terça-feira, 2 de outubro de 2018

Jardinando ...


Jardinar é um excelente exercício físico, afirmo, confirmo e comprovo, que estou aqui que não posso com dores nas costas!

Ele é arrancar ervas daninhas, podar ramos secos, retirar folhas amarelas, sem esquecer de ir metendo tudo num saco de lixo enorme, para que a bagunça não se instale.
Enchi vários e por isso estou derreada!

Depois, necessário se torna organizar o que antes era caos.


Há muitos critérios, mas amim agrada-me arrumar por espécie, isto é, grupo de orquídeas, grupo de roseiras, grupo de hibíscos e por aí fora, sempre formando ilhas com espécies da mesma família.

São resistentes e sobreviventes, as roseiras.
Esta que esteve abandonada não se ressentiu e continua oferecendo  maravilhas - são amarelas (as minhas preferidas) e perfumadas.


A parede do fundo precisa de pintura, eu sei. Já está agendada.

As orquídeas são fáceis, mas caprichosas - umas, agora,  quase hibernam, outras - como esta - estão em botão prontas a florescer.

Já vi que gritam por ajuda, porque o solo exaurido não satisfaz as suas necessidades.


Serão reenvasadas com substrato novo.

Trabalho que exige dedicação e músculo. Sozinha não consigo. Terei ajuda para as desenvasar e substituir o substrato. Devagar. Um de cada vez. Até que todas as orquídeas estejam saciadas e felizes.
Trabalho pesado, sim! Inevitável, porém, se se  espera que estas belezas alegrem os nossos olhos e os nossos dias.

Lá para o Natal, agradecidas,  vão retribuir as atenções com flores, muitas, muitas flores.

Beijo
Nina

25 comentários:

  1. Boa tarde Nina,
    É na verdade um trabalho árduo, mas com gosto e paciência tudo se faz e depois o resultado é magnífico.
    Tenho uma pequena varanda com algumas flores que necessitam também de "tratamento" e duas floreiras para desenvasar e substituir as flores, coitadas, que por lá sobrevivem;))!!
    Beijinhos e continuação de um ótimo dia.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde, querida Nina!
    Uma tarefa muito gratificante da qual já participei em casa grande onde morei...
    Se um dia voltar a ter jardim, penso que será ótimo também, distrai muito e é muito compensador ver o crescimento delas e o florescer... Lindo!
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida Nina!
    Jardinagem não é fácil, porém é gratificante mexer com as plantinhas.
    Melhoras com as dores nas costas!

    Beijinhos 🌷🌷🌷🌷

    ResponderEliminar
  4. ES UNA PENA AHORA GUARDAR LAS FLORES PARA EL INVIERNO..
    ACA HACE MUCHO FRIO Y LAS HELADAS SON FUERTES.
    SI ES UN EJERCICIO MUY BUENO.
    SALUDIOTS

    ResponderEliminar
  5. Adoro cuidar das minhas plantinhas, é muito prazeroso e gratificante quando vemos os resultados.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que é uma actividade gratificante mas que requer força. As minhas plantinhas precisam de cuidados. Mas a minha lombalgia reclama logo. Hoje andei a tirar folhas secas, mas precisam de terra e de mudança de vasos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Gosto de ver o teu cantinho tão bem tratado. Dá muito trabalho e é preciso gostar também. Felizmente tenho a minha jardineira privada ( a minha mãe) que é quem me trata das plantinhas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Muito trabalho, Nina, mas depois as flores dão alegrías.
    Boa semana! Beijihnos

    ResponderEliminar
  9. Gosto de flores mas detesto orquídeas.

    Ganhei um pé de manjericão.
    Por enquanto está lindo.

    ResponderEliminar
  10. Muito bem cuidadas! Admiro quem tem toda esta paciência para cuidar das plantas. Realmente, elas retribuem esbanjando sua beleza!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. É um trabalho criativo. E se o resultado for tão bom como bela é a rosa, dá para ficar encantada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Adoro flores
    Vai ter umas lindas flores aí no Natal :)
    Parabéns
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. É sempre meu passatempo preferido. Como viver sem? O verde nos faz bem. Beijinhos Ninita!

    ResponderEliminar
  14. Muito bem, é preciso cuidar delas. :))

    Hoje » Poesia sem sonhos

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderEliminar
  15. Eu também gostaria muito de jardinar, mas não tenho jeitinho nenhum! Tenho atualmente cinco vasos de plantas em casa (não conto com dois pequenos cactus que já nem sei se estão vivos ou apenas a vegetar). Um está na varanda ao ar livre e lá vai resistindo, os outros quatro estão numa marquise. Uma planta, entre cortes e podas, já dura há quase 30 anos, outra está como os cactus - não desenvolve nem morre, a outra é uma suculenta que perdeu alguns pés, podres e mantém um com algumas folhas e no outro estava um rebento do vaso que está na rua e não vingou, sendo neste momento, terra e algumas folhas secas. Belo jardim, não? Mas não desisto delas... acho que vou arranjar ocupante para o vaso vazio um dia destes: tens sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho. Compra um vasinho de amores perfeitos e transplanta para esse vaso desocupado. A terra deve estar húmida, mas não encharcada. Tem de estar ao arlivre, na varanda. Experimenta. Vais fazer as pazes com a jardinagem. Beijo

      Eliminar
  16. Amo todas as espécies. Mas aqui no meu terraço por conta de muito vento e sol, só mesmo as palmeiras e as pleomeles que dão sombra. No Natal, mesmo no seu inverno, estarão floridas? Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que as orquideas floresçam como é seu hábito e obrigação.
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Não tenho muito jeito para plantas, mas a minha mãe também tem flores lindíssimas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  18. Qué linda manera de hace ejercicio. Lo más lindo debe ser ver florecer tu jardín.

    ResponderEliminar
  19. Ai Nina, as minhas orquídeas também estão precisando de um cuidado especial, vou me inspirar em ti!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  20. Hoje eu não tenho espaço para jardim. Já tive e era imenso. Trepadeiras de vários tipos caiam em cascata pela minha varanda. Era um jardim que só um jardineiro para a manutenção. O marido também cuidava um pouco, gostava.
    Mas mudei-me para um apartamento, com uma pequena varanda. Não queria mais saber de grandes manutenções necessárias para uma casa. Cansei-me. Mas uma varanda, sim, precisamos e não é difícil para cuidar.
    A maneira que escolheu para organizar as flores e plantas, seria a mesma que eu usaria para este fim.

    ResponderEliminar