domingo, 25 de janeiro de 2015

Patchwork - avançando!


O fim de semana está quase a chegar ao fim e, pouco avançou o meu projeto de aprendizagem. Devagarinho, mas com segurança, arrisco os primeiros passos.
Ontem, sábado, limitei-me a pesquisar na net nos inúmeros sites disponíveis, esclarecimento para dúvidas e hoje, domingo, tratei de os por em pratica, dedicando à tarefa apenas 1 hora.
Devo confessar que cosi e descosi várias costuras, ou porque me esquecia do princípio fundamental - "direito com direito" - ou porque, inapata, cheguei a ligar retângulos dobrados!
Sou marinheira de primeira viagem e aprendo com os erros que, até prova em contrário, é a maneira mais sólida de aprender.

Como mostrei AQUI , cortei retângulos de 9 por 27 cm ...


... que liguei, mais ou menos ao acaso.

Ligados os retangulos, cortei-os de novo, respeitando as dimensões de 9 por 27 cm ...

... obtendo retângulos formados por 3 quadradinhos ...

... que liguei!
O resultado foi este quadrado grande, formado por 9 quadrados pequeninos.
Repetirei esta operação até que atinja o número de quadrados grandes necessários, que serão então, ligados entre si, com um dos tecidos que possuo.

Não pretendo construir uma manta imensa que cubra toda a cama. Prefiro usar uma colcha branca e sobre ela colocarei a mantinha de retalhos, com todas as almofadas a que tenha direito! Adoro sobreposições!

Se está a ser difícil?
- Não, o procedimento é simples, desde que se preste atenção ao corte rigoroso dos tecidos e às costuras que devem ter margens rigorosamente iguais.
Se está a ser gratificante?
- Sim, muito gratificante. É um trabalho de paciência que não se compadece com pressas, apenas isso.

Nele descobri a importância inestimável do ferro de passar e o papel imprescindível dos alfinetes, que impedem costuras tortas! Já para não referir a ajuda preciosa do desmanchador de costuras! 
Utilizo o ponto 4 da máquina de costura, o mais fácil de desmanchar e não hesito em descoser qualquer ponto errado.

E pronto! 
Entendido o mecanismo da "coisa", penso que em breve terei material suficiente para completar a dimensão desejada.

Começará, então, outra fase - ao que tenho ouvido, a mais difícil - a da sanduiche!
Uma coisa de cada vez, um passo atrás do outro, sem pressas, repito!

Beijo
Nina

25 comentários:

  1. Nina,
    os teus primeiros passos no patchwork são de gigante!
    Apenas 1h?... e fizeste isso... com enganos e tudo???
    Já me ri com os teus enganos! Comparados com os disparates que eu fiz... isso são apenas uns pontinhos trocados!!! Se soubesses o que eu tive de desmanchar na coberta que mostro no meu blogue ficavas contente com as tuas pequenas distrações!... Já estava quase pronta quando detetei uns retângulos vermelhos de bolas brancas virados para outro lado!!! Ficava mal deixar o erro, porque cada quadrado grande era feito com quadrados e retângulos pequenos, uns direitos, outros de esguelha... tudo simétrico, enfim, foi uma trabalheira pôr ordem naquela trapalhada! Raivosa, acho que embrulhei tudo e guardei no vão da máquina de costura... tendo acertado os retalhos num dia de boa disposição, com mais calma!
    Para esse tipo de trabalho 1h é pouco tempo para mim, mas não lhe pego todos os dias. Quando pego... vai logo uma grande empreitada numa tarde inteira!
    A tua mantinha vai ficar linda, muito bem só aos pés da cama, como dizes e acho que até estou a aprender umas coisas... o que é ótimo!
    Bejinhos

