sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aula de tricô e crochê !!!!


A horrorosa túnica amarela que , envergonhada, já mostrei....



... está assim!




Quem haveria de dizer que estes quatro inocentes novelinhos eram, ainda há pouco, uma monstruosidade?

Soube-me bem desfazer aquela coisa que, por si só, simbolozibava muito mau gosto e, agora, são o desafio para, das cinzas, fazer renascer algo que verdadeiramente me agrade.

Da Teresinha (dasmaosdateresinha.blogspot.com) e da Conceição Esteves, (agulhassoltas.blogspot.com ) grandes amigas e peritas na arte de tudo bem fazer , recebi dicas vitais.
A saber:
  • Não é ,agora que os novelos estão prontos que, desaustinada, iniciarei novo trabalho.
    Não!
  • Isto de bem fazer, exige etapas, rituais, exige vagares, pois, como todos sabemos, a pressa é má conselheira e “depressa e bem há pouco quem ...” como diziam as nossas avós e que eu, avisada, retive.
Então, há que começar por transformar os novelos em meadas que, bem atadas, serão mergulhadas em água quente, mas não excessivamente quente.
O passo dois consiste em pendurar as ditas deixando que escorram e sequem, fazendo deslizar os dedos entre os fios, assim como quem toca harpa ( estou a transmitir devidamente os ensinamentos, Teresinha?).
Seguidamente, depois das meadas absolutamente secas, refazem-se os novelos.
Só depois se metem mãos à obra na execução do projeto.

Eu não sabia, nem desconfiava que era preciso dar banho ao fio para que ele recuperasse o aspeto inicial e ficasse como novo, mas aprendo rápido.

Entretanto e por puro acaso, dei com uma revista contendo o que me parecem ser dicas muito úteis – que me perdõem as experientes!
Elas aqui vão:

DICAS PARA OBTER BONS RESULTADOS

  • Faça sempre uma amostra;
  • Se a malha da sua amostra ficar mais frouxa ou mais apertada que a montagem das malhas do esquema, a diferença pode ser corrigida utilizando agulhas mais finas ou mais grossas;
  • Se tricotar ou crochetar muito frouxo, basta-lhe enrolar o fio do trabalho por duas vezes em volta do dedo do lado esquerdo, para que as malhas fiquem mais apertadas;
  • Antes de iniciar o trabalho, passe o esquema de contagem, em formato reduzido, para bpapel quadriculado;
  • Durante o trabalho, vá verificando frequentemente, se as partes do modelo ficam com as medidas pretendidas.

SUGESTÕES PARA LAVAGEM MANUAL DAS MALHAS

  • Ponha a lavar, em bastante água, com um detergente suave, próprio para peças delicadas;
  • Não esprema nem torça as peças em tricô, apertando-as, apenas, levemente;
  • Assim que acabar de lavar, passe muito bem por água limpa;
  • Para secar peças em tricô, nunca deve expô-las ao sol, nem colocá-las sobre fontes de calor. Aperte-as com cuidado, enroladas numa toalha turca e deixe-as secar sobre uma superfície plana.

Fácil, não?

Beijo
Nina