segunda-feira, 11 de abril de 2016

Almoço ou jantar ...



Já em tempos, aqui  referira que, embora goste de cozinhar, escravatura na cozinha não é, definitivamente, comigo.
Longe vão os tempos das papas para bebés a horas certas e refeições sempre recém cozinhadas.
Libertei-me ( com a idade ...)

Atualmente, nesta casa casa vivem seres saudáveis que comem sem problemas comida aquecida! A dizer a verdade, acho que, na maioria dos casos, nem dão conta - pobres criaturas fáceis de enganar !

Então, recapitulemos:
Ou cozinho ao almoço, comendo-se as sobras ao jantar, ou, pelo contrário, cozinho para o jantar garantindo o almoço do dia seguinte.
E assim vamos pacificamente vivendo.

Como já disse, gosto de cozinhar, mas tem vezes em que gosto mais!
Explico:
Hoje, preparando o jantar (e o almoço de amanhã), fi-lo com gosto acrescido. 
É que estamos no tempo das "novidades" - cebolas novas, batatas novas, cenouras novas!
Tão bom!
Melhor que qualquer pitéu caríssimo!
Não há nada que chegue ao paladar de uma batatatinha nova, ainda sem casca, só com uma ligeira pele que se retira sem faca!
E o gosto puro da cebola?
Adoro!

Por isso, agora que a casa rescende a perfumes que provocam abundante salivação, anseio pelo jantar, jantarzinho simples, sem pretensões a nada.

Sopa de grão de bico com espinafres - preparada magistralmente na Bimby!


Frango do campo assado, com batatatinhas e cebolinhas novas, temperadas com alecrim ...

... e morangos - que é tempo deles - com abacaxi para a sobremesa!
 Que lhes parece?
É comidinha simples, caseira, honesta!
Tenho um amigo que proclama detestar "chefes"!
Do que ele gosta é de cozinheiros!

Eu (quase) que também!

Parece-me que este vai ser um jantar feliz!
Por favor, opinem!

Beijo
Nina

34 comentários:

  1. Pelo que leio nos seus posts, vejo-a como uma ótima dona de casa e expert na cozinha. Acho muito sábio essas preparações do dia e depois transformar o que restou em outro prato, dando uma cara nova e sucesso à mesa.
    A gente aprende isso com a experiencia.
    Gostei muito das suas comidas aqui.Fará sucesso com certeza, agradará a todos que tiver a sorte de experimentá-las.
    Bjs, Nina.

    ResponderEliminar
  2. Olá querida!
    Imagino o aroma desse frango, adoro alecrim!
    Eu sou amante das comidas simples e caseiras, nunca
    fazem mal, o sal e os temperos são na medida certa.
    Adorei os seus pratos, a sobremesa está de babar, hummmmmm...!

    Beijinhos, ótima semana! ♥

    ResponderEliminar
  3. Ai minha querida, é mesmo um jantar feliz! Estás rendida às sopas na Bimby, não estás? Eu nunca mais fiz sopa na panela! Há já 2 anos e pouco! Que descanso que é! E que cremosas que ficam! Hoje também tenho morangos para sobremesa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou fã de cozinhar a mais para sobrar para outras refeições, é um descanso! E esse menu hoje está fantástico, eu por mim auto-convido-me já para o jantar! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Excelente refeição, querida amiga, mas a minha sopa de grão com milho saiu ainda mais baratinha: os verdes foram urtigas do Choupal... e ninguém se queixou! Pelo contrário, acharam-na muito boa!
    O teu frango está lindo... e acho que o delicioso cheirinho chegou aqui!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nina também adoro soas, todas elas, eu acho pelo menos todas das que ja comi gostei, essa sua de grão de bico esta com um aspecto muito bom. Frango como, mas não é meu predileto nas carnes sou fã da vermelha, sei que não é bom mas gosto é gosto ne´! bjucas

    ResponderEliminar
  7. Claro que é um jantar feliz.Também gostos destas comidas simples a lembrar as comidas das casas dos nossos pais/avós. Ontem fiz canja e soube-me tão bem.
    Beijinhos minha querida.

    ResponderEliminar
  8. Um cardápio simples, bem preparado e colorido ainda por cima! Muito bom! bjs, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  9. Uma refeição que muito me agrada.

