quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Costurando ...



Costurando ou , pelo menos, tentando costurar.
Explico:
A minha (outrora) amada máquina Singer que trouxe de Inglaterra, resolveu endoidar e  - o que é mais grave - levar-me também a mim à loucura!
Do nada, assim, de um momento para o outro, o fio deu para partir continiuamente, o que exige uma paciência de santo - que não sou!
 Resultado, dado que - eu sei! - as máquinas têm sempre razão, tenho andado a averiguar a causa de tão bizarro comportamento, consultando diversos sites.
 Se, sozinha, não descobrir o motivo para tão irritante comportamento, levá-la-ei ao hospital (psiquiátrico), isto é, ao reparador habilitado.

Apesar da mais que provada sabotagem, continuo entretida, mudando a cara da decoração, dando-lhe um ar mais interessante, diferente.
É terapêutico!
Nada como ocupar as mãos, sair para comprar materiais, meter mãos à obra para ganhar ânimo ... ( Decididamente, o outono não é a minha estação preferida. Nada a fazer!)

Pois então, foi assim:
Como AQUI mostrei, comecei por costurar almofadas - no caso 4, que irão combinar com outras que não pretendo alterar, com os sofás e com o esquema cromático da sala, todo em tons de bege, ocre e verde.

Nesta sala, tenho dois sofás grandes, na cor bege, colocados em ângulo reto. No espaço entre eles, coloquei uma mesa quadrada, com "saia" no mesto tecido dos sofás.
Foi sobre essa mesa assim vestida, que pousei uma nova toalha, no tecido das novas almofadas e, garanto, resultou em cheio.
Querem ver? 


Cá está ela!

Da Feira de Cerveira, da minha fornecedora habitual, trouxe estes pompons que, parecem ter sido tingidos de propósito para rematar a toalha.

Aqui, confirma-se que a "saia" da mesa é igual ao sofá ...

...E aqui, a nova conjugação de tecidos.

Sou, por feitio, pouco acomodada e gosto de experiências e mudanças.
Dado que mudar sofás e móveis é qualquer coisa de inacessível, por razões óbvias, consigo, com um ou dois metros de tecido dar cara nova ao ambiente.


Aqui, os sofás posicionados em ângulo reto!
Para uma sala grande, gosto bastante desta opção, que permite conversasr olhos nos olhos ... além de ver TV  que foi, também ela posicionada em local estratégico.

Estes pompons foram cosidos à mão, já que a louca da Singer ameaçava engoli-los um a um!

Deu algum trabalho, exigiu tempo, mas, acreditem, o resultado final compensou.

De momento, ainda me encontro às voltas com as duas restantes almofadas, que me vejo - também elas! - forçada a terminar manualmente.
Com a sobra de tecido que me resta, tenciono fazer um caminho de mesa que, futuramente, mostrarei!

Vêem?
Quem não tem cão, caça com gato!
A máquina de costura encrava?
Cose-se manualmente, que era o que durante milénios, fizeram os nossos antepassados, com grande sucesso, se não queriam andar nus!

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. Olá Nina,
    Já me aconteceu a linha partir muito e era a agulha que estava mal colocada...Se for isso, é coisinha simples...
    Beijinhos,
    Guida
    (guida.a.machado@gmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um ar bem outonal mas clássico e bonito! A minha singer nunca deu problemas, duvido que algum dia exista uma máquina tão boa! Mas coitadas, são como nós, não somos infalíveis, as máquinas também não! Não será nada grave certamente! Ela não te ia desiludir assim! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. esta tudo muito lindo.. isso sim.. eu ontem perdi a agulha de croche que usava pra fazer o tapete pra sala, passei num armarinho e comprei outra hoje no meu almoço e quando cheguei em casa lá estava a agulha perdida rindo de mim.. ódio..kkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderEliminar
  4. Nina minha querida seu bom gosto é incontestável! ficou magnifica sua sala, com ar aconchegante, adorei. E com sua maquina costumo dizer não faz contato visual! kkkk
    Bjucas

    ResponderEliminar
  5. Ficou bem bonita e ninguém diz que foi costurada à mão. Gostei da sala, bem aconchegante e confortável.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. ME ENCANTA EL RINCON CON LOS SOFAS Y ESAS TELAS LE QUEDAN PRECIOSAS.
    TODO ES MUY ELEGANTE Y ACOJEDOR.
    TENDRAS QUE SEGUIR COSIENDO;)
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  7. Gosto mesmo desse tecido.
    A sala está bem bonita e com o ar outonal e confortável que pretendes.
    Espero que entretanto tenhas descoberto o problema da "tua menina" (a máquina de costurar). Beijinhos e já somos duas a não gostar do Outono.

