quarta-feira, 25 de março de 2015

Verde dentro de casa


Chegada que foi esta primavera envergonhada - com um vento gelado ...- é  altura de prestar atenção às plantinhas que animam o interior das nossas casas.
Não gosto, em termos decorativos, de  plantas espalhadas, plantadas aqui e ali, aonde calha, só porque se pretende trazer a natureza para dentro, para alegrar os olhos e criar a ilusão de casa com jardim ou quintal. Prefiro que à sua disposição esteja subjacente uma lógica, uma ordem, uma organização.

Gosto, por exemplo de as ver no peitoril das janelas! Também nas casas de banho que disponham de luz natural. Se têm flor, como as orquídeas, podem ocupar lugar de destaque em mesas.
Enfim, cada caso é um caso e só depois de avaliar , me decido ou não pela sua distribuição.

Para iluminar a decoração de uma sala mobilada com móveis muito, muito antigos - que ainda não tive coragem de repaginar - resolvi recorrer às folhas verdes e gostei muito do efeito.
Ora vejam:



Sobre esta mesa de apoio - que está na minha lista para ser modificada - compus um pequeno jardim, misturando o verde das plantas com o azul predominante na decoração.


Quando subo as escadas, a primeira perspetiva é esta.

São plantinhas banais que fui multiplicando a partir de uma planta mãe, sem gastos, sem qualquer investimento, para além da atenção - uma vez por semana rego moderadamente e aparo qualquer folha velha que entretanto surja.

Nova é esta gardénia.
Trouxe-a ontem do Leroy Merlin.
Sei que é sensível e melindrosa - já me morreram algumas - mas, ainda assim, comprei-a.

É planta de pequeno porte com flores brancas, a sua mais valia!
 Têm um perfume suave e doce que inunda a casa.
Enquanto durar, não passará desapercebida.
Tenho a sorte de dispor de um espaço interior onde as plantas crescem e se reproduzem como se numa estufa estivessem. Aí, não tenho grandes preocupações estéticas, é a minha selva, o meu jardim de inverno e para lá viajam as fraquinhas, as doentinhas.
De resto, repito, não me agrada tropeçar em vasos e vasinhos.
Manias!

E vocês, já começaram a tratar das vossas plantinhas de interior?
Já as agruparam em núcleos verdes?

Quero saber tudo, aprender tudo, inspirar-me muito!

Beijo
Nina

31 comentários:

  1. Verde e azul, que combinação perfeita! E na minha opinião estes lindos móveis antigos não precisam de repaginação, são maravilhosos!!
    Tenho pouco verde dentro de casa, estão todos no quintal, mas sem o verde das plantas não dá pra ficar!
    bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  2. Nina...muito bonito o seu verde junto ao azul......lindas e singelas plantas....Como você não gosto de vasos dentro de casa...O único lugar cá em casa é no peitoril da janela, mas como tenho quintal e varandas, a situação se resolve. Na minha sacada tenho muitas sardinheiras, no gradeamento são rosas, que não tarda estarão a desabrochar numa profusão de rosas e brancos........beijos...

    ResponderEliminar
  3. Oi Nina,
    Eu não tenho plantinhas dentro de casa, só artificiais. Eu nunca tive muito tempo para cuidar delas agora aposentada veio a doença para me atrapalhar.
    É cozinha e cama! Trabalhei fora do normal.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Acho lindo flores e samambaias dentro de casa. Pena que de uns anos pra cá, não tenho tido plantinhas, por causa dos meus gatinhos, os peraltas comem as folhas, bagunçam tudo.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes & beleza

    ResponderEliminar
  5. TENGO PLANTAS EN CASA ..ME ENCANTAN!!!TUS PLANTAS PRECIOSAS Y ESA GARDENIA!!!
    ES MI FLOR PREFERIDA ME ENCANTA ...TENGO UNA QUE NO TERMINA DE FLORECER.
    SERA ESTE TIEMPO TAN MALO.
    ACA SIGUE LA NIEVE...ANOCHE UN POCO...
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  6. Achei lindo teu "pequeno jardim" Nina... além de gostar de folhagens, amo o verde misturado com azul.
    Amiga, apesar de ter muito pouco espaço em casa, não deixo de ter um cantinho verde, com alguns vasinhos.
    bjus!

