quarta-feira, 15 de julho de 2015

Casaco em Ponto Estrela




Devagarinho, sem esforço, aos bocadinhos, conclui o casaco em PONTO ESTRELA.
Faltam os botões, que não tinha, mas, esta manhã, na loja chinesa , já me abasteci de um pacote com dez por 0.75€ - mesmo!
É por estas e por outras que estas lojas não têm concorrência!
Às vezes, confesso, tenho escrúpulos em comprar  nestes comerciantes que fazem concorrência desleal aos portugueses ( parece que, em termos fiscais, são imensamente beneficiados , não sei ao certo ...), mas, perante a exigência de ter que me meter no carro e ir à baixa para comprar os ditos botões, não hesitei e comprei aqui mesmo, pagando este preço inacreditável.
Falta, portanto, apenas pregar os botões e o casaco está pronto para ser usado, embora, com o calor abafado que temos tido, só a ideia de o vestir me deixe transtornada.
Daí que, só no Outono, quando os dias arrefecerem, o poderão ver vestido, em combinações mágicas de beges e brancos e cores pastel, a minha absoluta predileção.


Está, pois, prontinho!

Sem stress, sem correrias, nas calmas - que só assim o tricô é gratificante.

É tão imensamente gratificante que, já tenho em mãos um novo casaco.
Feito com ESTE FIO, seguindo este modelo: 






Dir-me-ão que me encontro mergulhada em estranha obssessão por casacos e por tricô.
Seja!
O que realmente ocorre é que esta atividade quase automática do manipular de fios e agulhas é, indubitavelmente, imensamente gratificante.
Vamos, sem pressa, sem obrigação, mexendo as agulhas num tic-tic constante e, pasmadas - eu não deixo nunca de me pasmar ... - assistimos ao crescimento da obra, carreira após carreira, até ao glorioso final.
Aprendi a tricotar tarde, quando já não era expectável!
Aprendo, diariamente, constantemente, novos truques, novas competências e é com uma genuína alegria infantil que constato que a "coisa" funciona.
E assim, de uma forma simples, ingénua, descomplicada, prosaica, eu consolido momentos quotidianos de puro e genuíno prazer.

Agora digam-me:

- Porque é que ainda não tricotam?

Beijo
Nina 






35 comentários:

  1. Nina vamos por parte...sobre os tais chineses por aqui também anda infestado, no centro ha dezenas de lojas idênticas com os mesmos itens praticamente uma ao lado da outra, que se bem da verdade a um trecho da avenida perto do meu trabalho onde ha exatamente 3 uma ao lado da outra, o mais engraçado é que todas são abastecidas com todo tipo de coisa que se possa imaginar, iguais, inclusive no preço, e como bem citou...sim la é tudo mais barato, do que em outras lojas, e como também citou eles bem devem ter algum beneficio a modo fiscal que as outras lojas não tem, fato! Agora indo por outro raciocínio ficou mesmo muito lindo seu casaco, uma obra de arte e respondendo sua pergunta, não tricoto, pois o resultado pode compensar, mas pessoa ansiosa que sou não tenho a dita paciência para começar e findar o serviço, fico mesmo a observar o talento das amigas.....bjucas soOonhadoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marilda, vejo no tricô uma janela de oportunidade para si, para controlar essa impacência e educar essa ansiedade.
      Beijo

      Eliminar
  2. Nina, Muito bonito o teu casaco. E este que vais começar também gosto muito do modelo. Lá para o Outono quero ver-te com eles vestidos.
    Quanto a tricotar, possivelmente quando chegar o frio tentarei fazer alguma coisa. Até lá as minhas mãos não deixam. Beijinhos minha linda.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nina, ficou lindo o casaco. Está-me a tentar, eu que aprecio tanto casacos de malha;))!
    Quem sabe?
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Olá Nina, uma vez mais encanta-nos com o seu belo casaco. Está um sonho! Parabéns! Quanto ao próximo já estou na expectativa de o ver terminado, O Modelo é muito lindo, a lã nem se fala agora juntando o seu talento só poderá terminar num sucesso!
    Um bom dia para si e boa continuação
    Beijinhos com carinho da Maria do Rosário *Capinha*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria do Rosário, obrigada pelo carinho. Agora espero que nos mostre as suas artes.
      Beijo

      Eliminar
  5. Tinha de ver novamente como se remata como se acrescenta, já não me lembro, e acho que não acabaria o trabalho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pinta, não faltam sites na net para te esclareceres. Acredita.
      Beijo