    ResponderEliminar
  8. Olá está tudo muito elegante :-) O defeito da máquina poderá ser no tensor, normalmente é o que faz com que o fio esteja sempre a partir, tenta alargar um pouquinho só ;-) Bjos doces

    ResponderEliminar
  9. Nina...começo pela elegante escolha dos tecidos que são lindos! Relativamente à máquina...por vezes acontece! No Porto não tenho máquina! Aqui...meu pai alfaiate de profissão tem uma... mas ao longo dos anos foi alterando_a e quando a queria usar...era um tormento! Desisti e encostei_a! Tenho uma prima costureira e é a ela que recorro! Não tenho tempo mas quem sabe um dia compro uma mais moderna! Boa noite e bj amigo

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Nina, como ficou linda essa combinação das almofadas com a saia da mesa. Um recanto lindo e acolhedor para as noites frias mas aconchegantes que se adivinham. No meu caso como não sei coser à maquina fiz duas almofadinhas para as cadeiras do meu quarto também cosidas manualmente. Um dia destes tenciono comprar um tecido vistoso para a mesa da cozinha que coserei ou alinhavarei e faço directamente um crochê;))!
    Ah esqueci-me de dizer acima: adorei o candeeiro. Muito lindo.
    Beijinhos e um bom serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Adorei os ponpons em degradê, nunca tinha visto assim. Ficam mesmo bem com o tecido da toalha :) Agora terminar à mão... ai, ai, que trabalheira. Bem sei o que custa.
    Uma vez também aconteceu uma coisa parecida com a máquina de costura da minha mãe, que também partia a linha. Mas depois chegámos à conclusão que era a linha que já era muito antiga e partia! Não tinha nada a ver com a máquina :)
    Mas a tua deve ter mesmo que ir ao "médico" das máquinas :(
    Espero que tudo se resolva rápido!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina! Ah, que saudade de vir aqui!
    Gostei muito das novidades em sua sala. A toalha é muito bonita e caiu bem com os tons. Esses pompons são ótimos para acabamentos. O ambiente é super aconchegante, pelo que se vê nas imagens. Seu espírito irrequieto resulta em belas e criativas ideias!
    Quanto ao problema com a sua máquina, vários motivos podem causar rompimento da linha: tensão inadequada da linha, agulha torta, linha não colocada corretamente, incompatibilidade do tecido com a linha, enfim... Creio que tenhas o manual da sua Singer. Se tiver, dê uma olhada no final dele, onde costuma constar uma lista de probleminhas e soluções.
    E sobre o Outono, é uma estação que aprecio muito, devido às temperaturas amenas. Mesmo não sendo fã dele, tenho certeza que teu Outono será lindo!
    Beijinho
    Ju

    ResponderEliminar
  13. Uau Nina!

    realmente fantástico este tecido, casou super bem com as cores de sua bela sala de estar! Suas almofadas ficaram perfeitas e a toalha da mesinha de canto, chiquérrima com os pompons! Mil parabéns pela costura, pelo ânimo e perseverança guapa!
    Será que a Singer estaria precisando de lubrificação? Não custa tentar, quem sabe...
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  14. Nina, tenho uma certa curiosidade sobre a sua pessoa. Se és assim tão engraçada ao vivo, pessoalmente. Adoro ler seus textos, sempre bem humorados. Talvez a sua máquina necessita mesmo de alguns reparos. Tem colocado óleo? troque a marca da linha. Passou bem os fios? tente descobrir se não tem fios enroscados por dentro. Às vezes isso é possível.
    Sua sala é um convite a uma tarde gostosa de muita conversa, com chá e biscoitinhos. Delícia. Eu amo o outono. Adoro esse clima meio frio, meio nublado, meio escuro. Quer dizer, adoro porque dias assim por aqui são raros. Raríssimos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Nina, na verdade nada a impede de avançar com os seus lindos trabalhos. Gostei imenso, tudo combina em harmonia e bom gosto. Parabéns.
    Beijinhos da Maria do Rosário

    ResponderEliminar
  16. Oi Nina, para costurar, assim como em todos os trabalhos manuais (e penso que na vida também!), é preciso gostar e ter paciência... como sempre tudo de muito bom gosto... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  17. Eu sei que com máquina cose-se mais rápido e em alguns casos a costura fica mais forte, mas gosto tanto de estar sentada no sofá a olhar (ou não) para a televisão e a coser...

