... muito obrigada pela colaboração.
Consegui clarificar, com a vossa preciosa ajuda, esta pobre cabeça!
Assim, conclui que:
1º - Se me é posta, diretamente, uma pergunta, poderei deixar a resposta aqui ... ou, por outro lado, ir responder ao blog de quem me questiona;
2º -Raramente os comentadores vêm reler o post publicado o que, portanto, transforma as respostas assim dadas em perfeitas inutilidades;
3º - Se responder no próprio blog, tal poderá ser interpretado como tentativa para aumentar o número de comentários;
4º - Responder aqui e no blog de quem comenta é trabalho insano e escravizante;
5º - Quem comenta e visita o blog, espera que a gentileza seja retribuída;
7º - Para não repetir respostas num mesmo post, poderei deixá-las no meu;
6º - Poderei fazer o que bem entender sem me sentir obrigada a seguir esquemas rígidos;
Neste caso, como em tudo na vida, conclui-se, o importante é o bom senso.
Não pretendendo dar a impressão que deixo as pessoas falando sozinhas, sempre, respondo ao comentário, visitando quem se deu ao trabalho de me comentar.
A excepção aplicar-se-à, apenas, nas situações em que os posts dos comentadores, já foram por mim comentados. Nesses casos, deixarei a resposta aqui mesmo!
Esta era uma questão que volta e meia surgia.
Tenho amigas que deixam as respostas no próprio blog.
Outras que, além de as deixarem, me visitam duplicando as respostas.
Tenho outras que me lêem diariamente, mas só esporadicamente comentam.
Outras, ainda, que lêem e nunca comentam, mas que estão lá, atentas e atenciosas que o número de visitantes não engana.
De tudo isto, concluo que, para a questão não existe uma, mas várias respostas.
E que viva a pluralidade e diversidade!
Beijo
Nina
Nina com cordo com td, sempre estou por aqui mesmo que as vesez num da tempo de comentar, mas gosto muito do seu blog,, bjs
ResponderEliminarrealizandosonhovirtual.blogspot.com/
Olá Nina.
ResponderEliminarAcho que é uma boa conclusão. Está dentro daquilo que eu faço também.
Beijinhos grandes.
Concordo!!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Sempre tem dessas mesmo!
ResponderEliminarViva a diversidade! rs
Viva a liberdade de cada uma em seus blogues,né? beijos,chica
ResponderEliminarOlá, eu sou uma das que visita com frequência mas que nem sempre comenta, apenas de vez em quando, quando o tempo o permite, mas acho que se deve ter a gentileza de ir visitar o blogue que nos visitou, as respostas no próprio post só dou se for a alguem anónimo, ou que não encontro o blogue por qualquer motivo, mas ninguém está errado, digo eu :-)
ResponderEliminarGostei do esclarecimento, bom fim de semana, bjos doces
Tomas a decisão que achares mais correcta e que te dê menos trabalho.
ResponderEliminarO blog não deve ser um castigo, mas sim uma distracção.
Beijinhos.
Tomas a decisão que achares mais correcta e que te dê menos trabalho.
ResponderEliminarO blog não deve ser um castigo, mas sim uma distracção.
Beijinhos.
Nina creo que un blog es un espacio para entretenerse y compartir, NO es una OBLIGACIÓN, cuando la crea, ya no es divertido:))
ResponderEliminarBuen fin de semana.
Un beso
Oi amada Nina!
ResponderEliminarAcredito que esta decisão cabe a cada blogueiro. E que ninguém se sinta obrigado a seguir regras inúteis. Aplausos pra tua atitude! A felicidade se traduz na beleza das coisas simples
Olhe a sua volta. Admire o espetáculo do entardecer!
O infinito recobre-se com o manto dourado dos últimos raios
É a noite que vem chegando de mansinho para embalar teu sono
Sorria... o retorno de todo este glamour chega com longos abraços de amizade
Só para abraçar você e desejar-lhe uma noite maravilhooosa!
Beijos carregados de felicidade
Gracita!
TOMES LA DECISION QUE TOMES...NO DEJES DE VISITARME!!!!!!
ResponderEliminarSALUDITOS
Faço minhas as palavras da Mona Lisa.
ResponderEliminarLinda, tem um bom fim de semana.
Beijinhos.
Oi Nina!
ResponderEliminarTambém me questionei várias vezes sobre isso... no fim das contas decidi que às vezes responderei na minha própria postagem, às vezes no blog de quem me visitou... não acho que vale manter um sistema rígido, do contrário perderemos a fluidez e a naturalidade!
Quero te desejar um ótimo final de semana!
Beijinhos!
Nina, venho todo dia ler seus posts, mas nem sempre comento! Eu respondo em minhas postagem, mas sei que muitos não voltam pra conferir. Então respondo no email do comentário, fica mais fácil! bj
ResponderEliminarNina
Exacto, ¡que viva la variedad!
