Simpatizo com abóboras desde que, menininha, conheci uma, que, maravilhosa, se deixou transformar em carruagem de cristal,transportando Cinderela ao baile!
Desde então, o fascínio jamais se desvaneceu, mesmo quando, crescidota, me confrontei com a polpa da mesma feita puré, em singela sopa amarelinha.
Depois, descobri as delícias das compotas e, tonta, proclamei :
( e é!)
Entretanto, num blog alemão que sigo atentamente - que pode ser visto aqui! - encontrei uma invulgar combinação. Uma sopa de abóbora com gengibre e coco: |
Ingredientes:
1 abóbora pequena
4 ou 5 cenouras
1 talo (5cm) de gengibre fresco e descascado
5 ou 6 cebolas
azeite q,b
1litro de caldo de legumes
molho de soja, sal e pimenta q.b
3 ou 4 colheres de sopa de leite de coco
sumo de limão
Resta juntar o molho de soja ( ou molho inglês), o sumo de limão ... |
...e o leite de coco. |
Ainda assim, resultou numa sopa extraordinária, absolutamente inesperada, totalmente deliciosa, quase, por si só, uma refeição!
Adorei e não hesito em recomendar, tanto mais que o apogeu das abóboras se aproxima e nada de cair na tentação de apenas preparar o divino docinho.
Quando, regresso ao Porto, no fim de semana, vindo de Cerveira, abandono a autoestrada e, em Esposende, tenho a minha fornecedora de legumes ecológicos, onde me abasteço.
No caso das abóboras, compro sem receio de que se estraguem, porque, depois de descascadas e cortadas em cubos, congeladas, duram uma eternidade.
Agora que descobri esta sopa, durarão muito menos.
Beijo
Nina