terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Azul e branco




Resolvi dar uma volta na decoração de um espaço que é uma espécie de sala de estar, sala de trabalho, sala onde me refugio quando quero mesmo paz e sossego. É um espaço amplo, muito tranquilo e muito luminoso, decorado com móveis que foram sobrando após renovações feitas e que eu guardei - porque esse é um dos traços da minha personalidade, o de guardadora - espero que não de acumuladora.
Esse espaço encontra-se, portanto, mobilado com peças que já pertenceram a outros donos ou que apenas decoraram outros locais.
Não é moderno nem antigo. É apenas um espaço que me agrada porque existe harmonia e muitas memórias.
Em tempos guardou muitos livros, todos os que ia comprando, lendo e conservando.
Porém, a partir de certo momento, decidi que não queria guardá-los. Na realidade conservo apenas os clássicos, portugueses ou não, conservo ainda livros práticos - decoração e artes - e nada mais. 
As prateleiras das estantes ficaram pois muito despovoadas.

Foi pensando nisso que dei a tal volta na decoração - reunindo todas as peças azuis que por aqui circulam:





Sob esta mesa que já foi de madeira natural e que agora se encontra pintada de branco com tampo em vidro, um conjunto.



Num móvel vitrine também ele pintado, outro conjunto:



No espelho - à moda antiga - as peças duplicam-se

Sobre uma arca - esta ainda na sua madeira original - uma bandeja e mais azul ... orquídeas que ainda não floriram, vidros e velas




Sou fã de bandejas - organizam e decoram!
Gosto muito!

Finalmente, na estante, agora quase desprovida de livros, mais azul:






Peças com muitas memórias - como os pratos de Delft, na Holanda,  castiçais de Porches no Algarve, jarras vietnamitas e até um prato assinado por J.Resende.

A ponte que os liga - para além dos afetos ... - é o azul!
Privilegiar, se possível,  apenas uma cor, parece-me ser, em termos decorativos, uma muito boa ideia.

E, como uma coisa leva a outra, terei fatalmente que renovar o forro dos estofos velhinhos, quando conseguir tecido, melhor dizendo, O TECIDO!

Aí, sim, com tanto azul, teremos uma espécie de céu ou de paraíso como se preferir chamar.

Beijo
Nina



32 comentários:

  1. Adorei este espaço encantador em que a cor predominante é o meu belo azul e branco.
    Não é de estranhar que lhe chamas o teu refugio de paz e sossego,porque é simplesmente maravilhoso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nina, está tudo muito bonito!
    Mas... e o que fizeste aos livros? Tenho cá em casa talvez mais de dois mil... e não sei o que lhes fazer, quer dizer, o que me deixam fazer com eles!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. São das minhas cores preferidas :)
    Acho que azul e branco fica sempre bem.
    Lindas imagens.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tenho algumas peças azuis e brancas, não tantas quantas as tuas.. Tb gosto.
    Mas de vez em quando dou umas voltas no baú...E vão saindo.
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  5. Quanto azul kkk é realmente muito bonito

    ResponderEliminar
  6. Adoro, Nina, ou não fosse o azul a minha cor preferida. Lembro-me bem daquela banca branca que já foi tão sem graça e que transformaste com as tuas artes mágicas. Deve ser mesmo um pedacinho de céu, este teu cantinho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Tenho pouco azul aqui em casa.
    Mas agora vendo os seus, lembre que tenho um bonito jarro azul, ainda sem flores.

    Estou arrumando meu livros.
    Tenho muitos. Muitos lidos. Muitos esquecidos. E sem tempo de reler.
    O tempo não para, não é?

    Nina, ainda não posso demitir o funcionário péssimo que tenho e que não é aquele da foto. Tem 4 proprietários que devem a taxa de condomínio e que equivale a quase duzentos mil reais.
    É lógico que sonho em demiti-lo.

    ResponderEliminar
  8. ME ENCANTA ESE BLANCO CON LOS AZULES TAN ALEGRES.
    MUY LINDO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  9. Acho que está lindo, as peças em azul e branco são lindas e dão um ar elegante! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Bem, aqui neste teu grande baú, há de tudo um pouco e até louça de Biz(s)alhães, eu vi. Eu sou, completamente, "devastadora" e não guardo, quase nada. Pra mim, é passado e o passado é para a História, de cujo curso tenho mestrado e licenciatura (há coisas incríveis)!

