segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Bolo de maçã

 Possivelmente já divulguei esta receita, mas, como é uma das minhas preferidas, corro o risco de me repetir.
Trata-se do Bolo de Maçã (Bimby) que pode sem o menor problema ser feito pelo método tradicional, só que, com a Bimby é rapidíssimo e fica mesmo muito bom.

É um bolo seco, na medida em que não tem cremes, mas é fofo e suculento devido às maçãs.

Gosto dele como sobremesa, simples ou com queijo, mas, na verdade, como me sabe melhor é ao pequeno almoço / café da manhã, com fiambre ou queijo.


Muita, muita maçã que lhe confere uma textura húmida, visto que a fruta fica cozida/assada.

A receita original reza assim:
INGREDIENTES:

4 maçãs
130 g manteiga
3 ovos
30 g brandy
200 g farinha
200g açúcar
1 c. chá fermento
1 pitada de sal
açúcar para polvilhar

Ligar o forno a 180 graus
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha
descascar as maçãs, retirar o caroço e partir em cubinhos

Bater a manteiga com o açúcar e juntar os ovos, continuando a bater.
Acrescentar o brandy e misturar.
Juntar a farinha com o fermento e o sal , batendo bem.
Juntar os cubos de maçã e envover,
Reservar alguns para colocar na superfície da massa.
Polvilhar com açúcar.

Assa 40 a 45 minutos.

Deixar arrefecer 10 minutos na forma antes de desenformar.


Oh! delícia.


Já quase acabou. Isto em menos de 24 horas, Só me resta fazer outro.
Temo o pior!

Beijo
Nina

24 comentários:

  1. Boa Tarde, querida amiga Nina!
    Amo este bolo de maçã. Que sabor agradável!
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Nina,
    Que bolo com tão bom aspeto!
    Deve ser uma delícia
    Os bolos de maçã são os meus preferidos, embora evite comer bolos;))!!
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de bolo de maçã. E já começa a apetecer uma fatia de bolo para o lanche.
    A minha receita é semelhante e fica sempre muito bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Adoro tudo que leva maça para mim ja podia ser essa fatia humm bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolo de maçã! O que faço é parecido, mas fica só com a maçã por cima, polvilhada com canela e açúcar, numa forma retangular baixinha.
    Adorei a receita, acho que num fim de semana destes, experimento. Obrigada querida "gulinha!" :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Nina: adoro bolos de maçã e este teu está bem bonito, só não vi a quantidade de açúcar que usaste. É a gosto?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Qué delicia. Copio la receta con la idea de prepararla algún día.

    ResponderEliminar
  8. Adorei a receita:)) e..levei :))

    Hoje: O teu odor de Galanteador

    Bjos
    Votos de uma óptima e abençoada Noite.

    ResponderEliminar
  9. Faço um maravilhoso de maçã e canela, tão fácil é delicioso e não é preciso bimby, é daquelas receitas que corre sempre bem e desaparece num instante 😊

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. How are you, dear Crissi?
      Yes, this apple cake is really delicious.
      Beijo

      Eliminar
  11. Adoro bolos de maçã, esse pelo aspecto deve ter ficado fantástico!

    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Querida Nina, finalmente... eu por aqui!
    Esse bolo está lindo e também gosto muito de bolos com maçã, ou cenoura, ou ananás... Mas tenho um reparo a fazer: ó menina gulosa, 200g de açúcar para igual peso de farinha, num bolo de pequeno almoço e/ou lanche não será demais?! Vais pensar e depois dizes-me!
    Fiz o casaco de tricô para o Miguel. Espreita a publicação e socorre-me... sff!!!
    Já me fizeste rir com a cena do restaurante do não sei quantos... que eu não ligo a "chefs" desses de culinária! É como a outra que queima coisas na TV e acha que fica tudo muito bem cozinhado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nina,
    Que delìcia de receita,bem fácil.
    Aqui já começou a esfriar e com um chazinho...humm...farei com certeza.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderEliminar
  14. Essa Bimby já vi, vinda de Portugal mas não comprei.
    Era muito cara para mim.

    ResponderEliminar
  15. Olá Nina,
    Já faço este bolo há muito tempo e é um dos meus preferidos também. A única diferença é que além de o polvilhar só com açúcar, polvilho com mistura de açúcar e canela.Faz toda a diferença e o perfume que fica na casa não tem descrição. Experimente ��
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão. Claro que vou experimentar, Aldina. Beijinhos

      Eliminar
  16. Oi Nina... eu queria uma máquina como essa, rsrsrs
    Adoro bolo de maçã!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  17. É um dos meus bolos preferidos. Além de saboroso,amo o perfume que exala! Apetecia-me uma fatia agora! Beijinhos Ninita!

    ResponderEliminar
  18. Bolos de maçã são maravilhosos, mesmo assim, com muita maçã, ficam úmidos na medida certa.

    ResponderEliminar