terça-feira, 28 de agosto de 2018

Ceausescu


Em Bucareste, uma das visitas obrigatórias e incontornáveis é a Casa/Palácio de Ceausescu, Presidente da República Socialista Romena.

AQUI

encontramos um resumo biográfico desta personagem e a visita à sua Casa/Palácio prova a imensa hipocrisia do regime que representava, uma casa luxuosíssima, num país paupérrimo, onde, a dada altura, o povo subsistia miseravelmente.

Nas palavras de Adrian, o nosso magnífico guia, esta casa/palácio encontrava-se completamente vedada ao conhecimento do povo. Mesmo os operários que a construiram e nela trabalhavam eram obrigados a calar, a guarar silêncio, a manter segredo , sob pena de cairem nas mãos da tenebrosa polícia de estado.



Aqui no blog, evito levantar questões políticas ou religiosas, atendendo ao seu âmbito - em que procuro preservar a privacidade por que optei, tanto a nível físico como intelectual.
Neste caso, porém, limito-me a reportar uma realidade comprovada - Ceausescu foi um político brutal que reduziu a Roménia à miséria.

Abria, contudo uma ou outra excepçaozinha - é ver a modesta casinha que habitava !

Mármores?
Sim!
Mas só de Carrara!


Clarabóia magnífica, numa das zonas comuns


Pavimento, tapetes, estofos e cortinados, só do bom e do melhor
 
 "Nicolae Ceauşescu (Scorniceşti26 de janeiro de 1918 — Târgovişte25 de dezembro de 1989)[1][2] foi um político romeno que serviu como Secretário-geral do Partido Comunista do seu país de 1965 a 1989, servindo também, a partir de 1974, como Presidente da República Socialista da Romênia. Seu governo ditatorial foi derrubado na Revolução de 1989.



Ceausescu foi pai de três filhos, dois rapazes e uma menina os quais - como não poderia deixar de ser ... - viviam em igual opolência.
Nada contra, se o pobre povo  recebesse tratamento justo.




Continua o desfile exibindo o quartinho de um dos meninos






São salas e salões, todos de um luxo asiático, um luxo chocante face ao tempo e ao lugar.

"Ao subir ao poder, se mostrando inicialmente como um moderado, ele aliviou a censura à imprensa e condenou a invasão da Tchecoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia com um discurso em 21 de agosto de 1968, que fez com que sua popularidade aumentasse. O período de estabilidade foi, contudo, breve; seu governo, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais autoritário e se tornou um mais ditatoriais do Leste Europeu. Sua polícia secreta, a Securitate, era responsável pela vigilância em massa e repressão política, acusada de abuso de direitos humanos. O regime de Ceaușescu acabou por censurar a imprensa e fechar jornais com viés de oposição, criando um dos aparelhamentos de segurança interna mais brutais do mundo na época. Eventualmente, a má gestão econômica levaria a um crescimento da dívida externa, colocando a economia romena num forte ciclo de recessão; em 1982, ele ordenou que quase todo o potencial agrícola e industrial produzido pelo país fosse exportado, com o objetivo de gerar renda adicional para pagar as dívidas da nação. Isso causou enormes escassezes de bens de subsistência, levando a subsequentes reduções nos índices de qualidade de vida, devido a falta de água, comida, petróleo e derivados, aquecimento, remédios, eletricidade e outras coisas. Para tentar aparentar estabilidade, o culto a personalidade ao redor de Ceaușescu foi aumentado exponencialmente, acompanhado por um deterioramento das relações internacionais e falta de apoio externo."

Aqui o quarto dos pombinhos - Ceausescu e Elena, com fama de ser ela a verdadeira detentora do poder, quem mandava e desmandava no destino do país, no destino das pessoas




Curiosa esta opção de "sala de estar" na casa de banho do casal. Presumo que aqui se converssasse, se convivesse

E agora, o melhor, o modesto guarda roupa da primeira dama:








Como curiosidade informo que este modelito é Chanel!



Reconheço-lhe o bom gosto - apesar dos maus fígados!
Para terminar - com a cereja no topo do bolo - eis a zona de lazer:


Magnífico jardim de inverno ...


Escadaria principal que conduz  ...



à piscina!
E que piscina!

As próprias paredes são verdadeiras obras de arte em mosaico.

