sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jardinagem ...

... foi o programa desta tarde quentinha de sexta-feira. Quentinha e não quente. Porque embora o sol brilhe, o vento que sopra estraga a ilusão de verão.
Ainda assim, excelente! Tempo para brincar à agricultura e à jardinagem.
Comecei por esta linda orquídea.

Ontem à noite, vindo do nada, ouvi um barulho de coisa que caía.
Olhei e tive o grande desgosto  de ver esta beleza branca caída no tapete, porque, pesada devido ao cacho de flores, se soltou do vaso que a continha e foi o desastre ... orquídea, vaso, terra, tudo no tapete.

Reenvasei-a, hoje, num vaso um pouco maior, que estas preciosidades não gostam de espaço, preferindo sentir-se apertadas.
Reinstalada em casa nova, espero que não se ressinta da mudança.

Passando à segunda tarefa, semeei basílico,( ou manjericão)  nesta floreira avantajada que trouxe do Leroy Merlin.

Gosto de manter a identificação e, para isso, utilizo a própria embalagem das sementes.

Com exposição privilegiada,  a sul, com sol na maior parte do dia, exige rega cuidadosa e atenta.

Sentada num dos sofás da sala, desfruto desta vista sobre o "quintal".
Gosto muitíssimo!

Na varanda das ervas aromáticas, semeei cebolinho.

Aqui  cresce tudo!

Em novelos, as chagas debruçam-se em cacho vermelho.
Já me serviram estas florzinhas alegrando saladas verdes e ficam muito bem!

Já que estava com a mão na massa, que é como quem diz, na terra, mudei a lavanda para um espaço mais amplo ...

...e semeei ervilhas de cheiro, as flores que, na minha infância, ganhavam o prémio das mais perfumadas, das mais sofisticadas de todas!
A ver se vingam ...


Feita expert, cobri a superfície dos morangueiros com plástico para evitar o contacto dos frutos com a terra ...
 ... e acabei estafada!
Tão cansada que depois da agricultura só me apetece descanso.
É o que farei, mas antes, deixo a imagem deste bolbo que resolve, todos os anos, oferecer-me este espetáculo maravilhoso de flores gigantes, exóticas, de uma elegância única:

Parece que lhe chamam, popularmente, "sogras e noras" por se encontrarem de costas voltadas!
Passe a injustiça da generalização (há sogras e noras funcionando em perfeita equipa!), a planta é espantosa.
E vamos, então, ao descanso!

Beijo
Nina

44 comentários:

  1. Olá Nina que maravilha a sua varanda! Adoro o verde e as suas plantas e as árvores lá em baixo, para mim só por si já são um pequeno paraíso! Todas as outras plantas para uso culinário um excelente aproveitamento nessa varanda virada a sul! Em tempos tive que fechar a minha, porque a rua é muito poluída:(( - ligação ao IC 19 -, o que me impede de realizar essas plantações. Tenho alguns vasos pequenos aqui e ali e, neste momento, ando também a tentar melhorar um pouco a minha jardinagem sob a sua magnífica influência. Obrigada por isso! Beijinhos e bom fim-de-semana. Ailime

    ResponderEliminar
  2. Suas plantas são lindas. Fim de semana feliz, beijos.

    ResponderEliminar
  3. Nina suas palavras são perfeitas , assim como vc é ordeira com suas plantas e seu doce lar parabens mil!!!!
    forte abraço
    elisa

    ResponderEliminar
  4. É... vida de agricultor não é fácil não... rs...rs...rs... Seu espaço é bem organizado! E entre as plantas não existe discriminação: as flores se entrosam muito bem com os temperos e frutas, formando um belo conjunto! Essas flores de cor laranja aqui chamamos de Maria sem Vergonha pois elas crescem sem serem convidadas e se espalham por todo o jardim! No vaso elas têm que se conter, né? E que orquídea linda... quantas flores no mesmo cacho! Espero que não tenham se ressentido da queda! Bjks e bom final de semana! Tetê

    ResponderEliminar
  5. Também tenho algumas ervas aromáticas no quintal. Mas sou péssima jardineira...
    Bom fim de semana
    manela

