quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Zaragoza



Continuando em Espanha, partindo de Burgos rumo a Andorra, Zaragoza é paragaem a que já me acostumei, é quase casa.
Fico sempre no mesmo hotel, um Ibis modesto, mas confortável, muito bem localizado e com garagem - exigência de que não abdica o senhor que me acompanha.

Chegámos normalmente a meio da tarde, ainda com sol e rapidamente instalados, atravessámos a velha ponte de pedra que conduz ao coração da cidade.


Atravessámos o rio Ebro e, na outra margem, lá está ela, a fantástica catedral de Nossa Senhora do Pilar.
É tão bonita, tão extravagante, tão majestosa que nunca me deixa indiferente.

A ponte.
É também uma referência.
É peatonal, mas aberta ao trânsito dos transportes públicos - o que acho uma pena!
Em cada extremo, no alto de duas colunas, leões observam-nos.

Quando anoitece, El Pilar, ganha ainda mais encanto com as luzes que a enfeitam.

São torres e abóbadas e mosaicos e flechas.
 É uma sinfonia em pedra.
 De alguns ângulos assemelha-se às mesquitas turcas.
 De outros às igrejas moscovitas.
 Noutros, ainda, apresenta perfis góticos ...
Um deslumbramento!

Visito-a percorrendo as suas alas e corredores, olhando os seus tectos, contemplando os seus altares sempre, sempre  que por aqui passo. E passo frequentemente. Mas não me canso. A visita nunca está completa. Há sempre uma descoberta a fazer.


Na praça que a rodeia é onde tudo acontece. Todos os motivos são bons para sair de casa - pensam e assim agem nuestros hermanos, os espanhóis ...


Ao contrário de nós, portugueses, os espanhóis saem muito, saem sempre. Convivem na rua, nas esplanadas, nos jardins. Convivem velhos e novos ...


Este é também um local de encontro.
Sendo que este é particularmente bonito, um café antigo, romântico, com algumas semelhanças com o "nosso" Majestic.


Tomei um café e olhei. Vi. Observei. O culto do convívio.

Ao acaso, percorrendo o bairro antigo, espantei-me com este "romano", no centro de uma esplanada, no interior de um Shopping ...



Estava frio. Uma noite gélida. Foi tempo de regressar ao hotel seguindo o mesmo percurso ...


De novo e sempre enfeitiçada pela catedral ...

Ao longo das margens, esplanadas. Agora quase desertas, mas ainda assim belíssimas.

A ponte, a velha ponte que os autocarros e táxis desfeiam, à noite, tranquila, tem acrescida graça ...

A zona habitacional moderna cresce ao longo do rio - que seguramente será a zona mais bonita da cidade.
 Além de mais fresca, que Zaragoza sendo polar no Inverno é tórrida no Verão.

Um último olhar.
Uma última despedida à velha ponte de pedra.

 Na manhã seguinte partiríamos rumo a Andorra.

Beijo
Nina



20 comentários:

  1. Querida Nina, apesar de já conhecer Zaragoza, gostei muito da viagem guiada que acabaste de me proporcionar!
    É sempre muito bom viajar contigo e ter-te como guia! Falas tão bem!
    Obrigada, amiga!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Você é de uma fortaleza impressionante. Parabéns. Sempre chique e de saltos.
    Pelas imagens a gente v~e o tanto que você andou (e fotografou).

    ResponderEliminar
  3. En esta época mucho frío por Zaragoza, aunque es preciosa.
    Besitos

    ResponderEliminar
  4. ES UNA CIUDAD HERMOSA!!1
    PRECIOSAS FOTOS,PERO SI MUY FRIO!!
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  5. Querida Nina: obrigada por partilhares este belo passeio connosco. As fotos estão lindas e imagino que deve ser um local maravilhoso de se visitar ou revisitar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Visitando e seguindo tão interessante blog
    Uma bonita foto reportagem dessa grande cidade de nuestros hermanos
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Já só existem duas vagas!!...

    ResponderEliminar
  7. Maravilhosa e rica publicação :))

    O nosso amigo Gil António, diz :- Amar-te na tua essência de mulher

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderEliminar
  8. Que lindo!!!
    Estar em um lugar assim deve ser como estar dentro de um filme!

    ResponderEliminar
  9. Um passeio muito bonito. Obrigado pela partilha.
    Às voltas com o tal edema que não me deixa recuperar a visão por completo, e com uma tosse que ameaça fazer-me explodir, peço desculpa pelas ausências.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Lindas imagens Nina... e você sempre muito animada para andar e tirar fotos, tenho amigos que foram para a Espanha e quase não fotografaram, saiam dos restaurantes e iam direto para o hotel de táxi, que chato!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Nina,
    Majestosas fotografias!
    Saragoça é mesmo linda.
    Adorei ver e senti-me transportada até lá!
    Obrigada pelo passeio.
    Beijinhos e feliz e quentinho serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Creo que yo también me acostumbraría y me sentiría en casa en un sitio tan lindo.

    ResponderEliminar
  13. Lindas suas fotos. Sou como você, tenho alguns lugares que amo e procuro voltar muitas vezes para aprofundar a visita. Infelizmente, sendo brasileira, meu acesso não é tão fácil e tenho que me contentar em fazer menos viagens do que gostaria...
    Não conheço Zaragoza, mas esse post me deixou muito aberta a fazer uma visita!

    ResponderEliminar
  14. Querida Nina,dizem que hoje é o dia do obrigada mas mesmo que não fosse, obrigada por esta generosa partilha. Lindas fotos e a catedral é espectacular. Acredito que fique sempre alguma coisa por ver. Tem um bom fim de semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. thanks for sharing. zaragose looks great!

    hugs
    Jnenifer
    http://jennifer-femininundmodisch.blogspot.com/2019/01/mein-besuch-im-kleider-atelier-my-visit.html

    ResponderEliminar
  16. Que Catedral fantástica Nina. Novamente mostrei ao marido e disse que tenho q conhecer . Grata por partilhares! Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Nina!
    Realmente a catedral de Nossa Senhora do Pilar enfeitiça. Pela foto, eu a admirei repetidas vezes.

    ResponderEliminar