quarta-feira, 24 de outubro de 2018

São rosas ...



Aqui, muito perto de casa existem dois hortos, um da D. Elvira e o outro de um senhor estrangeiro que apenas arranha o português e que é muito antipático. Os dois estão bem fornecidos, recebendo semanalmente, da Holanda, a maior variedade de plantas que se possa imaginar. Todas lindas e todas caríssimas!
À D. Elvira já comprei imenso, quando nos mudámos para esta casa. Comprei, comprei, até dar conta que ela me estava a esfolar viva. Então parei de comprar e mudei para o senhor estrangeiro trombudo e mal disposto.
Como não gosto de sofrer, rapidamente o mandei passear a ele, às suas plantas fabulosas e às suas trombas.

Depois comecei a comprar no supermercado, primncipalmente no Lidl que tem uma oferta muito convincente, em termos de preço e variedade, desde que se copmpre nos dias em que chegam as novas remessas, segunda e quinta-feira.

Por fim, fiquei espertíssima e descobri o local ideal para me abastecer, a feira. No caso, a Feira de Cerveira que é onde vou com maior frequência.

Os preços são razoáveis e a variedade muito grande, além de que, os vendedores fornecem verdadeiras aulas de agricultura, que eu cumpro religiosamente.

Acontece que, depois das obras no terraço, me deparei com um espaço nu e desconfortável. Tenho vindo a tratar dele, paulatinamente, que não sou jardineira, não sei planear e, portanto, vou comprando e plantando à medida que encontro as espécies que me agradam - abolindo para todo o sempre árvores e arbustos.

Daí que comprei rosas, rosas em estaca:


As amarelas são as minhas preferidas e dessa cor trouxe duas embalagens, embora não tenha resistido às brancas que também vieram comigo.

Não convem - diz o bom senso - deixar as estacas que já têm raíz, muito tempo à espera. Por isso pus mãos à obra ...

Mudei a terra, coloqueii nova drenagem ...



... retirei o invólucro, acrescentei mais terra - uma mistura própria para roseiras - reguei e agora é só deixar que a natureza faça a sua parte.


Eu já fiz a minha!

Beijo
Nina



17 comentários:

  1. Que floresçam na devida altura para tua alegria e para embelezar esse teu terraço.
    Aqui consigo comprar plantas mais baratas na florista do que na feira.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. O tempo convida à jardinagem. Tenho uma paixão por rosas, desde sempre.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nina,
    Acredito que na primavera terá rosas lindas para nos mostrar!
    Gosto do sentido de humor com que aborda os seus temas.
    O trabalho é sempre bem compensando!
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Seguro que tendrás unas rosas preciosas.
    Besitos

    ResponderEliminar
  5. LAS ROSAS ME ENCANTAN !!
    Y AHORA ES BUENA EPOCA PARA QUE EN VERANO FLOREZCAN.
    TENGO MUCHAS DIFERENTES Y DE DIFERENTES COLORES.
    UNA ES DE PORTUGAL UN ROSAL QUE CAEN LAS RAMAS Y LA ROSA ES CHIQUITA.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  6. As rosas, quando florirem, vão ficar lindas no teu balcão.De certeza vai ficar um recanto bem bonito, como tão bem sabes fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Na feira ... os viveiristas são sempre uma bela opção!
    Por aqui é a eles que compram!
    ... meu pai adorava rosas e há um ano ofereceram-me uma branca que é maravilhosa!
    Aguardemos os primeiros botões dessas!!!bj

    ResponderEliminar
  8. Nas feiras encontra-se tudo muito mais em conta!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  9. Lovely purchases..I cannot grow roses in winter..I can only remember them♥

    ResponderEliminar
  10. O título fez-me lembrar a história da Rainha Santa Isabel. "São rosas!" :)
    Rosas são sempre lindas!
    Adoro
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. "São rosas, senhor!"... e essas vão ser lindas, nas roseiras!
    Rosas colhidas são rosas perdidas (digo eu, que gosto das flores no lugar onde crescem!) Em jarras duram tão pouco. No teu terraço vão dar-te muita alegria brevemente.
    Querida Nina, já hoje sobrevoei a tua linda cidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Tus andanzas con las rosas y las flores me han encantado.

    ResponderEliminar
  13. Nina,eu também compro no Lidl e no Aldo,mas gosto mesmo de comprar na feira. Além de ser mais barata,também tenho aulas e ganho plantinhas. Meu coração de Maria foi um presente da senhora da feira. Está cor é linda. Já imagino este terraço na Primavera. Semana que vem estou de férias vou cuidar do meu é plantar bulbos de tulipas. Bom fim de semana amiga,beijinhos !

    ResponderEliminar
  14. As aulas de agricultura dos fornecedores são preciosas. Agora é cuidar delas e esperar que cresçam :) beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Também adoro rosas amarelas e já consigo imaginar como vai ficar esse estimado jardim. Belíssimas compras!

    ResponderEliminar
  16. E agora é aguardar pela Primavera... para se aguardar os primeiros resultados... também gosto imenso de rosas amarelas! O Jorge tem umas matizadas de amarelo e laranja, no jardim... creio também terem sido compradas no Lidl. Eles às vezes, aqui por estes lados, costumam ter uma boa variedade... e eu com os viveiros do Horto do Campo Grande, por perto... lá me vou aviando, nos do supermercado... que ficam tão à mão... quando se vai fazer compras... é a lei do menor esforço... em pleno, a funcionar!... :-))
    Beijinhos! Feliz domingo... com uma horita a mais!...
    Ana

    ResponderEliminar
  17. As rosas e todo o cuidado com o jardim, fazem-me lembrar da minha mãe. Ela e meu pai frequentavam um roseiral, para apreciar e comprar rosas. Ela tinha uma de cor lilás, que quando uma florescia, o jardim era motivo de todos pararem para apreciar.
    Muito em breve, teu espaço externo resplandecerá em flores e perfumes.

    ResponderEliminar