segunda-feira, 30 de abril de 2018

Por onde andei ...


Por onde andei?
Pela  Galiza!

Em plena zona das Rias Altas, encontra-se a ilha de La Toja, um local de beleza ímpar, que já visitei inúmeras vezes e onde já  pernoitei repetidamente, umas vezes no hotel Louxo, outras no Eurostar Balneário,  ambos 4 *.

Aproveitando  a "ponte" do 25 de Abril, associada ao muito bom tempo, planeei uma escapadela,  desta vez para o Gran Hotel, um clássico e tradicional  5*, do qual ouvira magnificas referências.








O hotel é muito bonito, muito  inglês - todo branco exteriormente, com detalhes amarelos nos toldos que protegem as janelas  - implantado  num luxuriante jardim, com vista sobre a ria.

Lá dentro, o estilo é o mesmo, clássico e tradicional ...






O hall,  em mármore branco transmite  uma sensação de grande tranquilidade.
Faz-me lembrar um hotel em  que me hospedei no Egito,  junto ao rio Nilo, o mesmo onde, em tempos, Agatha Christie  escreveu "Morte no Nilo", um dos seus mais conhecidos romances.

Não me surpreenderia se aqui, no Gran Hotel, encontrasse um escritor em pleno processo criativo - eu própria , neste momento,  escrevinho estas linhas.

À chegada fomos atendidos com a máxima afabilidade, o que prepara o nosso espírito para gostar  do ambiente e apreciar a estadia.

Já instalados, a decepção  - uma inundação na casa de banho, que se manifestou assim que se abriu uma torneira e um telefone  morto, pelo que  me vi obrigada a descer à recepção para comunicar o desastre.

Rapidamente subiu  um técnico para resolver o problema.
Mudámos de quarto, no mesmo piso e similar ao primeiro.
Não foi grave, mas fosse eu gerente do hotel tal não aconteceria - faria questão de vistoriar os quartos antes que fossem ocupados por novos hóspedes ( já sei! Sou preciosa, dada a detalhes).

A sala de pequeno-almoço é verdadeiramente espetacular, toda branca, todo em vidro, debruçando-se sobre a ria.




A manhã nasceu enublada, com céu cinza ...

Com sol ou com nuvens, o espaço continua fantástico

... e o pequeno-almoço é excelente

... com gaivotas espreitando, gulosas, do outro lado da vidraça.


Aqui a sala de jantar, igualmente perfeita.
Lera nas avaliações do site através do qual fizera a reserva, que o serviço de jantar era excessivamente lento. Por isso optámos por escolher um restaurante no centro de Grove, uma povoação vizinha.

Estava frio!
De propósito, a natureza decidira que o fim de semana prolongado seria frio, ventoso e chuvoso e assim se apresentou durante a manhã.



Ainda assim, consegui belas imagens a preto e branco


Uma das mais valias deste hotel é o Balneário , com piscina aquecida e todos os equipamentos que se podem esperar de um SPA.





Aqui, os hospedes usufruem de momentos muito agradáveis e relaxantes 

Não sabia, mas a sigla SPA significa Saúde pela Água!
De facto consegue-se cortar com o mundo de correrias, neste recanto resguardado.


O dia seguinte nasceu soalheiro e luminoso e proporcionou estas imagens:






O fim de semana foi muito mais que piscina e hotel. Houve passeio e descobertas que mostrarei a seguir.

Beijo
Nina