segunda-feira, 13 de março de 2017

Leiria


Saindo do Porto de manhã, - no caso pelas 10:00 horas - fazer pontaria para almoçar em Leiria é uma boa estratégia e uma ainda melhor opção porque em Leiria se come muito bem.
Aliás já nos organizámos repetidamente, em casal ou em grupo de amigos para ir a Leiria apenas e principalmente para almoçar.
Lá, o meu restaurante de sempre é o TROMBA RIJA, um local sem defeito - a tê-lo é apenas porque apresenta uma comida espantosamente bem feita e em doses excessivas, com tanta oferta que, mesmo os mais frugais acabam por se tentar e exagerar.
 Já me aconteceu.
 Sempre me aconteceu no TROMBA RIJA, graças ao incrível talento dos seus proprietários, os simpatiquíssimos senhores Real.

Desta vez, para variar não escolhemos o TROMBA RIJA - mesmo sabendo que há escolhas que, de tão perfeitas, são, devem ser intocáveis e imutáveis.

Então, aventureiros, reservamos no CASINHA VELHA localizado mesmo em frente do TROMBA RIJA.

A decoração - a primeira importante avaliação - é descuidada, pobre a pedir cuidados e remodelação.
A sala de jantar situada num primeiro andar continua a não primar pelo bom gosto - mas, admito - não se escolhe nem avalia um restaurante (apenas) pela decoração.

Encaminhados à mesa que nos esperava ...



... encontrámos um tabuleiro de queijos e enchidos que ..."pagaríamos de acordo com o peso do tabuleiro"
 Estranho!
Então quem é que controla o peso?
Nestas coisas não há nada que chegue à transparência, não é?

Portanto lá provamos um pouco de queijo, pão, uma (amostra) de compota de abóbora e um pratinho de presunto de Barrancos - tudo bom, tudo sem defeito -tirando o facto de não saber quanto custava.

Como prato pedimos cabrito assado que chegou perfeito, muito bem temperado e com acompanhamento igualmente satisfatório





 



O vinho combinou com o assado, embora, no momento de pedir sugestão ao chefe, ele tenha perguntado qual era o orçamento ... estranho!

Resumindo e concluindo, quando chegou a conta - conforme já suspeitávamos - foi alta, salgada, muito cara, muito desadequada ao almoço, pelo que  não voltaremos.

Também quem é que nos mandou trocar o TROMBA RIJA?
Quem?
Lá o almoço tem preço fixo, incluindo entradas, prato à escolha e divinas sobremesas!

Lá diz o outro que "... em equipa vencedora não se mexe!"

Partilho esta informação e avaliação porque o site do Trip Advisor é mesmo muito falível, portanto, em caso de dúvida é perguntar à Nina que não recebe qualquer oferta dos restaurantes e, por isso, está perfeitamente à vontade para dizer o que lhe parece!

Depois de almoço, antes de seguir viagem, visitámos o Castelo - BELÍSSIMO!
Vale mesmo a pena conhecer.























Nessa sexta-feira, o castelo encontrava-se deserto - tão deserto, tão intimista que quase não me admiraria cruzar-me com um grupo de guerreiros, ou uma multidão de crentes nas ruínas da igreja!
Não cruzei, mas sonhei!

Portanto - e repetindo - indo a Leiria é obrigatório almoçar no TROMBA RIJA e a seguir - para ajudar a digestão - visitar o castelo.

Depois, seguimos para Tróia que mostrarei amanhã.

Beijo
Nina