    ResponderEliminar
  2. PARA QUE QUEDEN BIEN DAN MUCHO TRABAJO...
    LOS MIOS SON MENOS PERFECTOS:)
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  3. Está a ficar muito bonita. Julguei que a mantinha era para o teu quarto azul.
    Quando me reformar parece-me que vou comprar uma máquina de costura. Tenho de arranjar alternativas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo este trabalho. Nem parece de principiante.Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Te está quedando precioso, me encanta.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  6. Aí está uma coisa que gostava de minimamente saber desenrascar e não sei... Costura e eu simplesmente não nascemos para nos entendermos :)
    O teu projecto está a ficar com boa pinta, parabéns!
    Beijinhos
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Está a ganhar forma a manta, quando se faz as coisas com gosto
    tudo sai melhor, estou ansiosa de vê-la pronta, beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Te queda muy bien...En nada lo veremos terminado!!
    Un beso.

    ResponderEliminar
  9. Olá Nina, admiro tanto, mas tanto, quem tem assim paciência, principalmente paciência e arte também, para executar um trabalho desses, que nem imagina!
    Vai ficar linda a sua colcha e vou aguardar o resultado final com entusiasmo!
    Beijinhos e uma boa noite.
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Estou a gostar de ver!
    Continua, fico à espera de próximos capitulos.
    Beijinhos e boa semana de patchwork.

    ResponderEliminar
  11. Preciosas las telas que has utilizado.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  12. Oi Nina, que delícia fazer um trabalho assim, estou assistindo de camarote a construção da sua manta, parabéns!!! Beijosss

    ResponderEliminar
  13. Você é muito prendada Nina, tira de letra tudo que se propõe fazer. Essa manta vai ficar linda!
    bjus e uma feliz semana!

    ResponderEliminar
  14. Nina I like patchwork - nice!
    Good week
    beijos Crissi

    ResponderEliminar
  15. Nina...não é fácil mas é gratificante...a arte da costura!
    Eu tenho a máquina do meu pai (era alfaiate) parada pois está ao jeito dele e ainda não conhece as minha mãos!
    O tempo é pouco para o que gostaria de fazer...mas gostava de me aventurar nesta nobre arte!
    Vai ficar uma bela manta!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  16. Ora cá está. Não podes tricotar, mas isso não é problema, tens sempre uma novidade para nos contar. Se há coisa que eu tenho a certeza é que és uma pessoa que nunca, jamais e em caso algum se irá aborrecer por falta de qualquer coisa para fazer ;)
    Beijo grande Nina, boa semana e bom patchwork.
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  17. Bellissimo il patchwork, vedo che il lavoro prosegue alla grande

    ResponderEliminar
  18. Não tenho a minima paciencia para costuras. Vc. é bem persistente e prendada. Sucesso ai com seus trabalhos manuais.
    Aproveito para desejar uma semana muito proveitosa.
    Bjs, Nina.

    ResponderEliminar
  19. Boa sorte, Nina.
    Comprei uma dessa tábuas de corte que ajuda muito.

    ResponderEliminar
  20. Uma primeira fase aprovadíssima com uma junção belíssima dos retalhos.

    Continuarei esperando.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns, Nina, está ótimo para quem está aprendendo sózinha.
    Perfeito!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Nina, tudo poque faz é com excelência! Patchwork é pura paciência e sensibilidade e claro, bom gosto - qualidades que tem de sobra!
    Está ficando lindo. As cores muito harmoniosas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Já fiz uma mantinha assim. as quadrados ou tiras é mais facil, não me vejo a fazer grandes trabalhos em patchwork daqueles de corta, recorta e volta a cortar. Acho o simples suficiente. Boa continuação.

    ResponderEliminar
  24. Olá Nina,

    as costuras estão perfeitas flor, mas, ainda não vislumbro os acrescimos dos paninhos. Acho melhor que eu também aguarde com vagar as suas postagens para ver o final! Ô ansiedade não?
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  25. Está ficando muito bonito. Me deu vontade de aprender :-)
    Beijinho,
    Valéria Garcia

    ResponderEliminar