quarta-feira, 19 de novembro de 2014

1253 - Torcidos ou tranças!

Como já tinha referido e mostrado AQUI, com a chegada do frio, despertou-se em mim o "bichinho" das lãs, dos tricôs, iniciando a camisola/blusa inspirada numa revista da especialidade.
Não segui à letra as instruções, demasiado rebuscadas e complicadas o suficiente para desmotivar a maior expert na matéria, que não é o meu caso. Não sou! E não se trata de falsa modéstia.
Não aprendi com a mãe, com as tias, ou com as avós. De facto, aprendi a tricotar quase sozinha, com raras ajudas indispensáveis  a toda a iniciante. Aprendi porque quis aprender, porque me atraia o milagre de, com fios e agulhas, ver nascer "coisas".
Os primeiros pontos foram os mais difíceis, sentindo que não dominava o material ... ele era montar malhas que se escapuliam, era montá-las tão apertadas que se tornava impossível o passo seguinte - a utilização da segunda agulha - enfim, um tormento que cheguei a considerar intransponível, dadas as minhas reduzidas capacidades.
O certo é que, não sei como, dei por mim tricotando, primeiro em liga (tricô), depois em meia!
Uma vitória!
A seguir comprei livros, decifrei esquemas, assinei revistas e, continuando a confrontar-me com verdadeiros enigmas, o certo é que me aventuro e das noites de tricô recebo imenso prazer.




De momento, completei as costas da camisola atrás mostrada.

Terá mangas raglan e foi tricotada em torcidos/tranças, um
desafio que enfrentei sozinha, numa primeira
tentativa que , a meus olhos, era o verdadeiro
"bicho de sete cabeças"
Na perspetiva de tentar ajudar quem, até ao momento, não se atreveu, deixo dois esquemas e algumas dicas:

Para fazer os torcidos / tranças, é necessário passar para uma agulha auxiliar um número de malhas correspondente à metade daquelas em que é feito o torcido / trança.
Neste esquema, temos um conjunto de 6 malhas. Vamos passar, pois, para a agulha auxiliar 3 malhas, no caso, pela frente do trabalho, sendo que é possível fazê-lo por trás.

Na camisola / blusa que tricoto, faço o torcido / trança sobre 8 malhas, passando, portanto, 4 , para a agulha auxiliar.

Estes são os passos que sigo, para executar o ponto torcido / trança simples - torcido/trança de 8 malhas, com 10 carreiras de intervalo:
Execução sobre um número de malhas múltiplo de 12.

1ª carreira - (avesso do trabalho) - 2 m de meia, 8m de liga (tricô), 2 m de meia, repetindo até terminarem as malhas.
2ª carreira - 2 m de liga (tricô), 8 malhas de meia, 2 m de liga (tricô), repetindo até terminarem as malhas.
3ª carreira - igual à 1ª.
4ª carreira - 2 m de liga (tricô), passar as 4 próximas malhas para uma agulha auxiliar, colocada por trás do trabalho (ou pela frente), tricotar como meia as 4 malhas seguintes, da agulha esquerda e tricotar, também como meia, as 4 malhas que se encontram na agulha auxiliar, e 2 malhas de liga (tricô), repetindo até terminarem todas as malhas.
5ª, 7ª e 9ª carreiras - iguais à 1º carreira.
6ª, 8ª e 10ª carreiras - iguais à 2ª carreira.
Repetir as carreiras da 1ª à 10ª.

Parece complicado?
Parece!
Mas tentem executar uma amostra apenas com 12 malhas. Depois, entendendo o esquema, entram em "piloto automático", tendo apenas a precaução de , a cada 10 carreiras, executar o torcido/trança.

Vendo-me aqui - estupefacta com a ousadia -  dando uma aula de tricô, é prova provada que isto é fácil e muito gratificante e, assim que mostrar a camisola/blusa concluída verão que vale mesmo a pena tricotar, porque conseguimos peças únicas por quase nada (os fios não são caros e, para iniciantes, a qualidade não é importante ... já que,  se estragar, o prejuízo é mínimo).

Oxalá tenha conseguido despertar as "tricoteiras" adormecidas que habitam aí dentro.

Beijo
Nina