    Gosto mto da cor azul em tudo.

    Beijinhos, Nina!

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto destas peças em Azul e branco.
    Ficou tudo muito bonito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Nina querida,
    Suas peças são um luxo, muito lindas!
    Parabéns pelo bom gosto!

    Beijinhos e ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  13. Conseguiste uns conjuntos bem harmoniosos. Gostei muito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Gosto de ver o azul e branco na decoração!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  15. Um espaço giro Nina :)
    E se lhe faz bem é porque é mesmo um bom lugar :D
    Tem aí peças lindas, lindas :)
    Gostei ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. ficou perfeito... não sei porque.. mas sempre que penso na porcelana portuguesa me vem a lembrança tão somente o azul com branco..kkk... bjokas lindeza e sucesso

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina... eu amei, esta cor é maravilhosa e as peças são lindas de muito bom gosto e com lembranças felizes de viagens!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  18. Ola Nina,
    Adorei as peças, muito elegantes.
    adoro azul, é minha cor preferida;
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Lovely collection Nina..I love blue and white also.

    ResponderEliminar
  20. Bela coleção de azul. Tens aí umas peças lindissimas. Também é cor que me agrada, mas acho que só tenho uma peça ou duas: uma pequena terrina e outra coisa qualquer que agora não me vem à lembrança e nem sequer está exposta em lado nenhum. Com a saída da filha, de casa, fiquei com uma divisão livre e também é onde coloco as "sobras" ou os achados que não "cabem" em mais nenhum lado. Neste momento, essa sala que chamo pomposamente de atelier só para arreliar o pessoal lá em casa, está a precisar de alterações. Só há uma coisa que eu nunca faria, desfazer-me de livros (nah!!). Gosto de ver algumas peças de decoração nas estantes, mas só se couberem com os livros. De outra forma, vão andando para outro lado e os meninos ficam.

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Nina,
    Fabulosa a sua colecção de azuis e tão bem enquadradas que estão as peças!
    Assim até dá gosto...Tem uma casa linda!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Ola! Me siga no Google+ e no Blog, que eu sigo de volta. abraços

    http://nintudo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Olá Nina,
    A arte de embelezar fascina-me, e nesta decoração privilegiou os meus tons preferidos, e as peças são lindas.
    Gostei muito.
    Beijinho e até breve

    ResponderEliminar
  24. Oi, Nina!

    Eu também adoro decorar minha casa... Ir pensando nos detalhes... Estas peças em azul estão lindas!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  25. Lindo (= Azul fica sempre bem na decoração

    ResponderEliminar
  26. Nina minha querida, me lembro uando postou sobre a arte de pintar a mesa que hoje ja se encontra branquinha como você queria, as peças em azul de fato são muito lindas e dão uma ar de céu ao ambiente ou de paraíso, mas além disso percebo que nos últimos posts que a sua paixão pelo azul so tem crescido! bjucas

    ResponderEliminar
  27. Adorei tudo, sou uma fã de azul :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  28. Oi Nina!

    Amei as tuas peças azuis, as porcelanas são lindíssimas!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  29. Unas porcelanas preciosas, me encantan.
    Besitos

    ResponderEliminar
  30. Nina gosto muito de peças azuis mas na casa do Porto predominam os rosa e os lilases!!!
    Em azul ... os tons na cozinha!
    Atualmente as minhas peças estão todas entre vitrines e armários de modo a não acumularem o pó!
    Há muito que uso poucas peças na decoração para simplificar as tarefas!
    Gosto muito desse recanto ... bj

    ResponderEliminar
  31. Ora viva. Hoje já dei uma volta maior ao seu blogue. Também gosto muito de azul e branco. Vislumbrei ali em cima duas taças com vasos que me parecem louça dos Açores de que gosto muito. Vou adicionar o seu blogue ao meu reader para ir lendo conforme escreva.
    O nº das suas leitoras é impressionante. Parabéns pelo blogue e o sucesso. E muito obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  32. Parece ser um espaço agradável, melhor ficou depois da mudança de decoração!
    Andas mesmo apaixonada por azul e branco :D

    ResponderEliminar