terça-feira, 3 de abril de 2018

Descompliquemos!

Dado que, nesta casa a cozinha me está absoluta e unicamente entregue e, mesmo gostando de cozinhar, aprendi à minha custa que o verbo "descomplicar" é o mais adequado a esta atividade.
Não sendo fã de comida processada, pré-cozinhada ou o que quer que se lhe queira chamar, confronto-me com a necessidade imperiosa de todos os dias ter de apresentar um almoço saudável, colorido, variado e apetitoso - o jantar não obedece a estas regras e resume-se a sobras do almoço que cozinho em quantidade.

Mesmo assim, mesmo reduzindo a obrigatoriedade apenas ao almoço, mesmo assim - dizia - às vezes é complicado, para não dizer, muito, muito chato.

Uma vez que pizzas congeladas, lasanhas, rissóis e outros que tais não são, como já referi, opção, aprendi a simplificar a coisa ... cozinhando em quantidade. Quando falo em "quantidade" refiro-me a pelo 3 almoços.

Com a sopa, que comemos diariamente, há muito que adoptei o sistema panela gigante, que equivale a sopa para 4 dias. Guardo-a no frio e vou aquecendo à medida das necessidades.
Faço o mesmo com o arroz, o meu acompanhamento preferido, que serve 2 refeições.
Temos depois os estufados, os picados, a feijoada - todos esses pratos congelam sem perder a qualidade e deles uso e abuso, sempre intervalando, sempre evitando servir duas vezes consecutivas o mesmo prato, sempre escapando à pergunta:
- Outra vez feijoada?




Hoje preparei picado de carne ...

Vou dividi-lo em doses e congelar ...

Servirá  como molho `bolonhesa, como recheio de lasanha, como empadão...


Com o mesmo tipo de carne preparo suculentas almôndegas que servirão várias refeições.

Deste modo, em menos de nada, tenho o almoço pronto sempre que o tempo escasseia, sempre que tenho preguiça em cozinhar.
É uma espécie de fast food, mas  em bom, fast food caseira, fast food saudável.

Os rissóis, croquetes e outros pratos do género prestam-se igualmente a serem congelados, mas dão muito trabalho a preparar e se fritos, não são boa opção. Daí que os evite.

Quem dominar a arte de descomplicar será muito bem vinda se me fornecer dicas e sugestões.

Aguardo.

Beijo
Nina