Respondendo à questão, vejam AQUI.
Espigueiros são:
Espigueiros são:
O espigueiro, também chamado canastro, caniço ou hôrreo, é uma estrutura normalmente de pedra e madeira, existindo no entanto alguns inteiramente de pedra, com a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste. Como o milho requer que seja colhido no Outono, este precisa de estar o mais arejado possível para secar numa estação tão adversa como o Inverno.
No território de Portugal Continental, encontram-se principalmente a Norte, em particular nas regiões do Minho, Beira Litoral, Beira Interior e Oeste de Trás-os-Montes.
Na Galiza, em Espanha, existem espigueiros idênticos aos que existem em Portugal. Também há estruturas semelhantes nas regiões espanholas de Navarra, Astúrias, Cantábria e na província de León, onde recebem o nome de hórreo.
Também existem construções muito semelhantes na Escandinávia, em especial na Noruega, onde são chamados stabbur e na Suécia, chamados härbre.
Espero que a dúvida tenha ficado esclarecida.
Beijo
Nina
Que belas viagens e que sítios maravilhosos andas a visitar, Ninita! Adoro os teus textos e as tão lindas fotos. Na minha zona não há espigueiros, mas já vi muitos nos passeios que de vez em quando faço pelo nosso país que, diga-se de passagem, é encantador!
ResponderEliminarNina,
ResponderEliminarnos Açores ao espigueiro chamamos granel. Havia um na casa dos meus avós maternos, na Candelária e, apesar de estar em vias de extinção, ainda há quem os conserve. Não são imponentes como os do Soajo, que são verdadeiros monumentos!
Bjs
São lindos, os espigueiros. E fazem-me lembrar histórias de antigamente!
ResponderEliminar:)
NIna, esclareceu sim e muito, por aqui nunca vi algo do tipo, mas era só colocar minha cachola pra funcionar, afinal o nome muito claro ''espigueiro'' ja da a deixa para o que se trata não é mesmo? obrigada querida e bjucas!
ResponderEliminarComo disse ontem, em miúda acreditava serem cemitérios! Obviamente mais tarde vi cair por terra a minha teoria! São, de facto, verdadeiros monumentos, lindíssimos a meu ver, imponentes até! E faz-me confusão como se seguram em cima daquelas bases desafiando as leis da gravidade e os temporais! Reforço, prova de que os antigos eram muito espertos e inteligentes! Nós hoje temos a tecnologia, é certo. Mas eles tinham a sabedoria, que vale muito mais! Beijinhos
ResponderEliminarQuando era miúda achava que eram uma espécie de jazigos arejados! :)
ResponderEliminarBeijocas
Se les ve estructuras muy sólidas. ¿Serían para que la gente se refugiara durante los ataques de los vikingos?
ResponderEliminarSoajo foi um dos sítios mais incríveis que visitei...onde os espigueiros ganham magia!
ResponderEliminarHá uns anos atrás adorava fotografá-los mas um dia minha irmã eliminou todas as fotos que tinha no PC...e recordações...só na alma!!! Bj e bela escolha!!!
Cada vez mais encantada com essa terra!
ResponderEliminarFoi bem esclarecedor, embora já tivesse ficado com uma ideia :)
ResponderEliminar