sábado, 21 de setembro de 2013

Pr'a mim, chega!


Não volto a comprar fruta em grandes superfícies que, com a sua cega ambição de lucro, exploram indecentemente os produtores acabando por vender gato por lebre.
A história infeliz dos pêssegos que quase foram parar ao caixote do lixo, repetiu-se com as ameixas.
Lindas, grandes vermelhas, compradas ainda um pouco duras, na expectativa natural que acabariam de amadurecer em casa.
Uma semana volvida continuavam
 duras e  já sem o viço inicial.


Cá estão elas!
Aparentemente saudáveis e apetitosas.
Só aparentementemente. Começavam a revelar ao tacto a consistência de borracha.

Descasquei-as juntamente com alguns pêssegos sobrantes e cortei-os em fatias.

Parecendo-me escassa a quantidade, acrescentei 2 fatias de melão congelado bem como uns quantos morangos, também eles congelados.

Pesei!

Juntei  1 kg de açúcar e ...

... levei a lume brando ...

Deixei que fervesse devagarinho, verificando o ponto do açúcar.

Reduzi a puré e ...

... obtive 4 frascos de compota ...

Tutti fruti!

Salvei a fruta, é certo.
A compota ficou excelente, felizmente!
Mas, acontece que eu comprara fruta para a sobremesa e não para compota!
Lição a retirar:
-Nunca mais comprar fruta no supermercado.
 Esta veio do Lidl, mas poderia ter vindo de outro qualquer.
Ainda que pagando um pouco mais, está decidido, melhor, muito melhor será comprar a fruta em frutarias, nos mercados, ou nas pequenas mercearias que por aí ainda se encontram.

Beijo
Nina

38 comentários:

  1. Aconteceu comigo tbm comprei várias peras lindas e não amadureceu e brincadeira.
    Xerooo

    ResponderEliminar
  2. It looks si yummyyyy.... I love fruits..
    Keep in touch,
    www.beingbeautifulandpretty.com
    http://instagram.com/beingbeautifulpooja

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Nina, ontem não sei se deixei escrito, mas também me aconteceu com ameixas e peras os factos que tem descrito!
    No seu caso dada a sua enorme criatividade dão origem a estas apetitosas e coloridas compotas que nos deixam deste lado a salivar!
    Pois hoje tb fiz duas pequeníssimas amostras de compotas:))! De peras rijas mais maçãs e de tomate! Pensava eu que iria encher alguns frascos, mas apenas consegui um de cada;)) e dos pequenos! E já não foi nada mau! Está a ver como me "empurra" para a doçaria saudável, porque caseira? Obrigada! Beijinhos e excelente fim de semana. Ailime

    ResponderEliminar
  4. HMMM.....that looks delicious Nina..... you can send it to me if you will.

    Greetings, Joop

    ResponderEliminar
  5. Peccato per la frutta comperata al supermercato non buona, però sei riuscita a recuperare il tutto con una deliziosa confettura. Brava ^_^

    ResponderEliminar
  6. Olá Nina, que bom ver-te novamente com dicas e ideias.
    Essa compota ficou cinco estrelas, quanto mais frutas mais saborosas.
    Sei no entanto do que falas, pois já me aconteceu o mesmo no lidl com os kiwis, que nunca chegaram a amadurecer.
    Espero visitar-te mais vezes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Poxa quase que vc perde tudo hein, e é sempre bom ficarmos atentas na hora de escolher as frutas eu gosto de comprar na fera ou em uma quitanda que tem aqui perto de casa, lá nós chamamos de Fazendinha pois todos os dias chega frutas e legumes frescos pagamos um pouquinho mais cara mas vale a pena.

    Bjs..e um ótimo sábado

    ResponderEliminar
  8. Concordo em absoluto!
    Compro sempre a fruta na frutaria, o peixe na peixaria e a carne no talho, os hipermercados estão reservados apenas para os produtos de higiéne e pouco mais ... pois ai sim, a diferença de preço é considerável ...
    bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Acá en Lima, encuentras fruta fresca y bastante barata casi en cualquier esquina. Seguramente viste a nuestros típicos fruteros cuando viniste por acá.

