quarta-feira, 18 de maio de 2016

Tão cansada!

Hoje, agora, fim da tarde, sinto-me tão cansada!
Foi um dia cheio de movimento, de afazeres e só agora consegui sentar-me - e se há algo que me cansa é estar em pé!

Comecei por, logo de manhã, fazer uma caminhada no Parque da Cidade, um local maravilhoso, mas que, para mim, não se compara ao passeio à beira mar onde, efetivamente, desligo do mundo e relaxo.
Só que hoje, a nortada era insuportavelmente gelada o que obrigou a recorrer ao plano B.
Parece que finalmente o tempo mudou e, parando a chuva, as andanças ao ar livre tornam-se possíveis.

Depois, regresso a casa e preparação do almoço que, sendo só para dois, é coisa simples.

A seguir nova saída - banco, farmácia e supermercado - o que levou cerca de 1 hora.

Regressando a casa, meti-me na cozinha, e aí é que a permanência em pé se faz sentir. Foram 2 horas às voltas das panelas, preparando o jantar de hoje - que dará para duas refeições - e o almoço de amanhã que, com sorte, corresponderá também a pelo menos duas refeições.

Para o jantar de hoje preparei jardineira, coisa simples e bastante saborosa.
Já para o almoço de amanhã, em que recebo um convidado, fiz uma quiche de espargos verdes, bochechas de porco com vinho tinto e um bolo de limão coberto com curd.

Dito assim nem parece grande tarefa, mas, - garanto - foi!
Estou mesmo cansada. Mas feliz!

Aprendi - depois de uma fase muito dolorosa na minha vida - que a dor é uma entidade sempre à espreita e que, quando menos se espera ataca. Aliás, li algures, que essa (chamemos-lhe) divindade, faz questão de atacar de surpresa, quando menos se espera e que o fator surpresa a potencializa de modo a que nos derrube como se de um murro na cara se tratasse.
Não estou a entrar no campo confessional (que considero de extremo mau gosto) - estou apenas constatando um facto para mim é real.
Por isso aprendi ( com a pessoa mais improvável, que , para o caso, não quero citar, mas que se me ler saberá que falo dela, saberá também de toda a minha imensa gratidão). aprendi - dizia- que cada dia terminado há que fazer um balanço, uma avaliação, para depois, reconhecida, agradecer muito, muito, o dia bom que nos foi permitido viver.
Feitas as contas, verifica-se facilmente que os "bons" superam os "horríveis" o que, em última análise, concluímos que a vida é um sítio bonito.

Já agira deixo esta prenda:
- Façam, diariamente a avaliação do dia.
A mim fez-me tão bem!

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Foi realmente um dia bem preenchido! Então agora desejo um bom descanso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. É mesmo bom fazer-mos avaliação no final do dia, bjs Nina

    ResponderEliminar
  3. Por cá já está calorzinho do bom. Daquele que nos sabe bem e que não é demais.
    Tens razão temos de saber ver o lado bom da vida e agradecer sempre.
    Tens mesmo de estar cansada com uma tarde de cozinha não é brincadeira.
    Beijinhos minha linda.

    ResponderEliminar
  4. Olá ...
    Avaliar o dia, foi coisa a que me propus, mas fui desistindo :) por agora é melhor não ... :)
    Cozinhar duas refeições de uma só vez parece-me muito bem pensado, é uma dica que vou registar, passo demasiado tempo de volta dos tachos, tarefa que não aprecio particularmente :) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Nina.
    Concordo, faz bem uma "revisão", embora, cá entre nós, há dias que são para esquecer, amiga rrrrsss
    Olha, já o almoço adiantado e com bolinho, bem bom =)

