas caseiras e penso sempre no doce de tomate que a minha Mãe fazia. Uma delicia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Que bom aspecto! Também adoro fazer doce de fruta, mas cá em casa têm pouca saída. No entanto, com um pequeno círculo de tecido e uma linda fita são prendas irresistíveis. As minhas amigas adoram.

    ResponderEliminar
  20. Nina, não sei o que é "chila" e "alperces". Podia me dizer? Aprendi com vc o "ponto de estrada". Serve também para outras receitas, certamente.
    Eu amo frutas. Como todos os dias mamão, melão e abacaxi. Mas não consigo gostar de doces.

    ResponderEliminar
  21. Lá ando eu perdida no teu blog, sem saber por onde começar e onde comentar! Queria comentar todos os teus posts, mas o meu tempo infelizmente não dá! O que adorava ter um livro em casa com todos os teus DIY's, as tuas receitas, as tuas plantas, dicas, viagens, passeios, etc etc....ía lendo, conforme podia. Assim até é pecado vir aqui e deixar de dizer o que sinto e penso sobre todos os teus maravilhosos posts :S
    Maravilha este post cheio de frutas e compotas :P

    beij♥s

    "Saúde & Beleza - Health & Beauty"



    ResponderEliminar