    ResponderEliminar
  10. Felizmente que sabes como aproveitar tudo. Há tempos comprei uns pêssegos da vizinha Espanha e ninguém os conseguiu comer. Foram deitados fora. Daí para cá tenho comprado fruta no mercado ou em pequenos super mercados ou no Pingo doce que também é portuguesa e boa.
    Tem um bom domingo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Oi Nina,
    Que pena... Mas, novamente encontrou uma solução que permitiu salvar a fruta!
    Ameixas vermelhas são deliciosas, mas aqui também é problemático e é preciso ter sorte para conseguir comprar ameixas docinhas e saborosas!
    Beijo e um ótimo domingo.
    Ju

    ResponderEliminar
  12. Eu também evito ao máximo comprar frutas no supermercado, elas acabam estragando antes de amadurecer e têm gosto de plástico. Prefiro a feira livre.
    Sua compota está linda, parece muito apetitosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Há muito que fruta e legumes são comprados numa mercearia pequena a das grandes superfícies deteriora-se com facilidade.

    Acabaste por lhes dar bom destino.

    O aspecto é apetitoso!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Que bom que conseguiu aproveita-las
    mas e a vontade de dar uma mordida ,
    numa suculenta fruta, ficar só na vontade ,

    que pena.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Tenho andado ausente infelizmente
    mais de alguma forma lutando.
    Eu sei , que no mundo teremos grandes aflições
    com fé e muita garra vou seguindo com grande luta
    minha viagem.
    Deus abençoe seu Domingo
    e da sua família.
    Beijos no coração , Evanir.

    ResponderEliminar
  16. Acho que fazes muito bem. A fruta nos hipermercados tem uma qualidade que deixa muito a desejar. Uma vez vi uma reportagem na tv da colheita da fruta que ia para o hiper, minha nossa, comemos fruta que foi apanhada à meses. Depois da colheita e de muita selecção são enceradinhas e vão para câmaras frigoríficas para não amadurecerem tão rápido e ficam lá meses. Claro que assim perdem o sabor.

    ResponderEliminar
  17. Olá Nina!
    Estou vendo que é a mesma coisa por todo o lado infelizmente!
    Estamos reduzidos a fazer várias lojas jà ne não se pode comprar tudo na mesma!!!

    Um beijo e feliz domingo.
    Vou seguir com prazer;o)

    ResponderEliminar
  18. É verdade! Eu prefiro mesmo comprar a fruta na praça municipal, porque é produção caseira, apesar de mais pequena é bem mais saudável. Mas gostei do aproveitamento que fizeste, sempre criativa! Bjs

    ResponderEliminar
  19. Nina que bela salvação, amei o resultado...já passei por situação semelhante e acabei reversando em sucos ou saladas de frutas, mas claro que o resultado não foi tão bom quanto o seu, pois a compota com certeza aproveitou melhor as frutas.
    Mas fica a dica, por vezes o barato sai caro.

    bjs

    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Gostei da forma como deu volta à situação. As compotas devem ter ficado deliosas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Os Supermercados daqui tem frutas e verduras frescas todo dia.
    Mas a dificuldde dos produtores escoar as safras, talvez impeça que elas cheguem, aqui, frescas de verdade.
    Eu como assim mesmo, já que não gosto de doces.