ResponderEliminarQuerida Nina
ResponderEliminarSó agora li o teu "dilema" e aproveitei para ler alguns conselhos que te deram.
Deixo aqui o que penso.
Por vezes eu estranho a ausência de comentários ao que publico, mas entendo perfeitamente: nem tudo o que mostro interessa a quem lê... se lê; nem toda a gente tem pachorra para deixar comentários, apesar de sabermos que, pelo menos, espreitaram.
Confesso que só deixo respostas no meu blogue quando "anónimos" me fazem perguntas pertinentes (acho indelicado quando as pessoas não se identificam ou mesmo assinando o nome não deixam contacto... suponho que seja apenas por desconhecimento nesta área). Também não volto ao post que já vi para saber se há lá resposta ao que comentei. Volto quando me interessa de sobremaneira ou se é uma receita ou modelo que não fixei.
Quem publica com tanta frequência e tem tantos seguidores, como é o teu caso, realmente necessita de muito tempo para respostas individuais, apesar de o tempo a gastar ser igual num ou noutro lado.
Eu retribuo a visita e deixo comentário no blogue de quem comenta o que publico. Tenho muito menos seguidores e sigo centenas de blogues, alguns muito interessantes, com conteúdos que me agradam muito. Outros nem tanto, mas ainda assim, deixo uma palavrinha... acho que anima!
Nos meus posts, quando sinto que estou em falta, não é muito delicado da minha parte, mas peço desculpa coletiva pelas minhas ausências e agradeço os comentários... que são pouquinhos, apesar da inúmeras visualizações de páginas.
Não faço tenções de competir com ninguém, estou na net para me distrair, mostrar, ensinando algumas coisas que faço, gosto de conviver.
Até acho que já sou uma pequena celebridade quando faço pesquisas!!!
Tu, querida Nina, tens um blogue de grande qualidade, já to disse várias vezes, tens cá uma atividade... confesso que não consigo acompanhar o teu ritmo, mas leio tudo o que publicas e, quando um dia escapa, faço revisão da matéria dada!
Continua como até aqui... e depois de leres isto podes comentar no meu último post!!! Que mal há em escrever vários comentários no mesmo post... de quem não posta todos os dias???!!!
Tem um bom fim de semana.
Por aqui é o bulício da Queima das Fitas!
Beijinhos da
Teresinha
Vc me perguntou o porque de eu ter usado agulha circular na gola do colete... faz algum tempo que fiz este colete e não me recordo direito... só sei que vai subindo as carreiras da gola até atingir 7,5 cm. Vou ver direitinho com a Angela, pois foi ela quem me orientou na época a fazer esta gola. Não sei nada de tricô...rsrsrs. A única coisa que faço em tricô é este quadrado perfeito. Amanhã eu me informo direitinho e volto pra te dizer.
ResponderEliminarDurma com os anjos.
Beijo.
Oi Nina,
ResponderEliminarÉ por aí mesmo, 'cada caso é um caso' rs
Sem regras , concordo com a opinião da Maria Carolina.
bjs,ótimo finde!
Olá Nina bom dia, e viva mesmo a "pluralidade e diversidade"! Sintetizou de forma sublime as nossas ideias. E nos blogues como na vida que o bom senso, como afirma, nos vá regendo. Deixemos fluir com naturalidade como diz a Maria Carolina. No fundo era isto que também pretendi dizer. Um beijinho Ailime
ResponderEliminarNina,
ResponderEliminarEu não costumo voltar aos blogs pra ver as respostas dos comentários.
Uma das coisas que mais gosto de fazer aqui na blogosfera, é visitar e comentar. Infelizmente, não estou conseguindo fazer isso como fazia anteriormente.
Quando visito um blog, gosto de ler, entender e comentar sobre o assunto exposto.
Além de gostar de seu blog, e os assuntos que você publica, tenho um carinho especial por você.
Um lindo final de semana! Beijos
Concordo: viva a pluralidade. E o bom senso. Que parece ter abandonado este país...
