terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Forno e fogão



Todos sabemos que os electrodomésticos  quando resolvem avatiar, avariam TODOS  ao mesmo tempo. Não se trata de qualquer  tipo de praga ou maldição ... acho que tendo a mesma idade ou semelhante, têm a mesma  longevidade.
Parece-me,  portanto,  que não é praga nem maldição  - espero  que não seja, mas, quando  quase no mesmo mês  me vejo obrigada a substituir a máquina de lavar louça,  a placa vitrocerâmica e o forno, as minhas convicções racionais ficam seriamente abaladas.

A máquina já tinha sido trocada e hoje foi a vez da placa e do forno.
 Só espero que o microondas não  decida pifar ... é  o único  que resistiu à hecatombe.

Havia que decidir onde e qual a marca  a comprar.

Confesso  que gosto das alemãs pela durabilidade e fiabilidade, mas ainda assim hesitei. Por fim, pesando o preço,  a possibilidade  de avarias e o preço das reparações,  escolhi Bosch marca que se tem mostrado muito satisfatória.

Punha-se depois a questão de onde comprar.
Atualmente a escolha é restrita face ao gigantismo de lojas como a Worten, Rádio  Popular  e quejandas, onde já  comprei  sempre com a sensação  que o atendimento era insatisfatório, incompetente,  nada profissional, entregue a uns empregados mal preparados, sem a menor capacidade para esclarecer dúvidas.

Entretanto  assistira a um programa na TV onde eram comparados preços,  concluindo-se que, nas chamadas lojas de bairro se conseguem negócios mais vantajosos com atendimento à  altura, personalizado como se pretende, visto que a despesa base dessas mesmas  lojas, em termos de pessoal e instalação,  é baixa se comparada com as grandes superfícies..

Averiguei e constatei que as ditas lojas escasseiam - são  esmagadas pelas outras, as que se situam nos shoppings ou adjacentes aos supermercados.
Ainda assim descobri e visitei uma sobrevivente  que  me agradou em absoluto - conversaram comigo ( a dona, uma experiente dona de casa ...), esclareceram todas as minhas dúvidas e um funcionário visitou-me mesmo antes da compra se relizar para, in loco,  determinar o modelo a escolher, que se  adaptasse aos móveis da cozinha - mesmo o que eu queria,  mesmo como  eu gosto.

Hoje chegaram os dois novos electrodomésticos.
Já  cozinhei neles.



O forno ...

... e a placa.





Ainda tenho dúvidas - são muitos botões, muitas opções, muitas seleções, muita modernice.
Nenhum  problema.
Amanhã volto à loja.
Serei esclarecida.
Como eu gosto.
Como eu quero.

Viva o comércio tradicional.
Viva!

Beijo,
Nina