domingo, 19 de fevereiro de 2017

Aproveitamento de batatas



Para quem não percebe nada, ou quase nada de cozinha, deixo esta sugestão para aplicar / aproveitar batatas  cozidas, daquelas  que sobraram e que, invariável e  normalmente, acabam na preparação de sopas.
Não que essa aplicação seja má, que não é, mas podemos elevar as sobras de batatas a acompanhamento muitíssimo saboroso.
Assim ...

Numa frigideira em que se verteu um fiozinho de azeite, colocam-se rodelas finas de cebola, alhos picados e batatas cortadas em cubos  e deixa-se que fritem até a batata ganhar uma capa dourada ...

No caso, acrescentei algumas folhas de couve cozida que também haviam sobrado ...


... e para elevar o estatuto do prato, juntei uma mão cheia de castanhas congeladas.

Fui mexendo, mexendo, envolvendo todos os ingredientes e permitindo às castanhas que cozessem.
Temperei com pimenta preta dispensando o sal que já entrara na cozedura das batatas.

Foi acompanhamento de bifes grelhados!
Foi muito bom!
Foi muito elogiado!

Portanto, para quem não percebe nada de cozinha, ou para quem percebe muito mais que eu, mas a quem não ocorrera esta associação inesperada, deixo a sugestão - em nome da justa aplicação das batatas, fartas de servirem apenas para engrossar sopas.

Bom fim de domingo.

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. Aprendi coma minha mãe a aproveitar as batatas cozidas.
    Lembram-me tempos idos ...
    Nunca lhes juntei castanhas , mas hei-de experimentar, pois adoro-as.

    As tuas fotos abrem-me o apetite!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Nina, Costumo fazer mais ou menos isso só que em vez das castanhas/couves junto-lhe ovos mexidos. Também fica bom.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. A aparência tri boa e por certo agradou! Valeu então! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Nina gosto de aproveitar as batatas cozidas e a ideia das castanhas agradou_me imenso!
    Se não estivesse de barriga cheia...provava!!!
    Contudo ... aprovo! Bj

    ResponderEliminar
  5. Que rico aspeto, Ninita! Normalmente não me sobra comida, mas a ver este aproveitamento até me apetece que sobre, rs... :)
    Obrigada pela dica, vou guardar.
    Beijinho grande, boa noite e até amanhã!
    Ah, recebi sim, a tua resposta, obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Minha mãe fazia isso com as sobras (sem as castanhas) e nós adorávamos. Tanto que costumo fazer também.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Adoro batatas! Costumo dizer que sou muito batateira! Eu comia esse pratinho assim mesmo, sem mais nada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Óptima sugestão, a minha mãe costuma fazer batatas assim! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. A experimentar proximamente! Boa semana.

    ResponderEliminar
  10. QUE BUENO!!!TIENE QUE ESTAR RIQUISIMO.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  11. Deve ser bom. Adoro castanhas mas são tão caras!!!
    Kis :%=}

    ResponderEliminar
  12. Olha que tem um aspecto maravilhoso mesmo! Tenho de experimentar!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  13. Riquísima manera de aprovecharlas, las patatas son muy versátiles y nos ofrecen muchas posibilidades y todas deliciosas.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Nina, é claro que amei a sua sugestão. Aqui amamos batatas de todas as maneiras possíveis.
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  15. Que bom aspeto! Quando me sobram batatas cozidas também costumo aproveitar, mas não desta forma. Vou aproveitar esta dica, de certeza que ficam saborosas.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Hummm que delícia, comida de verdade adorooooo!!!!

    ResponderEliminar
  17. It looks delicious..they looked like potatoes..but I Googled and they said yams..in any event..looks super tasty Nina.

    ResponderEliminar
  18. Claro que fue bien elogiado, si hasta acá sentí ese sabor delicioso.

    ResponderEliminar
  19. Belo pratinho! Cá em casa também tudo se aproveita ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde, querida Nina!
    gosto do acréscimo das castanhas... devem ter tornado o sabor bem mais delicioso...
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  21. Hummm, que delícia Nina, gostei da ideia das castanhas, vou fazer por aqui... Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  22. Que maneira boa de aproveitar as batatas tenho que experimentar, eu quando sobra vão para a sopa. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Ótima dica, Nina! Confesso que gosto de salpicar sobre as batatas souté um pouco de queijo ralado! Essa variação com castanhas é uma inovação pra mim! Abraços!

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde Nina,
    Que bom aspecto esse prato.
    Uma óptima ideia para aproveitar batatas ou fazer mesmo de preceito.
    Um beijinho,
    Ailikme

    ResponderEliminar
  25. Você colocou Castanhas de caju?
    Aqui tem muito caju mas as castanhas são sempre caras.
    E nunca pensei que elas pudessem servir assim.

    ResponderEliminar
  26. Que aproveitamento maravilhoso, assim até vale a pena ter batatas de sobra :D

    ResponderEliminar
  27. Muitíssimo apetitoso o prato com as batatas e as castanhas, um show a parte!

    ResponderEliminar