    ResponderEliminar
  6. BOA TARDE!
    Nada me faz tão bem quanto lidar com a trra e plantas,tua dicas são maravilhosas.
    Abraços
    Sinval

    ResponderEliminar
  7. Ola amiga
    Voçe com esta alma de agricultura,vai longe.Seu terraço é enorme,com muito verde e nota-se o capricho da camponesa.Ah,esta flor em bulbo é linda demais da conta.Bom descanso querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  8. wow. Beautiful blossoms. Have a good time.
    Sunny

    ResponderEliminar
  9. Nina, gosto muito do teu "quintal"... e vejo que tens lá grande variedade de plantas muito bem tratadas.
    Outra coisa não seria de esperar de ti!
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderEliminar
  10. PRECIOSAS LAS PLANTAS...NOSOTROS ESTE AÑO PLANTAMOS MUCHAS COSAS...RABANITOS.LECHUGAS.PAPAS.ESPINACAS
    MUCHAS COSAS Y ESTAN CRECIENDO LINDO.
    YA COMIMOS ESPINACAS.
    TODO ES MEJOR ASI DE NATURAL-
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  11. também adoro praticar jardinagem nas horas vagas, lindas plantas.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Suas plantas estão bonitas. Mexer com terra, vez por outra, nos faz bem, mesmo nos cansando.
    Bjs Nina.

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina!
    Que beleza esse seu gosto por plantas! Lindos e úteis seus vasinhos! Olha só, de hoje até domingo próximo, minha filha Juliana que estuda e mora em Benekon, na Holanda, está em Portugal, conhecendo algumas cidades. Hoje e amanhã ela está em Porto! Ela foi visitar uma amiga aqui da nossa cidade que faz intercâmbio em Portugal e aproveitar para conhecer esse lindo país. É um pazer tê-la visitando meu blog e poder conhecer seu espaço também!
    Bjs,
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  14. Nina por aqui tbm esta assim, quentinho n quente devido o vento o clima fica mais ameno...e n sentimos tanto calor , mas os dias seguem esquentando...

    Adoro planta e flores!!! Gosta da vista da janela da minha cozinha,,..

    Bjss rose jp

    ResponderEliminar
  15. Me gusta cómo queda el contraste de verde con anaranjado en las flores.

    ResponderEliminar
  16. Adorei a partilha...obrigada!
    Maria

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina!
    Que delícia de programa, amo jardinagem!!!
    Suas flores e plantas estão lindíssimas!
    As flores da última foto são conhecidas aqui no Brasil como açucena ou amarílis, e são da fato lindas! Minha avó tinha dessas vermelhas em casa quando eu era criança!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Lindo o teu jardim. Gosto muito de ervilhas de cheiro. As minhas tias que adoravam flores também plantavam as ervilhas de cheiro. Parece-me que ainda lhes sinto o cheiro. Foi, sem dúvida, uma tarde cansativa, mas certamente muito agradável.
    Uma boa noite descansada. Bom sábado. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. ¡Preciosas tus orquideas!.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  20. Enquanto descansas, "passeio" lentamente pelas tuas magníficas fotos ficando-me o olhar na orquídea e nas "sogras e noras".

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Enquanto descansas, "passeio" lentamente pelas tuas magníficas fotos ficando-me o olhar na orquídea e nas "sogras e noras".

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Oi Nina, adorei suas plantas, vc sabe cuidar direitinho, hein?
    A sua orquídea deu uma florada exuberante!
    amei sua postagem!
    Beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  23. É um trabalho agradável plantar, cuidar das plantas. Lindo teu quintal Nina, que maravilha! Aqui plantamos mais depois de algum tempo tudo morre e ficamos tristes.

    Bjus

    ResponderEliminar
  24. Realmente, lindo seu jardim, na varanda, Nina.
    Não tenho varanda.
    E por mais que tenha tentando nunca consegui cultivar nada.
    Amo manjericão. O cheiro e o gosto.
    Não consigo gostar de orquídeas. Tenho medo de orquídeas.
    Acho que elas vão me morder.

    ResponderEliminar
  25. OI, NINA!!!
    QUE LINDAS AS SUAS PLANTAS!! E QUE LINDO O CARINHO QUE VC TEM POR ELAS!!!