    ResponderEliminar
  7. Nina sou uma amante de verde, flores, folhagens mas amo cactos, sempre digo que os cactos tem uma beleza que poucos podem compreender e exige muito pouco cuidado! Mas moro em apartamento a unica coisa positiva é que possuo uma sacada bacana em tamanho, que foi onde ganhei do meu marido ha uns anos um pequeno ''jardim'' cheio de jardineiras com cactos, lindos uns mais belos que outros e e em outra jardineira havia uma planta com umas florzinhas muito atrativas para beija-flores , fora alguns vasos, com lírio da paz, orquídeas, comigo ninguém, enfim, meu jardim era viçoso, nada dentro de casa tudo para fora, mas ai adquiri meus filhos de penas, e transformei minha sacada num grande viveiro, para oferecer a eles mais liberdade, certo dia percebi que eles começaram a comer a plantinha com flores vermelhas, claro que os cactos eles não vão mexer né, mas na outra plantinha não teve jeito, a opção que achei foi colocar no jardim do condomínio as outras folhagens e no lugar das florzinhas plantei uma porção de vasinho de clorofila que caso eles decidam fazer um lanchinho eles podem fazer sem medo, foi pensando neles a aquisição dessa plantinha! e quando olho pra outras sacadas vazia, sinto como se minha casa possuísse um brilho.....um brilho verde... cheio de vida!!!! Eu amei a decoração,o verde com azul ficou muito bonito e acho que seus moveis estão muito bons, se fossem meus eu não estaria pensando em trocar,sem contar que o verde traz um viço sem igual em qualquer ambiente, uma delicadeza...e não pude deixar de perceber que em um dos seus vasos vc tem uma Avenca..acho essa pequena folhagem de uma delicadeza sem tamanho....bjucas minha linda

    ResponderEliminar
  8. minhas plantas ficam todas na frente de casa mas devo confessar ke não tenho paciencia de mexer com elas....rs.. deixo por conta do filho aguar..rs. bjokas e sucesso lindeza

    ResponderEliminar
  9. Nina querida!
    Está tudo lindo por aí,bem se sente a chegada da Primavera... E seus móveis antigos sao lindos demais, acho que não teria coragem de fazer nenhuma intervenção não. ..
    Voltando às plantas, adoro e as tenho dentro e fora de casa. Minhas orquídeas estão cheias de botões e logo ,logo haverá uma profusão de flores. ..
    Espero que o tempo melhore por aí e que a Primavera se mostre por completo.Beijinhos e bom restinho de semana, Katia.

    ResponderEliminar
  10. Fell in love with your blog! You do a great job! I know how much time it requires to keep updating your blog, but don’t stop doing it!)

    I’ll be happy to see you in my blog!)

    Diana Cloudlet
    http://www.dianacloudlet.com/

    ResponderEliminar
  11. Nina,
    Gostei muito da composição do verde com o azul. O contraste é lindo! A gardênia é um encanto e gostei muito também do uso que fizestes de objetos para acomodar as plantinhas! O ambiente ficou bastante acolhedor.
    Concordo que plantas dentro de casa devem ser dispostas com uma certa lógica e muito bom senso... Dentro de casa tenho vasinhos de violetas numa das janelas da cozinha, uma folhagem pendurada na entrada e outra no hall, outro vasinho de violetas num cantinho da sala e uma folhagem pequena sobre uma mesinha de canto da mesma sala. Ah, tenho também uma folhagem pendurada no lavabo. E só. Nada atrapalhando a passagem, como deve ser!
    Aproveitando, aqueles recipientes do meu post são de vidro.
    Beijinhos
    Ju

    ResponderEliminar
  12. Oi Nina, saudades!!!
    Nossa que avenca linda vc tem.
    Adorei o verde das plantas com seu mobiliário azul.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá Nina!
    Amei suas platinas, não sei o nome desta verrina com folhas verdes com as laterais brancas, não sei o nome e já procurei para comprar aqui perto e não achei. Estive na Suíça agora é lá tinha mas era impossível trazer. Tenho vasos enormes de avencas no telheiro, vou pensar em fazer umas miudinhas. Beijos e obrigado pelas dicas.