ResponderEliminarBom fim de semana
manela
Olá Nina! Vim só "dar" um beijinho! Espero que tudo esteja bem contigo :)
ResponderEliminarRealmente cada um de nós tem opiniões e sentimentos diferentes quanto ao método de comentar! O meu blog, é o meu "canto/casa" na net e não consigo deixar de responder nos meus posts às pessoas que comentam, não sei porquê, mas sinto-me mal, parece que deixo as pessoas a falar sózinhas, e não me sentiria bem se não respondesse a quem fala comigo no meu canto, por isso assim que publico algum comentário respondo logo lá no meu post :)
Depois quando tenho uns minutos livres vou agradecer e comentar o post ou posts desse blog ;)
Não me incomoda nada comentar/responder no mesmo post muitas vezes, tanto no meu blog como no delas, já tenho tido longas conversas com várias pessoas assim ;D
Ah....as respostas que dou no meu blog, não são iguais aos comentários que faço para agradecer a visita. No meu post, respondo ao que comentam, e quando retribuo comento o post/posts dessa pessoa que visitou :)
Espero que tenhas percebido alguma coisa do que escrevi loll....não tenho o teu talento para a escrita, sou uma trapalhona :D
beij❤s
"Saúde & Beleza - Health & Beauty"
é assim mesmo, faz o que achas mais adequado e acertado :) beijinho e bom fim-de-semana
ResponderEliminarPS: Esqueci-me de explicar uma coisa. Disse-te que às vezes tenho longas conversas no mesmo post de um blog. É que como há pessoas que usam o mesmo método que eu, respostas no próprio blog, todos os posts que comento "subscrevo por email", por isso recebo sempre no meu email todos os comentários posteriores ao meu, daí sei sempre o que me respondem, só volto ao mesmo post desse blog se preciso ou quero dizer mais alguma coisa ;)
ResponderEliminarmais beij❤s
"Saúde & Beleza - Health & Beauty"
Olá, moça...nada vale a pena se é por força obrigatória, penso eu...comento quando sinto vontade expor.. às vezes leio o texto de blogs mais de 3 vezes, só para apreciar a leitura...adoro seus textos..sempre digo isso...beijos...
ResponderEliminarmaniasdapenelope.blogspot.com.br
EU respondo no meu blog mesmo até pq muitas pessoas q seguem ou deixam comentários não têm blogs ou escrevem como anônimos. Mas qnd se deixa recado no meu blog, já tem um aviso de q responderei lá mesmo.
ResponderEliminaroieee....gostei das regras
ResponderEliminarbeijos e bom final de semana
http://pactodacinderella.blogspot.com.br
Twitter - @Belinda_cind
Sabe, eu raramente respondo os comentários que me deixam. Prefiro deixá-los assim, como foram feitos, sem réplicas. tréplicas... que você faça o que desejar e seja feliz na sua escolha, pois é o que mais importa!
ResponderEliminarBoa tarde!!!
ResponderEliminarBom final de semana
Agradeço sempre sua visita que
deixa meu Cantinho sempre feliz
Obrigado pela bela amizade
Parabéns por ter sempre o melhor para oferecer
Bjussss
__Rita___♥
Responder no próprio blog alguma pergunta que eu faça, precisa que seja no meu blog.
ResponderEliminarÉ assim que faço.
Voltar no blog para vê resposta, não vou nunca.
E acho até indelicado, quem se comporta assim.
Já deixei de comentar em blogs que fazem assim.
Quero andar para frente.
E quando comento tenha certesa de que li a postagem.
Buen fin de seman amiga , yo siempre vuelvo a su blog y trato de venir todos los días ,,, peor a veces la vida me superaaaaa
ResponderEliminarNinaaaaa...eu era uma dessas que respondia no meu blog e depois ía lá no blog da pessoa, colava a resposta e aproveitava e dava uma passeada pelo blog da amiga, mas o número de comentários foi aumentando e tava ficando super estressante...ainda me sinto culpada em não responder no blog da pessoa...Eu por exemplo quando me lembro, subscrevo-me para receber futuros comentários (esqueci de subscrever no primeiro comentário que te deixei rssrs)
ResponderEliminarHoje em dia procuro responder no meu blog mesmo quando fazem uma pergunta, o problema é se a pessoa nao volta p ver a resposta..aí é trabalho posto fora rsrsr mas vou fazendo isso enquanto der..rsrs
Beijinhos
Sheila
http://vidasuculenta.blogspot.ie/
Oi Nina querida!! a respostinha rs Tô achando que tenho minha primeira amiga portuguesa, temos um monte de coisas em comum rs...
ResponderEliminarConheço o Porto sim e amei..Já moramos em Oliveira de Azemeis durante uns 6 meses. Faz Fato é uma vila bem pequena, é bem pequena mesmo rs perto da Carrapateira, da Corte A. Martins, Vila Nova de Cacela, da próxima vez que fores dá uma passadinha lá..me manda teu endereço de e-mail quem sabe tu não compra um terreno lá perto e viramos vizinhas rs o meu é sheila_zanella7@hotmail.com. Tens facebook? Me adiciona lá..o meu perfil é Sheila Zanella
Tenho certeza que vamos nos encontrar vou adorar te conhecer.
Estou morando na Irlanda sim, quando cheguei aqui em 2008 ficamos até 2010, depois Portugal, Espanha e voltei pra cá. Gosto muito daqui, mas se pudesse estaria lá em Portugal, as coisas nem sempre saem como queremos...
Vou deixar nas mãos de Deus (ontem vi um vídeo sobre isso rsrs tenho que parar com essa ansiosidade)...
Beijinhos
Sheila
http://vidasuculenta.blogspot.ie/
e a luz se fez..r.s.. bjokas lindeza.. sucesso
ResponderEliminar