domingo, 25 de novembro de 2012

Fadas do lar fashion!

Continuando a saga  Fada do Lar, inspirada num texto com dicas preciosas, procurarei apontar procedimentos que facilitam a nossa função. 
É que ser fada do lar, chegando ao fim do dia, completamente estoirada, não compensa. Só quero ser fada do lar se for muito fácil, nada exigente, nada escravizante.
Quero ser fada do lar fashion, com as unhas impecáveis, cabelo brilhante  e muito cheirosa.
Quero ser fada do lar moderna, com tempo para mim, e mágica, com tempo para manter a casa impecável, servindo refeições gourmet, vá, apetecíveis, para não exagerar na altura da fasquia.
Ora, tarefinha enredante, é a cozinha. Cozinhar é giro, divertido e gratificante, mas, arrumar a tralha pós refeição é mau, muito, muito chato.
Então, voltando ao início do texto, li, por aí, dicas preciosas sobre a manutenção da cozinha, da COZINHA LIMPA:


O ponto principal para o conseguir, evitando chegar ao fim da função com o caos instalado, é:

- Limpar e arrumar tudo o que se suja. Quer dizer, se sujo um prato, lavo-o ou meto-o imediatamente na máquina, não permitindo que, sujo, permaneça no campo de operações. Portanto, a regra de ouro é: suja, lava, por esta sequência.
Nada de montanhas de louça esperando vez para serem arrumadas.
- O mesmo se aplica aos ingredientes:


Preciso de arroz? Retiro a embalagem, uso o necessário e recoloco no lugar inicial.
- Sempre, à medida que se confeciona um prato, sempre, repito, são necessárias colheres, seja para misturar, seja para provar. Daí que um contentor com água quente, onde se colocam as ditas, evite manchas nas bancadas e permite a reutilização das mesmas.



- Colocar um recipiente para cascas e outros produtos a eliminar, em cima da bancada, é igualmente útil. Terminada a preparação, é só despejar o contentor.
- Toalhas e panos da louça, sempre à mão. Pingou no solo? Limpa imediatamente, enquanto fresco. Adiar, oferecerá um solo encardido que exigirá tempo e esforço a triplicar para ser lavado.
- Pinga na bancada? Igual procedimento. Limpar imediatamente. Gastam-se segundos e poupam-se minutos de lavagem posterior.


- Ordem é a palavra chave. Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Não inventar! É só recolocar no sítio a que pertence.
Acaba-se de fazer, digamos, um bolo. Entra no forno. A bancada está impecável. Nada de farinha em nuvem esvoaçante, nada de açúcar no chão que pisado provoca arrepios de horror. Nada de gotas pegajosas de massa de bolo pintando armários. Nada. A cozinha está impecável e perfumada com o cheirinho de bolo que assa no forno. 


E nós, as verdadeiras fadas do lar, lindas e loiras, sem stress, olhamos embevecidas a nossa cozinha de revista, imaculadamente limpa.

Se alguém me quiser fornecer dicas, sugestões, mandamentos, o que seja, procedimentos que comprovadamente facilitam o dia a dia, por favor, não hesitem em compartilhar. 

Lembro-me que, em criança, via a casa dos meus pais, durante a manhã, num reboliço de furacão. Todos os dias se aspirava, se sacudiam tapetes, se limpava o pó, numa ânsia de limpeza rondando a paranóia. Era assim, todos os dias, as mesmas obrigações fanáticas de extermínio do pó. Limpava-se o que estava limpo. Limpava-se tudo, a toda a hora. Desconfio que até as telhas do telhado eram escrutinadas.
Dessa fada do lar obsessiva quero distância.
O que eu quero é ser feliz, ter tempo, gerir tarefas, agilizá-las.
Venham daí as dicas!
Organizemos o clube das fadas do lar fashion!
Sou a sócia número 1!

Beijo
Nina