    ResponderEliminar
  14. Querida, ficou tudo muito bonito. Hoje andei a tratar das minhas plantinhas, mas eu tenho muito poucas. Não sei bem o que fazer com a minha planta de Natal, que entretanto perdeu as folhas e flores, mas não me parece que esteja morta. Por agora está na janela da cozinha, vamos ver se resiste. Beijinhos minha linda.

    ResponderEliminar
  15. As poucas que tenho a Gris come-as. Ela fazia aí uma festa :)
    Tens flores mesmo verdinhas e bonitas .

    ResponderEliminar
  16. Tener plantas en las ventanas alegra la casa. Te quedaron lindas.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Nina, adorei esses seus recantos alindados de verde e azul. Se o verde das plantas me encanta, o azul do candeeiro e bibelots destaca-se imenso no conjunto proporcionando um ambiente belíssimo.
    Os seus móveis são lindos e o clássico ou mesmo o antigo não passam de moda e revestidas as divisões como fez com as plantas ou outras pequenas alterações como almofadas, etc conferem-lhes logo um aspecto mais leve. É o que aos poucos tenho vindo a efectuar.
    Quanto às plantas não disponho de grandes espaços para as ter em profusão como gostaria. Apenas numa ou outra divisão tenho umas plantinhas, mas nada de especial. Beijinhos e uma optima quinta feira. Ailime

    ResponderEliminar
  18. Nina, também não gosto de muitas plantas dentro de casa. Aquelas penduradas como na casa do Tarzan, nem pensar - acho cafonas. As artificiais, então, passo longe, principalmente se estão com pó. Mas nas janelas, banheiro e na bancada da pia eu gosto, alegra o ambiente. As da cozinha, principalmente se forem ervas ou pimentas. Orquídeas são eternas e acho que combina em qualquer canto. Lindo o azul conjugado ao verde. Uma sala muito agradável para passar horas lendo ou mesmo não fazendo nada.
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. beautiful blooming plants
    Keep in touch
    www.beingbeautifulandpretty.com
    www.indianbeautydiary.com

    ResponderEliminar
  20. São giras e ficam bem dentro de casa.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Amo este toque de ver Nina e tua casa é linda,beijinhos


    ResponderEliminar
  22. Gosto e tenho plantas em casa, mas não tantas como tu.

    Adorei esse cantinho acolhedor e a junção do verde com o azul.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Nina...gosto muito de ver plantas dentro de casa...mas não as tenho em casa...pois fazem-me espirrar...e até parece que sinto o cheiro delas!
    Seus recantos com cheiro e cor a primavera...ficam bem elegantes!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  24. Não tenho planta alguma aqui em casa.
    Tudo artificial.
    Morrem todas.

    ResponderEliminar
  25. Plantas por que não tê-las, não é mesmo?
    É vida a mais para a nossa casa.

    São lindos os cantinhos da sua casa. Sempre muito bem decorados desde o mais simples até o mais sofisticado.

    Bjs e feliz Primavera para os portugueses.

    ResponderEliminar
  26. Oi, Nina!

    Gostei da combinação do azul com verde... Suas plantinhas estão lindas!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  27. Lindíssimo o seu jardim dentro de casa, realmente as plantas dão um ar maravilhoso no ambiente. É só fechar os olhos e imaginá-las removidas do local que a gente sente a falta que fazem. Eu também tenho várias plantinhas em vários locais da casa, trazem mais vida e beleza.

    Beijos, Nina querida.

    ResponderEliminar
  28. Olá! Acho uma graça, uma belezinha ter planta dentro de casa. Fora que o clima da casa parece que se transforma para melhor imediatamente após a plantinha entrar.
    O Feng Shui bem trata do tema e assegura que planta em casa é sinal de moradores felizes =0)

    Beijos mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, obrigada pelo comentário que adorei!
      Pena que não consegui aceder ao seu blog:-(
      Beijinhos

      Eliminar
  29. Sua florzinha Branca parece ser um Jasmim café, perfume delicioso.

    ResponderEliminar