segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Em Viana do Castelo



Estive em Viana do Castelo, uma cidade belíssima, numa das últimas sexta-feiras com sol, dia em que se  realiza a feira semanal, mas - devo dizê-lo - não tem absolutamente nada a ver com a de Vila Nova de Cerveira, que, já agora,  desconfio, não tem nenhuma que se lhe compare em variedade e qualidade de oferta.
Mas voltemos a Viana de Castelo, cidade com muito para oferecer.

Começámos por um passeio pela marginal  e, junto ao Forte,  esta estátua:




Menina marinheira,
menina agricultora,
numa mão o barco,
noutra a flor.


Eram quase horas de almoçar e, ali bem perto, encontrámos um restaurante muito simples, mas que  - quase aposto - serve o melhor peixe e o melhor marisco que é possível encontrar.


Pedimos linguada grelhado que apareceu, fresquíssimo, acompanhado por umas batatinhas "a murro" deliciosas e de uns grelos salteados em azeite e alho. Mais simples não se pode arranjar.
Mais fresco e delicioso, também não.

É  A TASQUINHA DA LINDA e, sendo o espaço restrito e a procura imensa, torna-se obrigatório reservar mesa

Seguiu-se um passeio a pé junto ao rio  ...


Olhando barcos de pesca , observando redes


Estava muito frio, tanto frio como só sente junto ao mar, nestes dias de quase Inverno.


Todo o agasalho é necessário ...

Casaco comprido, botas e camisola de lã ...


Caminhando sempre junto ao rio, avista-se, ao fundo um barco ...


O Gil Eanes, atualmente inativado .


É possível visitá-lo e entrámos.





Não que seja extremamente interessante, mas, ainda assim, vale a pena entrar.

Depois, divagámos pela zona antiga e peatonal de Viana ... Muito bem preservada ...





Nestas ruas, as fachadas de casas senhoriais foram respeitadas e o ambiente é digno, muito agradável.

Sempre, gostei de Viana do Castelo, uma cidade com mar, com rio, com montanha, com monumentos, com ambiente tranquilo, com excelente gastronomia e variadíssimas ofertas para compra dos produtos regionais.

É um destino imperdível, que nunca me decepciona.

Beijo
Nina

24 comentários:

  1. Adorei recordar uma cidade que adoro, através das tuas magníficas fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Oi Nina. Sempre que vejo tuas reportagens sobre essas lindas cidades próximas e facilmente acessíveis por carro, confesso que tenho uma certa inveja por morares tão bem, com essas vilas e cidades antigas muito próximas para se visitar. Como se não bastasse você ainda é uma excelente garimpeira de locais onde servem comidas de verdade, de dar água na boca. Amei essa estátua, senti como se a flor fosse para mim. Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Uma cidade muito bonita que gostava de voltar a rever.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. Eu fui lá em Maio e fiquei apaixonada por Viana do castelo. Tenho imagens inesquecíveis. Adorei a sua postagem.

    Hoje:-Prometeste-me um dia d'amor em alto mar.

    Bjos
    Noite feliz

    ResponderEliminar
  5. Uma cidade de que gosto muito. Embora não tivesse tido sorte com o restaurante escolhido da última vez que por lá andei.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  6. Nina que belo passeio que fez, para mim Viana e uma das cidades mais bonitas que conheço. Quanto ao barco Gil Eanes gostei muito de visitar pq no interior tem algo que tem haver com os primórdios da minha atividade profissional e e sempre bom ver como se faziam as coisas antigamente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como dices, es una ciudad que lo tiene todo. Imperdible realmente.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Nina,
    Viana é na verdade uma cidade linda. Gosto muito e aprecio imenso a vista a partir do Monte de Santa Luzia.
    Magníficas fotos e o almoço foi óptimo. No Norte come-se muito bem.
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. PRECIOSO!!!!!
    HACE AÑOS QUE FUIMOS Y ME ENCANTO.
    TODO PORTUGAL ES HERMOSO.
    ACA NEVANDO Y YO CON UNA CATARRO DE PELICULA...
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  10. Fotos lindíssimas!!! Viajo junto... ainda mais com esse frio invejável!
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  11. Amei o prato!!!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pena que meus dias em Portugal tenham passado tão rápido.
      Já vi o tanto de lugares que perdi de conhecer. E de comer.

      Eliminar
  12. Já fui a Viana duas vezes.
    Conhecer sempre coisas novas.
    Tenho lá um amigo. Gosto muito.

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha morar em um lugar assim , com mar, rio e montanha, tudo que eu queria e ainda uma delícia a gastronomia, boas fotos! bjs

    ResponderEliminar
  14. Uma cidade linda que gostavas de conhecer! Grata por partilhares! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oi, Nina!

    Que passeio agradável! Almoço delicioso e belas paisagens!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  16. Nina ... uma cidade encantadora que não visito há já uns anitos mas que conheço bem!!!bj e gosto dos olhares

    ResponderEliminar
  17. Apenas e com carinho, trazer os meus desejos de um Natal feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adorei rever Viana, através das suas imagens, Nina!
    Já há algum tempo, que passei por aí... pelo que me soube bem revisitá-la através das suas fantásticas fotos...
    Um dia super bem passado, como as fotos tão bem mostraram... e como sempre o look... super bem escolhido...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Oi Nina, acho que precisarei de uns 6 meses em Portugal para conhecer todos estes lugares lindos que você posta, rsrsrs
    Lindo lugar e você chiquérrima!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  20. i like that coat a lotttttttt!

    hugs
    Jennifer
    http://jennifer-femininundmodisch.blogspot.de/2017/12/preischeck-so-viel-kosten-meine-looks_20.html

    ResponderEliminar
  21. Que mimo a louça com "TASQUINHA DA LINDA" e que apetitosa a comidinha. Gostava de conhecer a bela cidade.

    ResponderEliminar