sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Casa dasVelhas


 Em Cerveira, descobri por acaso um dos mais extraordinários restaurantes, de entre os muitos que conheço.

A Casa das Velhas, na Quinta das Mineirinhas.

Já em tempos explorara esta zona, situada no alto da serra, com uma vista incrível. A Quinta das Mineirinhas é um condomínio e aí  se encontra implantado o restaurante.
Na altura entrei, avaliei e não me convenci.  Foi um juízo de valor nada fundamentado. Digamos que foi uma espécie de "feeling".
Risquei da minha lista de restaurantes esta possibilidade.

Até que ... há duas semanas atrás, querendo almoçar e não podendo recorrer ao Miguel do Restaurante Lagar em Eiras que se encontrava encerrado para férias, decidi arriscar na Casa das Velhas.

Entrei e gostei muito do espaço, renovado,  decorado com muito bom gosto, com o mesmo carinho com que se decora a própria casa - o restaurante mudara de donos!


Mesas amplas, louça e copos impecáveis e até mesmo o pormenor das mimosas frescas 


completa o acolhimento super simpático.


Rústico, mas muito confortável ...

... com uma lareira aquecendo o ambiente.

Diz-se que a primeira impressão é determinante, para o bem e para o mal - no caso, a alma alegra-se, o coração sorri e a expectativa não pode ser melhor.


 Lá do alto, a vista é incrível e as muitas janelas permitem a entrada de luz e ...

... este espetáculo!

Fomos prontamente atendidos e escolhemos o almoço - uma carne grelhada, dos deuses!

Enquanto esperávamos, chegaram umas coisinhas deliciosas, tudo feito em casa ...

Bola de carne ...

.. e outras pequenas/enormes delícias 


Mas o melhor estava por acontecer:

A dada altura, aproximou-se da nossa mesa o "chefe" que, para grande espanto nosso, declarou que nos conhecia há muito tempo, do restaurante dos pais - a Elvirinha e o sr. Manuel - em Seixas, uma localidade próxima.

Convivi longamente com esse casal e, especialmente pela Elvirinha, desenvolvi um grande carinho.  Lembro que então ela apresentava um preocupante problema de saúde e, sendo ela a cozinheira - uma cozinheira de mão cheia, talentosíssima, diga-se - o restaurante perdeu qualidade e acabámos por nos perder de vista. Aliás, chegámos a ser informados pelo Nuno, um dos empregados, que o restaurante fechara. Tive pena , esperando que a Elvirinha tivesse recuperado.

Perante a informação do "chefe", perguntei pela mãe e imediatamente surgiu a Elvirinha que nos observava à distância e de quem recebi o maior dos abraços, daqueles que apenas damos a quem queremos muito bem.

Sou assim, sou uma pessoa de sorte.
Cheia de sorte com as surpresas que a vida me reserva - a Elvirinha está bem, trabalha com o filho (o chefe), a nora Rosemary e a D. Linda, sogra do chefe João.

O projeto é um absoluto sucesso com o restaurante cheio tanto de portugueses como espanhóis.
A equipa é extraordinária, de um profissionalismo, uma simpatia sem limites.
Com estes ingredientes e matéria prima de superior e insuperável  qualidade, o resultado só poderia ser fantástico.

Divulgo com o maior prazer, porque merecem, embora me pareça que não precisam de qualquer tipo de divulgação, pois quem vai à Casa das Velhas uma vez, repete, repete, repete.

Beijo
Nina