quinta-feira, 18 de setembro de 2014

1207 - Abóbora!

Simpatizo com abóboras desde que, menininha,  conheci uma, que, maravilhosa, se deixou transformar em carruagem de cristal,transportando Cinderela ao baile!

Desde então, o fascínio jamais se desvaneceu, mesmo quando, crescidota, me confrontei com a polpa da mesma feita puré, em singela  sopa amarelinha.

Depois, descobri as delícias das compotas e, tonta, proclamei :
( e é!) 


Entretanto, num blog alemão que sigo atentamente -  que pode ser visto aqui! - 
encontrei uma invulgar combinação.
Uma sopa de abóbora com gengibre e coco:

Ingredientes:
1 abóbora pequena
4 ou 5 cenouras
1 talo (5cm) de gengibre fresco e descascado
5 ou 6 cebolas
azeite q,b
1litro de caldo de legumes
molho de soja, sal e pimenta q.b
3 ou 4 colheres de sopa de leite de coco
sumo de limão


Descascados e cortados em cubos, os legumes fritam no azeite, docemente, lentamente ... até receberem o caldo de legumes onde cozem 30 minutos.
Feito isto, são reduzidos a puré, retificando-se os temperos.
( Obtive o caldo de legumes diluindo 2 cubinhos instantâneos. Atenção, pois, ao sal. A mesma atenção à pimenta, considerando que o gengibre possui um travor fortemente picante)

Resta juntar o molho de soja ( ou molho inglês), o sumo de limão ...

...e o leite de coco.
Não segui escrupulosamente  a receita original.
Ainda assim, resultou numa sopa extraordinária, absolutamente inesperada, totalmente deliciosa, quase, por si só, uma refeição!
Adorei e não hesito em recomendar, tanto mais que o apogeu das abóboras se aproxima e nada de cair na tentação de apenas preparar o divino docinho.

Quando, regresso ao Porto, no fim de semana, vindo de Cerveira, abandono a autoestrada e, em Esposende, tenho a minha fornecedora de legumes ecológicos, onde me abasteço.
No caso das abóboras, compro sem receio de que se estraguem, porque, depois de descascadas e cortadas em cubos, congeladas, duram uma eternidade.
Agora que descobri esta sopa, durarão muito menos.

Beijo
Nina