    bj amg

    ResponderEliminar
  6. NIna, gostei muito deste teu post ainda que o sinto carregado de algum sofrimento da tua parte... A sério que gostava de avaliar os meus dias mais vezes, especialmente aqueles em que fazemos mais num dia do que muitas vezes apenas podemos quantificar em muito dias... O esforço vale sempre a pena ainda que com cansaço à mistura, é gratificante... Lidar com a dor fisica é muitas vezes incapacitante mas mesmo com ela ainda podemos tirar algum 'proveito'... vejo pela minha sogra que sofre de parkinson, que começa a ficar bastante incapacitada mas pelos meus filhos arranca forças no pé que lhe tira o sono e o andar mais seguro e que a mão não se lhe treme tanto quando brinca com eles... Por isso gosto de tricotar aos serões, sozinha (quando o meu filho mais velho permite já que a par de problemas de alergias/respiratórios tem sonos muito agitados, sonha alto, tosse...) e muitas vezes nesse tricotar converso comigo, penso no que disse, no que fiz, o que gostaria de melhorar mas também gosto de vazar a mente para o dia seguinte, mas ultimamente pouco tempo me sobra sequer para isso, vivo por vezes em piloto automático, mas os dias e noites bons ajudam a relativizar um pouco o que faz parte da vida de muitas pessoas. É muito bom ter encontrado uma mãos/palavras amigas de quem lhe soube mostrar um caminho para se sentir mais feliz ;o) Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Nina, como a compreendo.
    Estar na cozinha ( que também aprecio) cansa bastante e a Nina hoje esteve bastante tempo em pé.
    Também fiz caminhada de manhã e uma aula de tarde. Tinha almoço de ontem e há pouco fiz jantar para três e que dará para o almoço para dois, amanhã.
    A vida é mesmo assim e apesar dos nossos cansaços e/ ou desilusões há momentos em que tudo se torna muito nublado. Mas ponderando há tantas coisas más por esse mundo fora que até nos poderemos dar por felizes por morar neste País pequenino, mas ainda tão sossegado.
    Todos temos momentos menos bons, mas fazendo a avaliação diária facilmente chegamos a conclusão que como diz e bem os momentos bons superam os maus.
    Beijinhos e vamos pensar no "paraíso"cheio de sol pronto a aquecer o nosso coração.
    Desejo-lhe uma noite bem descansada.
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Querida Nina,
    juro que quando comentei o teu post do manjericão ia pedir-te sugestões para refeições, pois eu ando sem inspiração! Tu dás ótimas ideias! Agora já sei, mesmo sem te ter pedido!
    Quanto ao cansaço, amiga, como eu te entendo! Posso caminhar horas... mas de pé não me aguento mais de dez minutos. Na cozinha chego a preparar os alimentos com os braços apoiados na banca. A dor é de uma espada entre o peito e as costas, do lado esquerdo (o da radiot.). Paro e sento-me no sofá. Em cinco minutos retomo a tarefa.
    Não tenho caminhado. No inverno é porque está frio ou chove... agora é porque faço às sumaúmas, espirro e fico com comichão nos olhos.
    Desejo que as tuas dores passem e continues com muita energia, vitalidade e alegria que tanto aprecio em ti.
    Amanhã sai jardineira e esse bolo de limão com curd (coisa que eu desconhecia!). Agradeço a sugestão!
    Dorme um soninho repousante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. MUCHAS NOCHES ES MEJOR DEJAR PASAR Y NO PENSAR....
    LA NOCHE SIN DORMIR TE DEJA CANSADA.
    LA VIDA ES UN LIO..
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  10. Já há dias que falo em jardineira mas tem ficado sempre para trás! Vou já tirar carne do congelador, de hoje não passa! Tiveste um dia preenchido, como eu! Hoje de manhã ainda me doíam imenso as pernas! Nem me apetecia fazer a minha caminhada matinal mas eu só conseguirei atingir a meta se trabalhar por ela por isso parar não é solução, nem sequer uma hipótese! Ninguém gosta da dor nem de ter de lidar com ela. Mas a vida ensinou-me que se não houvesse de vez em quando uns momentos mais dolorosos nunca saberíamos dar o devido valor à vida, às pessoas e às coisas que nos rodeiam. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Realmente acho que deve ser um "exercício" bom :)
    Obrigado Nina :) Sim, porque temos de agradecer o facto de termos amigos a alertarmo-nos para estas pequenas coisas que fazem toda a diferença ;)
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  12. Olá, isso é que foi um dia corrido, tantas tarefas, tantos afazeres, aí meu Deus, nem sei como consegues, eu, para cozinhar uma refeição, já é uma preguiça absoluta, imagina cozinhar duas lol. Mas agora até me cresceu água na boca, jardineira é das minhas comidas preferidas, mas como o meu filho não gosta muito, raramente faço, mas acho que hoje vai ter de ser lol. Tem um bom dia, bjos doces

    ResponderEliminar
  13. Everyone needs rest and relaxation times
    beijos Crissi

    ResponderEliminar
  14. Há dias mais esgotantes do que outros, mas devemos tratar todos da mesma forma - avaliar para alterar algumas coisas em um outro dia e dar graças por ele, tenha sido mau ou bom. Foi mais um que tivemos.

    ResponderEliminar
  15. quisera eu ter a tua disposição para as panelas... aqui não há tempo nem gosto, faço por obrigação..kkkk... bom mesmo é comer..rs.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderEliminar
  16. Nina, pense: Cansada, mas feliz! E isso é do melhor! Ficamos com o sentimento de dever cumprido! ;)
    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  17. Es importante hacer balances. Yo trato de hacerlos de vez en cuando y me gusta cuando veo que el resultado es positivo.

    ResponderEliminar
  18. Espero que hoje esteja mas descansada querida! Hoje sou eu exausta, mas feliz. Limpei a casa ligo cedo, fui a feira e segui para o ikea, bati tanta pernas e agora preparo o jantar .Bom serão por aí, beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Que bacana Nina, é isso mesmo, temos que fazer todo dia um balanço do que fizemos, dizemos e passamos... e agradecer sempre pois até do que não deu certo podemos tirar um aprendizado... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  20. Nina...também me sinto cansada pois ser cuidadora não é tarefa fácil.
    Habituada aos 15 dias de férias...há 5 anos que faço pequenos passeios para relaxar!
    Uma vida de rotinas...que não gosto...mas abracei uma causa r agora sera até que Deus queira!
    Dizem que a idade não pesa...se pesa!
    Passear no Parque da Cidade também era uma opção pois moro a dez minutos a pé!
    Adorava caminhar e ir até ap café do parque...bj

    ResponderEliminar
  21. Eu não gosto de pensar, Nina. Nem nos bons nem nos maus momentos.
    Desligo total.
    Mas o que tem me cansado fisicamente é tentar limpar as panelas que Clarice deixou marcas "inlimpáveis". E se faz isso, em pé.

    ResponderEliminar
  22. Tens razão para estar cansada, fizeste tanta coisa! Mas o fazer tanta coisa, na maior parte das vezes, compensa. E, para não deixarmos que isso nos escape, essa balanço de que falas é importante :)

    ResponderEliminar