sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Orquídeas

Tenho uma amiga que não gosta de orquídeas - quando me ler, sei que vai identificar-se -, mas é a única pessoa que conheço que não se rende à maravilha que são estas flores.

Todos os anos me surpreendem, porque, sem quase nada exigirem, de repente, do nada, resolvem florescer. E então, assim se mantêm durante meses.

Todos os anos se repete esta festa.

Estão ali, quietinhas, quase esquecidas, recebendo apenas umas gotas de água por semana - sei que morrem, moles, tristes, amarelas e pegajosas, se forem encharcadas com excessos de rega - e, de repente, surge um caule e nesse caule botões e desses botões flores.

Esta acabou de florescer e foi uma alegria para os olhos

Esta estava abrigada, sossegadinha no meio das suas irmãs, quando o milagre aconteceu. Transportei-a para um local de maior destaque.
É, agora, a estrela da companhia, a rainha da festa, a primeira a alegrar o meu mundo.

Outras virão, algumas já velhinhas, resistentes ao tempo


Devo, de acordo com a minha experiência, esclarecer que embora resistentes, não são eternas e podem morrer por excesso de água, por carência excessiva dela, ou porque o solo se encontra exaurido, esgotado de nutrientes.

Este ano, acautelei a situação, selecionando as que me pareceram mais debilitadas, com excesso de raízes e quase nenhum substrato e, juntando duas ou três, replantei-as em vaso maior.


Aqui, embora bem mais confortáveis, encontram-se ainda em processo de adaptação à nova casa. Espero que seja um êxito.


Se calhar estas, abaladas, não vão dar flor este ano. Não sei. Sei, contudo que a operação era inadiável, porque, quando regressei de férias , vi com tristeza que algumas tinham morrido.
Para já, a alegria da primeira a florescer, ninguém me tira!
Se tudo correr normalmente, serão tantas que, dentro de semanas terei que decidir onde as colocar.

A quem nunca arriscou numa destas plantinhas, aconselho vivamente que o faça - são baratas, encontram-se à venda em qualquer supermercado e, sem esfoço, sem exigências, vão encher o vosso espaço de vida e alegria.

Bom fim de semana.

Beijo
Nina


17 comentários:

  1. Adoro orquídeas. Nunca tive em planta, mas só tenho uma varanda e nela Tenho chá Príncipe, salsa coentros e roseiras-
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. São sem dúvida flores lindíssimas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu amo. E é uma alegria imensa, como parir um filho,quando aquela plantinha que cuidamos com tanto carinho desabrochar em flores, como risos. Entendo seu sentimento. Entendo sua alegria. Flores dão energia, alegria e vida. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro orquídeas! tenho algumas bem lindas. Gostava de mais mas são caras:))

    Hoje, com: " Mélicos tormentos "

    Bjos
    Votos de uma óptima e abençoada noite

    ResponderEliminar
  5. Adoro! Beijinhos e tem um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. São lindíssimas e quem sabe não me deixo inspirar pelas tuas. Deverão viver felizes comigo, pois esqueço-me com frequência de por água nas minhas flores, rsrs
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Qué mano tienes! Me encantan! pero no me atrevo a ellas. Besos

    ResponderEliminar
  8. Lindas, lindas as tuas orquídeas!
    São as minhas flores preferidas, apesar de, agora, não ter nenhuma... mas já tive.
    Acho que já disse, mas gosto de repetir que o meu ramo de noiva era de três lindas orquídeas cor-de-rosa/lilás e o meu lençol de núpcias tinha-as bordadas exatamente na mesma cor.
    Nina querida, encontrei o tal casaco de torcidos: tinhas mostrado no FB.
    Neste segundo dia de chuva, hoje com boas abertas, tricotei. Meninos na escola e na creche... distraio-me entre agulhas e já fiz 4 casacos para bebés pequeninos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oh I love them also..mine are asleep right now...Love the little one!

    ResponderEliminar
  10. Olá Nina :) É engraçado como também me apaixonei por estas plantas que tantas alegrias me têm dado :)
    Adoro as suas flores e cores que tanto iluminam os meus olhos :) É tão bom quando florescem :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu amo tanto Nina! Ficam na janela para à rua. Quando uma floresce,logo vem para a sala. Linda esta orquídea! As minhas são todas brancas. Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Sou eu!!!!!!!!!
    Não gosto e tenho medo delas.
    Por isso nem olho.

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina... estou com tantas aqui em casa, mas sem flor... tem uma que daqui a pouco florirá e aí eu não me canso de olhar, adoro!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  14. Nina...não tenho sorte com orquídeas talvez por não ser uma das flores que mais goste de ter em casa!
    Mas gosto muito de as ver em belos recantos como os seus!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  15. Acho lindas, mas não consigo cuidar muito bem das orquídeas. Minha mãe tem umas de fazer inveja, mas as minhas não ficam com aquela aparência.
    Por acaso a amiga que não gosta de orquídeas é a Liliane? Ela sempre fala de orquídeas e de suculentas!

    ResponderEliminar
  16. Realmente, são belas e as flores duram.

    ResponderEliminar