      Eliminar
  6. Have a beautiful day my dear!
    Beijos Crissi

    ResponderEliminar
  7. Por aqui as lojas chinesas são aos montes! É que dentro das próprias lojas é tudo ao monte também! Nem dá gosto lá entrar (eu já desisti, só vou em último caso)! Já na vizinha Ilha Terceira as lojas chinesas são muito bem arranjadas e facilmente as confundimos com verdadeiras boutiques! E sim, são imensamente beneficiados (o que eu discordo completamente) e isso acaba por ser injusto para qualquer português que tem negócio e que trabalha arduamente para o manter. Mas que os chineses por vezes têm verdadeiras pechinchas, têm! Eu também prefiro dar ao comércio português mas francamente quando no comércio português não há ou quando o preço é demasiado elevado, opto pelo chinês e pronto! Não tricoto porque nunca aprendi e porque não tenho ninguém que me ensine, mas como já aqui disse adorava! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a sua ilha?
      Fiquei curiosa.
      Acredite que aprendi sozinha, com ajuda de revistas, livros e net.
      Tente começar com algo muito simples. Se eu puder ajudar, terei muito gosto.
      Beijo

      Eliminar
  8. Ficou muito bonito, fico a aguardar como fica com os botões e vestido, apesar dos calores que se fazem sentir... Cada vez que vejo acabares um casaco ou camisola até esmoreço... eheh pois gostava de ter alguma força de vontade (tempo também) para fazer mais peças para mim já que muitas de compra os materiais e confecção deixam muito a desejar... O próximo trabalho irá ficar super giro com a lã/linha cinza que compraste ;o) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Susana! Não se encontram à venda peças como esta. Eu só tricoto aos bocadinhos, à noite.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Nina, o seu casaco ficou muito lindo, e este ponto que você usou deixou ele muito elegante, você tem mãos de fada, pega as agulhas e as linhas e sai obras prima, parabéns.... E o outro casaco que vai fazer também é belíssimo !
    Beijos e tenha um lindo e abençoado dia.
    Ângela

    ResponderEliminar
  10. Ai Nina, como eu gostaria de aprender a tricotar, mas por aqui não existe professora para tal atividade, minha mãe mora em outra cidade e suas habilidades nesta área é muito escassa... só fico aqui suspirando pelos seus casacos, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jane, se fôssemos vizinhas seria uma permanente farra de tricô!
      Seriam casacos e vestidos aos montes!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. E que bem que ficou Nina!
    O novo então acho que vai ficar um espanto, eu sou suspeita porque sou fã de pontos trabalhados, rendados,...
    É tão bom nós olharmos para um amontoado de novelos e tempos depois constatarmos que simplesmente com as nossas mãos os transformámos em artigos maravilhosos!
    Bjs e continuação de bom tricot

    ResponderEliminar
  12. Oi Nina!
    Eu também sou como você, não gosto de prazos nem correrias... gosto de fazer meus trabalhos no meu tempo, isso é que me dá prazer.
    Ficou lindo o casaco amiga, o ponto é muito bonito!
    bjus!

    ResponderEliminar
  13. Tricotamos sim, mas com este calor não. O casaco ficou muito bonito pois o ponto é lindo, mas confesso que agora quero mesmo é ver o outro com o fio cinza. Bjks

    ResponderEliminar
  14. Nina...o tricotar é simultaneamente viciante e relaxante e eu também o sinto assim! Não tenho feito quase nada pois a vida por aqui é bem atarefada de verão...de modo que praticamente nada faço nesta arte!
    O seu casaco ficou lindo e o próximo projeto é maravilhoso!!!
    Quanto às ditas lojas...raramente entro...mas reconheço que por vezes compensa! Bi amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que a sua vida é bem atarefada, mas à noite, sabe bem tricotar um bocadinho.
      Beijo, Maria da Graça.

      Eliminar
  15. Nunca pude aprender a tejer. No encontré a nadie que me enseñara pues soy zurda y NUNCa he querido hacer las cosas "del otro lado".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriela estás sempre a tempo de aprender e o facto de seres zurda não é impedimento.
      Beijo

      Eliminar
  16. Ficou lindo, Nina; um ponto muito bonito. Depois quero ver com os botões!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina,

    ficou lindo seu casaco branco de tricô e o ponto estrela é mesmo bem interessante, a trama é mais fechada e deve proteger bem do vento frio do outono. Eu não diria que você está obssessiva por casacos de tricô porque, vendo TV, você já fez lindos trabalhos de crochê e bordados! Eu espero que você faça mesmo um casaco com o ponto lindo da foto da revista e publique pra gente apreciar flor!
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lu, obrigada pela aprovação! Vinda de uma verdadeira expert na arte de tricotar, ela significa muito para mim.
      O casaco cinzento, neste momento, já navega em velocidade cruzeiro. Mostrarei, com certeza!
      Bom domingo.
      Beijo da Nina

      Eliminar
  18. Esse ponto é mesmo bonito Nina :)
    Parabéns ;)

    ResponderEliminar