    ResponderEliminar
  18. Sua sala é bem bonita.
    E esses pompons fez um acabamento muito lindinho, mesmo pregados à mão.
    Quem não tem cão, caça com o gato e vai se virando assim como vc. faz.
    Bjs, Nina.

    ResponderEliminar
  19. Ficou linda!! adorei os pompons nela. Eita máquina danada! será que ela quer se aposentar?

    bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Querida amiga, gosto muito da tua casa! De vez em quando dás-lhe um arzinho diferente, mantendo o bom gosto e o requinte com toque inglês, que tanto aprecio.
    Os pompons ficaram mesmo bem na toalha e acredito que lá para a primavera irás investir nos tons da estação.
    Tenho-me esquecido de falar na ótima sugestão para richelieu em cortinas. Ficam lindíssimas e em casa dos meus avós e de uma tia-avó (rica!...) havia cortinados lindíssimos, de linho, com esse bordado. Para os fazer... ficaria uma eternidade (que para mim já é curta!...) com elas nas mãos e não faria outros trabalhos manuais que gosto e me distraem. Além disso este apartamento tem vistas espetaculares sobre Coimbra e nem por nada as taparia com cortinas opacas. Gosto delas transparentes para olhar para o exterior e na cozinha tenho-as só até meio dos vidros, para cozinhar e lavar a loiça olhando a torre da universidade, o rio Mondego, Santa Clara... e agora o pôr do sol. Para a cozinha, sim, já pensei numas com esse bordado ou com hardanger. Vou seguir a tua sugestão do richelieu para estas!
    Quanto à máquina, vê se não está um emaranhado de linha com o óleo junto da bobine: foi assim que a minha pifou, mas o conserto foi apenas limpar e afinar; se a grossura das agulhas é adequada à espessura do tecido; se a linha de cima é igual à da bobine. Se não conseguires o técnico conseguirá, para que voltes aos teus belos trabalhos, que gosto muito de ver.
    Entretanto farás outras coisas bonitas... eu sei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Nem mais! Ninguém diria que foi quase tudo cosido à mão. :)
    Os pompons deram toda a graça à toalha que juntamente com as almofadas embelezaram e tornaram ainda mais aconchegante esse cantinho. Gostei muito!

    ResponderEliminar
  22. Maravilhoso, Nina querida! Um ambiente lindo e acolhedor, decorado com o teu bom gosto de sempre (tudo em que você coloca tuas mãos fica sempre mais bonito...). Quanto à máquina de costura: o fio que parte é o de cima ou o da carretilha? Se for o da carretilha (bobina) pode ser que esteja muito apertado o vão por onde o fio passa, é só usar uma chave de fenda pequena prá afrouxar um tiquinho, sem deixar frouxo demais senão o fio embola no avesso do tecido costurado. Se for o fio de cima talvez a tensão esteja muito apertada. Em todo o caso, quando uma das minhas máquinas dá problema eu a desmonto com cuidado, faço uma boa limpeza com um pincel de cerdas longas, tirando todo e qualquer fiapo e passo um spray de óleo para máquinas. Em 99 % das vezes só isso já resolve: as máquinas são como as pessoas, às vezes pedem um carinho...

    Beijos.

    ResponderEliminar
  23. Nem parece cozido à mão!
    És fabulosa. Tens sempre solução para tudo.

    Adorei o tecido sas almofadas e a decoração da sala.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Artista é sempre artista, com ou sem máquina! que lindas obras!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Nina, Possivelmente já conheces, mas no caso de não conheceres então dá uma vista de olhos a " GlutenFree com paixão". Muito interessante. Lembrei-me logo de ti. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. É tudo tão breve
    Habitamos as pedras
    Inventamos sonhos
    Vislumbramos quimeras

    Mas, falemos dos suspiros dos pássaros
    Falemos de ti
    Nas irreprimíveis asas dos anjos
    Na noite primeira dos mil encantos



    Um radioso fim de semana



    Doce beijo

    ResponderEliminar
  27. A máquina só te dá trabalho! Haha :P Odeio quando as máquinas avariam :P
    A tua sala tem um 'ar' muito giro! Os meus sofás também estão em ângulo de 90º :)

    ResponderEliminar
  28. Quando minha Singer Zig-Zag dá problema, o jeito é chamar o técnico que atende a domicílio.
    Tenho 2 bons técnicos.
    Um deles, funcionário de uma loja da Singer, mas que só pode vir aqui, a noite, depois do expediente.
    É terrível, quando rebentam.

    ResponderEliminar