terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Retrospectiva


Agora que o Natal passou e o Ano Novo já entrou e eu andei por aí completamente desligada das minhas rotinas, agora que a poeira assentou, façamos um pequeno exercício de regresso ao passado recente. Refiro-me ao Natal.

Não sou dada a grandes excitações quanto a esta data, nada de correrias, de loucuras nas compras, de obrigações festivas, de grandes comilanças... aliás quando se referem ao Natal como momento de todos os exageros, confesso que não sei do que falam. Não engordo 1 grama. Nada. Tudo dentro do habitual, até porque os chamados doces de Natal não são de modo algum sobremesa que me tentem. Enfim, sou uma sortuda.
Porém, o Natal não passa em brancas nuvens como se não tivesse importância. Não! Rodeio-me das minhas pessoas e a tribo confraterniza.
Acontece que a tribo tem crescido em número de elementos ... infelizmente não chegaram bebés, mas,   por circunstâncias várias tem de facto crescido. Tanto que este ano dei por mim a montar uma segunda mesa para o almoço do dia 25, uma vez que, na mesa principal não cabíamos.

Desta ocorrência cheguei à conclusão que preciso de uma mesa de jantar maior - refiro-me àquela variedade que "estica" quando necessário. Vou investir numa. E isso deixa-me muito feliz porque gosto de incrementar a decoração. Portanto, uma consequência do Natal foi esta - comprar uma mesa nova (iuppiiii!).

A segunda ocorrência relevante, foi bem menos agradável. Foi terrível. Porr@! foi dolorosa!
- Queimei-me com açúcar em caramelo quando queimava o leite-creme.
Que experiência "lixada"!
Vi estrelas de todas as cores!
No momento, larguei a pá elétrica. Esta caiu sobre o próprio fio que derreteu, provocou um curto-circuíto e ficámos mesmo sem luz.
Foi necessário ligar o disjuntor elétrico para que a situação normalizasse.

Tive o bom senso de imediatamente colocar a mão em água fria, o que atenuou a dor, mas não impediu o aparecimento de uma bolha gigante. Faz exatamente hoje 8 dias que isto aconteceu.
Tive a precaução de não rebentar a bolha e hoje, finalmente, começou a desaparecer.
Deixo o ensinamento e o alerta - caramelo efervescente é para ser manipulado com todo o cuidado, com toda a precaução.

Tirando esta ocorrência, foi um Natal muito feliz, muito tranquilo, muito aconchegante,
O Natal, este tipo de Natal, faz-me muito bem, faz muito bem a todos os elementos da tribo, esta tribo que tive a sorte de formar e que se ama sem limitações.

Tenham um Feliz 2019 - não se esqueçam de estar bem todos os dias, todos os momentos do dia. Sim?

Então até amanhã, que tenho "resmas" de fotos e de outras cositas mas para repartir.

Beijo
Nina

13 comentários:

  1. Espero que la quemadura no deje huella, que te recuperes pronto y que todo sea para mejor.

    ResponderEliminar
  2. Pois é Nina. Este é o natal que gosto. Sem correria,sem exageros e com minha pequena familia ,pois está difícil juntar tudos. Cada um com suas obrigações. Diferente de tu,eu sou gulosa. Foram 3 bolos rei para mim e marido em 2 semanas,sem falar nas outras gordices q eu amo. E ainda mais de férias em casa e com este frio,apetece-me comer. Feliz ano Novo querida Nina! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Puxa, que dor!!! Espero que já esteja completamente boa. Feliz 2019, amiga. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Nina,
    Que bom que foram muitos reunidos em volta da sua mesa. Neste dia do Ano é rara a família que não tem que acrescentar a mesa.... Tendo espaço, na verdade, é melhor uma das que esticam.
    O pior mesmo foi ter-se queimado. Agora só o tempo ajudará a sarar a bolha rebentada.
    Boas melhoras e excelente 2019!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Espero que logo se recupere!

    Também não gosto dos exageros de final de ano, mas minha família não abre mão. Confesso que a data me incomoda justamente porque tenho que passar por ela de um jeito que não aprovo. Já tentei sugerir simplificações muitas vezes, sem resultados. Mas os encontros são bons e as pessoas se gostam de verdade, e é o que de fato importa.

    Feliz 2019!

    ResponderEliminar
  6. Ai, Nina, coitada, queimaduras doem imenso e uma grande e, de caramelo, nem consigo imaginar.
    Rápidas melhoras.
    Beijinhos,
    Guida

    ResponderEliminar
  7. Espero que a queimadura já esteja no bom caminho. Imagino o doloroso que foi.
    Gosto do Natal assim como o que descreves. Tranquilo e com os meus.
    Beijinhos e que o Novo Ano te traga muitas alegrias.

    ResponderEliminar
  8. Happy New Year1 Your poor injury..caramel/hot sugar is terrible!A new table..bigger is a sign that you are loved and love:)

    ResponderEliminar
  9. Natal sempre foi na casa de mamãe.
    Desde que não contamos mais com ela, mas a casa permanece agora com outra dona (Aninha-irmã), o encontro é sempre lá.
    E procuramos não falar nela para que o encontro festivo não se transforme em tristeza.
    Não tive acidente mas queimaduras são extremamente dolorosas.
    Que tenhas um Ano novo cheio de saúde.
    E quando comprar a mesa nos mostre.
    Nossa mesa foi projetada para 8 pessoas mas cabem 10.

    ResponderEliminar
  10. Espero que tenha melhorado da mão, Nina!
    Viu, porque é que eu falei que devia ter vasos de aloés, na sua varanda?... Para estas emergências!... Pequenas queimaduras e cortes...
    Se puser o gel da planta, não fica marca nenhuma de queimadura... e o alívio é quase imediato...
    Votos de uma rápida recuperação, e um excelente 2019, para todos aí desse lado!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Imagino o sufoco ao queimar a mão!
    Eu passei o Natal no Porto...com os meus filhos e o tal acréscimo mas sem bebés!
    Não ligo muito à data em termos de consumismo!
    Bj e espero que esteja melhor

    ResponderEliminar
  12. Que 2019 seja um ano com saúde e alegrias diárias!
    Um abração a toda sua família, seus queridos com beijinhos.

    ResponderEliminar