quinta-feira, 30 de novembro de 2017

As costuras da semana


A semana foi bastante produtiva em termos de costura, pois consegui  um novo saco, uma bolsa tipo necessaire e ainda uma toalha para a mesa da cozinha. Tudo apenas e somente utilizando retalhos, sendo que alguns deles eram verdadeiramente minúsculos.

Foi divertido além de produtivo.
Consegui esvaziar um dos cestos, utilizar restos de rendas e até uma camisa de homem, daquelas que ainda estão prestáveis, mas cujos punhos e colarinhos, já não.





Este o saco

Este tipo de saco é muito versátil pois tanto pode viver bem dobradinho dentro da mala, esperando ser útil e evitando a compra de um saco de plástico no supermercado, como pode guardar o trabalhinho que se realiza ao serão.
Como tenho feito vários, possuo sacos para todas as finalidades e para todos os gostos,  até para oferecer.
Confesso que quando me saem das mãos, não saem imediatamente  do coração e então é quase impossível desfazer-me deles - é apego de mãe, que com o tempo esmorece, permitindo as ofertas.
Por este que acima mostro, estou ainda em pleno estado de paixão, que com o tempo vai passar, bem sei.


Mostro  aqui a tal camisa ...

...que foi cortada e cosida ...

... acabando a desempenhar o papel de forro - muito mais útil do que continuar fazendo "monte" no cesto dos retalhos

De uns pedacinhos de tecido imprestáveis, de tal modo eram pequenos, nasceram bolsos, os bolsos interiores do saco, porque - já se sabe ... - bolsos nunca são de mais!

Foram duas tardes, o tempo de que precisei para terminar o saco. Sou lenta e, além disso, quando começo a sentir uma certa saturação, é chegado o momento de parar, de modo a que a diversão não se transforme em castigo.

Os tecidos acabam por combinar entre si ...

... num jogo de cores sublinhados, aqui e ali, por uma sobra de renda.



Neste caso, sem preocupação com padrões, alfinetando, cosendo e passando escrupulosamente a ferro, a "obra" saiu a meu contento.

Se calhar - não garanto ... - será prenda de Natal, original, única e irrepetível - depende de como os meus fortes laços afetivos evoluírem.

Hei de mostrar tudo o mais que for nascendo destas mãos de costureira aprendiz.

Beijo
Nina