Foi bom enquanto durou, (não foi, Ceausescu, não foi Elena?) porque ...


"A partir de dezembro de 1989, protestos anti-governo foram reportados em Timișoara. A resposta de Ceaușescu foi rápida e ele deu ordens para que as forças de segurança nacionais reprimissem os protestantes, levando a muitas mortes. As notícias da repressão levaram a mais manifestações e revoltas populares contra a ditadura em várias cidades do país.[4] Os protestos eventualmente chegaram a Bucareste e a revolta generalizada viria a ser conhecida como Revolução Romena — se tornando a única derrubada violenta de um regime comunista durante as revoluções de 1989 pela Europa Oriental.[5] Ceaușescu e sua esposa, Elena, fugiram do sitiado palácio do governo e evadiram a capital num helicóptero militar, mas foram logo capturados por tropas do exército romeno que haviam passado para o lado dos revolucionários. Em 25 de dezembro, com o país mergulhando no caos, Ceaușescu e sua esposa foram rapidamente julgados por "sabotagem econômica e genocídio",[6] sendo então sumariamente executados por um pelotão de fuzilamento.[7] Ceaușescu foi sucedido no poder por Ion Iliescu, um dos líderes da Revolução."


E assim, sem honra nem glória, este tenebroso casal e o que ele representava passou à história - pelos piores, pelos mais tristes  motivos.

Felizmente, a vida flui indiferente a ideologias e o país avança, a custo,é verdade,  com dificuldades, sim, mas com vontade, buscando o rumo certo.


Beijo
Nina


18 comentários:

  1. Siempre he sabido de la opulencia y lujo con que vivían los Ceaucescu. Hay que tener el corazón muy duro, o no tener corazón, para vivir así mientras tu gente se muere de hambre.
    Tampoco hablo de política, pero eso es lo que siento.

    ResponderEliminar
  2. Um luxo de se ficar de boca aberta! Pena que o povo vivesse na miséria. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Ocorre em qualquer pais governado por ditadores... o povo é quem sofre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo virtual passeio.
    Abraço e boa quarta-feira

    ResponderEliminar
  5. Que história maluca!
    Infelizmente houveram (e ainda há) muitos governantes que só buscam a posição para se fartarem às custas do povo.
    História triste e violenta. Mas que bom que o país está em uma nova página.

    Abraço,
    Júlia.

    ResponderEliminar
  6. Uma viagem nos sonhos :)) Adorei tanta beleza:))

    Hoje; Melancolia anunciada.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina... quanta opulência e riqueza, e ficaram para a história como monstros... e o comunismo é assim em todos os países!!!
    Eu detestaria morar em um lugar assim!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Nina,
    Na verdade uma vida de luxo enquanto o povo vivia na miséria.
    São assim os ditadores de todas as áreas políticas e semelhante ao caso que descreve lembrei-me de J. E. Santos de Angola. Uma vida de luxo e o povo angolano na mais completa penúria. Triste, muito triste tudo isto.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. É a cara do comunismo! E essa história se repetiu às dezenas, infelizmente!

    Quanto à sua opção pela privacidade e não se mostrar muito nem discutir certos assuntos, concordo plenamente e faço o mesmo no meu blog.

    ResponderEliminar
  10. Por vezes, vemos tanto luxo e nem tanto, o bom gosto. Por aqui se aprecia o luxo com bom gosto, cores que agradam, que acolhem. Realmente, muito belo!
    Porém, a história é a de tantos países, de tantos tempos...

    ResponderEliminar
  11. Que bom que o visitou Nina,Adorei conhecê-lo. Bom Domingo,beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Por isso essa parelha tirana foi morta... bem matada!
    (Credo... e eu sou contra a pena de morte!)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Estamos a precisar de fuzilamentos, aqui.
    Mas não esqueço de quem precisa ser fuzilado foi eleito por esse povo podre, que aqui habita.

    E lá informaram de onde e como estão os filhos do casal?

    ResponderEliminar
  14. what a nice exhibition. i like those rooms and that clothing stuff - i would love to wear it!!!

    hugs
    Jennifer
    https://jennifer-femininundmodisch.blogspot.com/2018/09/accessoires-meine-sommer-sandaletten.html

    ResponderEliminar