    BJS

    ResponderEliminar
  26. Meu sonho saber plantar, colher, enfeitar a casa, cultivar... Acho lindo! É uma verdadeira poesia, florescer a vida...

    ResponderEliminar
  27. Que flores lindas. Mas a orquídea é campeã. Me deu dó quando vc disse que ela caiu. Ainda bem que deu para salvar. Bom fim de semana.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  28. Oi Nina,
    Que mão maravilhosa!
    Eu espero conseguir algo tipo tempero logo breve!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. OI NIna... tua área verde é espetacular, mãozinhas de fadas também na jardinagem... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  30. Nina,

    Você começando a jardinar, e eu já deixei tudo organizado para o inverno que começou oficialmente, hoje.
    As orquídeas vão ficar bem na nova casinha. Elas estão muito lindas e saudáveis.
    Eu também gosto de identificar quando planto. Só não uso a própria embalagem porque venta demais aqui, e elas vão junto. Coloco estaquinhas.
    Essa flor linda que você chama de chagas, eu conheço como capuchinha. Aqui tem muitas delas, e eles além de enfeitar as saladas, também comem. Eu já provei, e no final tem um gostinho meio apimentado, ou algo desse tipo. Amei!
    Depois desse trabalho todo cuidando das plantinhas, nada melhor que descansar as admirando.
    Um lindo final de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  31. Un placer llegar y ver estas preciosas flores!!
    Buen fin de semana Nina.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  32. Bom dia!!!
    Linda essa orquídea, meu filho me deu uma
    igual, só que é toda branquinha, está aberta linda de morrer
    o resto é maravilhoso tudo um amor
    Deixo um abraço de bom final de semana
    Bjuss
    Rita°º✿°º✿

    ResponderEliminar
  33. e alem da beleza das flores pode ser uma otima terapia....beijocas.

    ResponderEliminar
  34. Tanta luz e tanta cor! Tão bonito!:)
    bji, querida Nina

    ResponderEliminar
  35. Isso é um verdadeiro quintal! Que maravilha!
    Bom domingo, que o sábado passou rapidamente.

    ResponderEliminar
  36. Um belo programa, adoro! De volta, beijos, chica

    ResponderEliminar
  37. Adoro orquídeas, mas não tenho estado com muita mão para elas.:(
    É tão bom estar ao solinho a jardinar. Tens plantas lindas e bem tratadas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  38. Linda orquidia e flores, também sou apaixonada!
    a sua capuchinha está linda dizem que é bom pra salada mas eu nunca consegui comer..kk
    o lírio tem uma cor vermelha que amo! boa semana! bjss

    ResponderEliminar
  39. Oi Nina,

    amei o suporte de ferro da floreira, uma sugestão maravilhosa pra eu semear uns cheiros aqui mas, ainda verei se encontro! Estava mesmo linda a 6ªfeira, iluminada e o local dos vasos super organizado e limpo, gostoso de ver. Interessante o nome dado para as amarilis, ainda não o tinha ouvido... As orquídeas e todas as suas plantinhas estão viçosas, as chagas (não conhecia) alegram, teem cores vibrantes, aposto que as saladas ficam apetitosas com elas.
    Parabéns pela dedicação e paciência com que cuida delas e de tudo o mais!
    Nina, como vai a Nux? Ela fareja as plantinhas?

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  40. Que lindas flores e aromáticas tu tens no teu pedaço de céu! Gosto muito de chagas e de ervilhas de cheiro, espero que estas últimas cresçam bem :)
    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  41. Seu blog é uma delícia...tem tudo o que gosto, amei...vou voltar sempre...bjssss

    ResponderEliminar
  42. Respondo-te, aqui, ainda cripticamente, para não me denunciar na primeira página, às escâncaras. Se clicares na fotografia igual a esta que tenho na Casa das Miús verás quais os meus gostos... E aí a pista! A arte, a poesia... :)
    Muito obrigada, Nina, por teres cruzado a ponte para este blogue tão diferente - menos provocador, mais pacífico, mas também mais revelador de mim e dos meus... Gosto muito de te ter lá! E vou passar a vir aqui com este alter-ego. Com o outro, já só mais uma vez, pois mensagens no blogue moribundo só haverá mais uma - e, depois, a despedida!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar