terça-feira, 25 de março de 2014

1076 - Método Top-Down



Queria muito testar este método de tricotar, que mais não é do que iniciar a peça em questão pelo decote, realizando os aumentos necessários até ser atingida a cava. Nesse momento, as malhas que formarão a manga ficam em suspenso, enfiadas em alfinetes e continua-se a tricotar as costas e as frentes até ser atingida altura desejada.
A vantagem deste método é a eliminação de costuras e o aproveitamento de lãs, conjugando-as entre si, se uma cor única não for possível.

Neste caso, possuía uns quantos novelos mesclados que sabia serem insuficientes para o que quer que fosse. Por isso, joguei com branco e com pérola, para concluir o "tronco".

As mangas , a partir da cava, foram executadas em branco.
Nos acabamentos, - remate do decote e das frentes - aplicarei, possivelmente, de novo o pérola.

A avaliação deste método não me convenceu. O trabalho torna-se muito pesado e, por isso, cansativo.
Acredito que, se usado numa roupinha de criança, esta desvantagem não se verifique.

Enfim, vivendo e aprendendo.
Queria testar o método e não dou por mal empregue o meu tempo.
Aliás,  existem modelos incrivelmente bonitos seguindo esta estratégia. Neles, aparece no escapulário, uma série de motivos em fantasia, rendados - folhas, por exemplo - que compõem um trabalho espetacular.
Nesse caso específico, acho que compensa sofrer com o peso da malha e, tenho esperança que, ainda um dia obterei um desses modelos, com explicação suficientemente clara, para que possa pô-la em prática.

Até lá, com um certo cansaço, procuro terminar este casaco ainda sem destinatária.

Beijo
Nina