    ResponderEliminar
  22. Realmente isso acontece em todas as grandes superficies comerciais, a fruta parece muito bonita e depois verificamos que não tem sabor, ou está frigorificada. Adorei a ideia do doce.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  23. Pois é, Nina, eu também já desisti de comprar fruta nas grandes (e médias superfícies), não se pode comparar à mercearia da esquina. Fruta, nem pensar!
    Beijinhos e boa semana,
    Guida

    ResponderEliminar
  24. Nina ainda bem que reduziste a fruta a saborosas compotas,
    eu só compro fruta no mesmo lugar de sempre, que é uma frutaria, com preços ótimos e qualidade ainda melhor, beijo

    ResponderEliminar
  25. Nina, eu que moro aqui, no centro do pomar...rsrs..., não me livro de comprar algumas frutas assim, na mesma situação que você.
    São colhidas verdes e depois maduradas a força, ficam horrorosas.
    Quando tenho tempo gosto de ir na feira as sextas feiras.
    Pior que vou a feira e acabo comprando "frutas para costurar"...cof...cof...Me perco numa banca de retalhos.
    Outra alternativa são as frutarias, principalmente de marroquinos, eles tem as melhores frutas, mais doces e mais suculentas.
    Mas você é a fada do lar perfeita, deu ótima solução, deve ter ficado uma delícia.
    Já imaginei como cobertura de um cheese cake, com torradas, hummm...
    Besitos e linda semana

    ResponderEliminar
  26. Excelente! E se fosse um limão, com certeza você faria a melhor limonada. Muito bem.

    ResponderEliminar
  27. Apesar do azar da fruta não ser de grande qualidade, valeu a sugestão da compota Tutti fruti!
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Querida Nina,
    Passando para desejar uma linda e abençoada semana na sua casa e na sua vida.
    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar
  29. Os doces ficaram bem bonitos, mas claro que quando compramos fruta é porque queremos fruta. Também penso que o melhor é não voltar a lugares que vendem produtos sem qualidade.

    ResponderEliminar
  30. Querida Nina, os pêssegos têm sido mesmo ruins este ano. Há dias deitei fora uns que estavam castanhos junto do caroço, mas por fora eram lindos. A sorte é que aqui em casa o prejuízo não é grande: o meu marido traz todos os dias 2 peças de cada e às vezes só uma! Os melhores pêssegos têm sido os amarelos, diz o merceeiro que são de roer! E são doces e sumarentos.
    Temos comido uvas e melões (estes às vezes também mais parecem pepinos!...).
    Optamos pela fruta da época , de preferência, nacional, comprada na praça.
    A tua compota deve estar deliciosa!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  31. Olá Nina,

    tem toda razão em ficar aborrecida, comprou as frutas para comê-las frescas! Felizmente você é mestra nas compotas e geléias e ensina pra gente como fazer, obrigadinha flor.
    Desejo-lhe uma tranquila semena,

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  32. Mas mesmo assim tiveste sorte, o doce ficou com sabor a fruta! Eu já deixei de comprar fruta nos hipermercados há séculos. Aliás, deixei de ser cliente de hipers e supers há muito tempo. Não gosto que me tomem por parva. Só compro fruta e legumes biológicos em supermercados bio e em mercados bio. Assim sei que são sempre da época, são portugueses e são sempre deliciosos, mas também tenho a sorte de ter um padrinho com uma quinta na Cova da Beira, que me dá kilos e kilos de frutas e legumes bonitos e saborosos e sem químicos, uma delícia :)
    Faz boicote aos grandes grupos Nina! Se todos fizessem isso, as coisas mudariam, de certeza! :)
    Boa semana, beijos.

    ResponderEliminar
  33. este fim-de-semana disse o mesmo ao meu marido! Há uma pequena frutaria ao pé do meu trabalho e acho que prefiro carregar a fruta para casa do que a fruta sem qualidade que vendem nas grandes superfícies

    ResponderEliminar
  34. Respostas
    1. A inércia é que me mata!
      Vencida que foi, ninguém me segura!
      Beijo

      Eliminar
  35. Hola amiga yo hago todos los años cuando estoy de vacaciones de verano mermelada y la guardo para todo el invierno
    Besitos

    ResponderEliminar
  36. Oi Nina... você dá jeito para tudo, parabénsss... devem ter ficado uma delícia!!! beijosss!!!

    ResponderEliminar