quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Arroz de Pato



Adoro arroz. Acho até que em mim vive uma chinesa,
E gosto muito de pato. De todas as maneiras - assado com laranja, magret - que mais não é que o peito grelhado e fatiado - coxas com mel e laranja e arroz de pato. Estas são as formas que conheço e domino.
Porém, o pato, esse bicharoco corpulento, é um bluff!
Parece imenso, mas, depois de cozinhado, fica quase um passarinho - descontando o exagero da comparação.
Ainda assim, um pato é suficiente para um almoço ou jantar de seis comensais, se for preparado em arroz.
Este é um dos meus pratos fetiche, um super prato, para receber amigos, sem se necessitar de permanecer na cozinha quando chegam os convidados.
Não há nada mais deprimente do que uma anfitriã que deixa a sala para terminar o jantar, apresentando-se, à mesa, descabelada e cheirando a refogado.
Muitas, muitas vezes incorri nesse pecado. Era cozinheira e dona de casa de primeira viagem, sem discernimento para eleger a ementa correta. Hoje, muitos desastres volvidos, raio a perfeição - sem falsa modéstia.
Escolho pratos que podem ser preparados antecipadamente e, quando os amigos chegam, fico na sala, como se na cozinha reinasse  uma cozinheira profissional.
Para o efeito, repito, o ARROZ DE PATO é simplesmente perfeito.

Tem as suas coisas, que tem!
Exige umas tantas voltas, que exige!
Mas, no fim, é um sucesso garantido.

Faço assim:
Começo por cozer o pato em água temperada com sal, pimenta em grão, 1 cebola onde se espetam 4 cabeças de cravinho e 1 folha de louro.
Ao mesmo tempo cozo 1 orelheira de porco.


Depois de cozido e frio, retiram-se todas as peles, todos os ossos, deixando inteiras as pernas e coxas.
Corta-se a orelheira em pedaços e reserva-se.


O líquido da cozedura será utilizado para fazer o arroz.
Esse líquido encontra-se  CARREGADO de gordura. Não queremos essa gordura. Não queremos entupir as nossas preciosa artérias, pois não?
Oh! dilema terrível!
Vamos, então, colocar esse líquido no frio.
O que acontece?
A gordura congela à superfície e é só retirá-la com uma colher. Lixo com ela!


Cá está o líquido precioso da cozedura, muito bem temperado e (quase) totalmente desprovido de gordura!


Depois, não tem que saber ...



Frita-se cebola picada, alho e tomate ...

Até ficar transparente

Acrescenta-se cenoura ralada e refresca-se com um pouco de vinho branco.

A seguir, entra o pato e a orelheira.
A água da cozedura é utilizada na proporção clássica - 2 medidas de líquido para uma de arroz.



As pernas inteiras são dispostas à superfície - dão um ar mais suculento ao prato e, como se sabe, os olhos também comem.

Pode concluir-se a cozedura no fogão ou no forno ...

É para lá que se leva a panela, com muito queijo ralado ...


Quando o queijo derreter ...
Está pronto!

Temos pois os seguintes passos:

- Cozer e desossar o pato;
- Desengordurar  o líquido da cozedura;
- Fazer o refogado base para o arroz;
- Juntar as carnes;
- Juntar o arroz;
- Gratinar o queijo;

Podemos (e devemos) antecipar os primeiros quatro passos, deixando os dois últimos para 30 minutos antes de servir o jantar.

Que será um sucesso, com a cozinheira linda e perfumada.

Beijo
Nina

30 comentários:

  1. OLá Nina.
    Adoro arroz de pato. Boa dica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está tão bem explicado e com tanto pormenor que só não faz quem não quer.parabéns bjk
    Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. OLÁ Nina, deve ter ficado uma delicia.. aqui aonde moro é muito difícil achar pato, aliás nunca vi para vender, só voando no Pantanal. faço um arroz mais ou menos parecido com galinha, fica muito bom....bjo

    ResponderEliminar
  4. Nina...nunca cozinhei pato e também não sei a razão e rarente como a não ser quando uma amiga nos traz um arroz de pato delicioso!
    Levo a sugestão e bj amigo

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi pato (que eu me lembre)
    Deve ser bom, pelo jeito que vi nas fotos.
    bjs
    Ritinha

    ResponderEliminar
  6. Nina...nunca cozinhei pato etambém não sei a razão e raramente como...a não ser quando uma amiga nos traz um arroz de pato delicioso!
    Levo a sugestão e bj amigo

    ResponderEliminar
  7. Eu não gosto de pato (não adianta, não consigo gostar mesmo do coitado) mas este arroz está com um aspecto bem apetitoso e se substituir por frango já vai muito bem aqui para os meus lados :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. Nina, que receita prática, não? Vai desculpar a minha ignorância: pato, peru, frango e chester há muita diferença no paladar? Todos têm pena, asa e duas pernas. O mesmo sabor?
    Também já passei uns apuros quando recém-casada, as visitas chegavam e me encontravam quase num ataque de nervos. Hoje aprendi a lição, só sirvo um jantar se for um prato que posso preparar com antecedência para estar no sofá, junto aos convidados lindamente penteada e perfumada. Também acho muito constrangedor chegar numa casa e encontrar a anfitriã ainda na cozinha. Isso quando não temos que ajudar. Oras! Beijos