    As fotos, como já disse, são dignas de um Pantaguel!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Só a sopa eu já me satisfazia.
    Adoro sopasssssssss.

    ResponderEliminar
  11. Nina...três boas e saudáveis sugestões!
    Adoro sopa de espinafres e de grão de bico...nem se fala!
    Boa noite e bj

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina, parece que esta tudo muito gostoso...eu gosto de tudo que vc. fez na cozinha. bjo

    ResponderEliminar
  13. Una cena ottima e sicuramente deliziosa.

    ResponderEliminar
  14. QUE BUEN MENU!!!
    TODO ME PARECE RIQUISIMO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  15. Uma refeição bem do meu agrado, com certeza :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  16. Eu achei o cardápio fantástico e a aparência melhor ainda!!! E ainda diz que nem é assim tão constante na cozinha? Imagine se fosse, rsrsrs. Eu adoro cozinhar, mas hoje como mora só eu e minha filha nem sempre me sinto motivada. E como de tudo, fresco, sobras, ou junto tudo e faço um belo risoto, rsrsrs! Abraços!

    ResponderEliminar
  17. Oh very good, I'm coming!☺
    Beijos Crissi

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga,

    tem tudo tão bom aspeto que fiquei com "àgua na boca" Posso ir aí jantar? hehehe

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  19. Olá Nina,eu amo esta sopa,marido faz muito bem!
    Hoje será frango co batatas e cebolas no forno para o jantar,salada e arroz,como é bom descomplicar e comer assim: bem e saudavel,beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Nina,
    Sobrou? Me manda um tupper...rsrs...
    Eu também prefiro cozinheiros a chefs. Gosto de comida de verdade e não obra de arte no prato sem gosto.Saudades da cozinha da Nina, com as receitas, essa sopa tá bem sorridente :)
    Besitos

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Nina,
    Já sorri, porque achei graça à forma como diz que os comensais nem se apercebem que a comida foi aquecida!
    (Aqui não posso dizer o mesmo, mas são todos de boa boca, dito à boa maneira portuguesa,))!!
    Falando a sério. Adorei os seus pratos. Todos!
    Simples, apetitosos e saborosos! As fotos majestosas e a Elisa tem razão!
    Aqui o sistema também é esse. Com excepção de um grelhado ou outro, muito tempo se poupa.
    Beijinhos e continuação de uma boa tarde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Que refeição boa!!! Temos sim que aproveitar bem nosso tempo... já que vamos para a cozinha que façamos uma boa quantidade:)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Nina: a sopinha de grão na Bimby é fabulosa mesmo!! Cá por casa andamos numa de comida mais leve com muitas sopas com os bons produtos da época.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  24. Ninam adoro comida assim mesmo, com jeitinho bem caseiro. Esse frango ficou com uma cara muito boa, deu vontade!
    Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderEliminar
  25. Eu salivo já com a sopa... adoro! Bem, também comia o resto, principalmente porque quase lhes sinto o sabor... vou para a cozinha e é já!
    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  26. venho te convidar para conhecer meu cantinho e me seguir se desejar ... bjus com carinho

    ResponderEliminar
  27. venho te convidar para conhecer meu cantinho e me seguir se desejar ... bjus com carinho

    ResponderEliminar
  28. Oi Nina!

    Com certeza, a família agradeceu a este belo e delicioso jantar! Fico com o frango e a sobremesa... Kkkkk

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  29. Olá :) eu que detesto a rotina dos almoços e dos jantares compreendo na perfeição as tuas palavras :) Mas para mim, pior do que cozinhar diariamente é comer sopa aquecida :) manias ... Quanto aos cozinheiros e aos chefes estou em sintonia com o teu amigo :) simplicidade e sabores autenticos ... perfeito! beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Adoro sopas para o jantar, acho perfeito!!!
    A sopa de grão de bico deve ser maravilhosa, vou fazer um dia
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  31. Mmmm, it looks delicious - now I am hungry!
    Hugs from Austria, Traude

    ResponderEliminar
  32. En mi casa, a veces almorzamos tres días seguidos lo mismo, hasta que se acabe. Así que a calentar todo que mucha comida sabe mejor al día siguiente.

    ResponderEliminar
  33. Parece-me muito bem! Não sendo escrava, tens jeito :D

    ResponderEliminar