quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cores

 
Circula por aí - nomeadamente, em grande número de blogs de decoração - uma lista  de mandamentos que estipulam as cores adequadas a todo e qualquer ambiente das nossas casas, sendo mais ou menos consensual que, nos quartos se deve utilizar cores suaves, próprias para induzir o sono e a tranquilidade.
Não poderia estar mais de acordo e privilegio as chamadas cores "pastel" para vestir o ambiente em que dormimos.
 
É muito fácil combinar entre si essas tonalidades e, assim sendo, mudo constantemente o figurino, tendo como fundamental, como elemento de ligação entre as várias nuances., o branco - que combina bem com tudo e confere um aspeto "clean" muito simpático.
 
Mostro aqui combinações prováveis que resultam muito bem, conferindo ao espaço o ar de ambiente vivido, ocupado por pessoas, muito distante de outros que, de tão arranjados e tão perfeitinhos, se mostram como frias páginas de revista.
 
 
Por exemplo, esta cama, vestida ao sabor do impulso.
A manta de patchwork - que pode ser vista AQUI! - tem a dimensão do colhão, muito pequena para servir de manta. A solução foi recorrer à sobreposição, sendo, no caso, colocada sobre uma colcha de crochê muito antiga, que cobre a cama e toca no chão - para mim a dimensão que se de exigir a uma colcha - detesto ver um túnel negro sob a cama, de onde, imagino, poderão sair malfeitores e assaltantes ... delírios de terrores infantis que não superei!
Temos, portanto, que o espaço sob a cama - a existir - deve ser tapado.
Sei por experiência própria que as atuais camas kingsize inviabilizaram muitos enxovais. Repito, a sobreposição resolverá o drama.


Almofadas aos montes!
A branca - sempre o branco - foi reaproveitada AQUI!
 
Acho que, também elas mais ou menos sobrepostas, transformam a cama em ninho, um ninho fofo para onde apetece saltar.


Estas - em tons pastel - foram realizadas num fio de algodão sedoso que, nos calores em que começamos a viver, se tornam mais agradáveis do que em lã.
 

Para completar, uma  MANTINHA!
O ponto,  "Crochet Ripple Afghan" é do mais divertido, do mais viciante que se pode imaginar.
Existem inúmeros sites que explicam como o fazer.
Apenas por acaso, escolhi  ESTE!, que, com imagens é de uma clareza e simplicidade totais.

Este o aspeto geral.

As paredes estão pintadas em bege, da mesma cor dos tapetes.
O pavimento é em madeira clara.
Estofos, cortinas e reposteiros, seguem a mesma tonalidade, permitindo que toda a cor se concentre no vestuário da cama.

Sendo um ambiente clássico - com móveis antigos, muitos deles de família, com o recurso a "truques" simples, exclui-se o ambiente de museu.

As portas e rodapés são lacados em branco, assim como a estante que se adivinha ao fundo.
Frequentemente, alguns anos passados sobre os móveis da "fundação", ocorre um enjoo, uma náusea, um total desencanto e uma irreprimível vontade de mudar tudo.
Também o sinto!
Porém, sem me meter em loucuras dispendiosas, consigo, assim, aplacar a minha ânsia de mudança. É que, o que é moderno hoje, estará fora de moda amanhã, pelo que, bom mesmo é transformar sempre.
O mesmo é dizer, que na próxima estação, tudo será mudado, para alegria minha e felicidade geral da nação!

Beijo
Nina