    ResponderEliminar
  9. Nina, é um dos meus pratos favoritos. E com convidados ainda melhor. O meu arroz também fica muito bom mas é diferente dessa tua receita que deve ser muito saborosa. O meu leva chouriço e vai sempre ao forno pincelado com ovo.(Não leva queijo). Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Nina,
    Também apreciamos o arroz de pato aqui em casa , mas adorei a sua receita com a orelheira que entrará na próxima confecção;))!
    Muito obrigada pela sua alusão à foto que é de Outubro passado, mas a idade já é bastante avançada...Se é é;))!
    (Temos que nos cuidar;))!!
    Um beijinho desejando-lhe um bom jantar e serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. EL ARROZ ME ENCANTA...
    EN PORTUGAL QUE LO PONEN EN CASI TODOS LOS PLATOS,Y RIQUISIMO.
    PERO EL PATO ME PARECE UN POCO SECO.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  12. Já jantava!

    Adoro arroz de pato. Fiquei com água na boca!!!

    Que maravilha de fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Oi, Sempre gostei do seu blog
    Minicontista2

    ResponderEliminar
  14. O meu esposo adoraria...eu não consigo comer.

    ResponderEliminar
  15. Nina, nunca comi pato e nem tive vontade.
    Mas, seus pratos me faz salivar. Deve ter ficado uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Oi Nina,

    que prato bonito e apetitoso! Só não gosto das partes suínas, mas, pode-se fazer sem elas! Receita guardada, um risoto perfeito, obrigada pela re-lembrança porque, se não me engano, vi esta receita (acho que sem a parte suína) na sua cozinha! Hummm, abriu meu apetite! Boa noite de descanso flor.
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  17. Olá querida Nina

    Venho agradecer, mas já levo a receita do arroz de pato.
    Assim, duas vezes agradecida.
    Gostei de "a ver" no meu birras, e das palavras de felicitações que me deixou, pelas nossas Bodas de Ouro.
    Beijinhos.
    Dilita


    ResponderEliminar
  18. Vamos experimentar aqui em casa, correndo mal, vai a conta...
    Jantar no fim de semana, sem avental!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. Olá! Delirei com esta receita! Eu também devo ter uma chinesa dentro de mim, três meias voltas quase tudo acaba acompanhado de arroz. Arroz de pato em particular adoro e o melhor que já comi foi no Porto, precisamente com queijo gratinado. A minha receita é diferente mas cozo-o de véspera para lhe retirar o máximo de gordura. Assim que comprar um belo pato experimento a sua receita. Obrigada pelo passo a passo. Quanto a visitas o tempo já me ensinou a conseguir recebê-las na sala com toda a calma ah, ah...
    Bom fim-de-semana,
    Beijinhos,
    Ana Love Craft
    www.lovecraft2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. eu só gosto daquele arroz feito na hora.. que vem queimando a lingua..rs.. ou então sushi..rs.. mas esse seu de pato.. aiiiii...que me deu vontade.. mesmo sendo ainda bem cedo aqui..rs.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderEliminar
  21. Minha querida,eu amo arroz de pato,nunca me atrevi a fazer,pois pensava que era complicado. Comi em lisboa mês passado com chouriço por cima,gostei imenso.Vou roubar tua receita,posso? Olha,amo receber,cozinhar como tu sabes,mas sou como tu,os convidados chegam,tudo está pronto,mesa de entrada pronta e o prato principal no forno,cozinha limpa e cheirosa. Outro dia fiz camarão com legumes prato chinês e a convidada me perguntou aonde eu tinha comprado,kkkk pois abro a casa toda para areijar e antes dos convidados chegarem lavo o chao e da-lhe velas perfumadas kkkk. Marido me chama de paranoica,beijinhos minha linda!

    ResponderEliminar
  22. En el Perú tenemos un plato que se llama arroz con pollo, que no es simple arroz con pollo. Es toda una mezcla de culantro con muchas otras cosas deliciosas. Yo creo que lo puedes preparar sin problemas.

    ResponderEliminar
  23. Não me perco por arroz de pato...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Interessante esta maneira de fazer o arroz de pato.
    Eu que tenho pouca habilidade para a cozinha, estou tentada a experimentar porque me pareceu simples de fazer. Ah e também adoro pato, de todas as maneiras e feitios :)

    ResponderEliminar
  25. Olá Nina,

    O meu arroz também fica muito bom mas é diferente dessa tua receita pois no meu ponho rodelas de chouriço e tiras de orelha de porco e vai sempre ao forno. Nunca coloco queijo.

    Beijinhos e bom fim de semana
    São

    ResponderEliminar
  26. Oi Nina... eu comi pato uma vez na vida e gostei muito... agora fiquei com desejo de comer este arroz, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  27. Deu até vontade de sair correndo para comprar Pato.
    Sim, também deixo na geladeira para a gordura congelar e poder ser retirada, quando preparo comidas gordurosas.

    ResponderEliminar
  28. Eu adoro arroz de pato, mas a minha maneira de o fazer é bastante diferente! Tenho de experimentar essa :) Concordo - o melhor é fazer pratos que 'terminem' sozinhos! :)

    ResponderEliminar