Com este título - "Tantos quadradinhos ..." - refiro-me aos quadradinhos de tecido, cortados com o máximo rigor, recorrendo a um cortador circular e a uma base de corte, indispensáveis a quem pretende movimentar-se no mundo do patchwork.
Já agora, informo que tais apetrechos se encontram à venda em qualquer loja vocacionada para a costura e, mais informo, que são carotes!
Posto isto, feita uma introdução que se impunha, voltemos aos quadradinhos.
A minha primeira, tímida e bem sucedida incursão no mundo do patchwork verificou-se AQUI, quando afoita e bastante sem noção da dificuldade que me aguardava, conclui - sou teimosa - esta manta:
Mas, como sabemos, lamentos não resolvem problemas e muito menos aumentam a dimensão de mantas, não é verdade?
Portanto, depois de pensar - pouco, muito pouco, que sou criatura para grandes entusiasmos - dei inicio a nova manta, que será grande, bastante maior que a anterior!
E lancei-me no corte dos quadradinhos - esta a parte menos interessante do procedimento. Deve ser por esse motivo que há quem prefira adquirir os retalhos já cortados.
Eu, não!
Eu enfrento a dificuldade e, principalmente, a chatice!
E fui à luta.
Esta tarde!
Muito corte, muita medição, muita sujeira, muito fio, muito fiapo - que não há como evitar!
Em depósito, entre outros, estes tecidos, que previamente deixei de molho em água fria para que perdessem a goma e encolhessem, se essa for a sua natureza. |
Depois, passei ao corte.
Decidi-me por quadrados com 20 cm de lado. Feitas as contas, estou em crer que tenho quantidade q.b. |
O esquema de junção dos retalhos será simples, muito simplesinho - sei das minhas limitações ... - e, para além deste amontoado de quadrados, irei aplicar um quarto padrão que entrará na ligação dos blocos e na margem e moldura da manta.
Os padrões são ingénuos, umas florinhas sem pretensões, porque essa era a ideia. |
Gosto de decoração suave nos quartos de dormir, deixando os excessos para as salas. |
Por isso, logo que a manta esteja pronta, dormirei submersa em flores do campo ... Bonito, não é? |
Estas mantas, só aparentemente simples, remetem-me para um estilo de decoração que muito me agrada, o escandinavo.
Temos, portanto, que o pior já está feito, o chato, o repetitivo, o exigente.
Segue-se o lúdico!
Vou brincar como uma criança ligando retalhinhos.
Depois, outra etapa, essa muito exigente - a sandwich - constituída pelo tampo, recheio em manta acrílica e forro, que, apesar da complexidade, se faz - tudo se faz! É só querer!
Finalmente, o lazer!
O tal sono e sonho sob um manto de flores campestres!
Quem se aventura?
É que estes trabalhos demorados suportam-se melhor se, do outro lado, num outro lugar, num outro espaço, me souber acompanhada por equipa de ousadas aventureiras como eu!
Beijo
Nina
Ai Nina, gosto desses padrões que escolheste mas tenho as minhas dúvidas se essa manta vai bater a beleza da outra! A outro é linda, linda, linda! Por isso espero ansiosamente que essa esteja pronta! Beijinhos
ResponderEliminarPoxa! ainda bem que o mais trabalhoso já foi! Admiro muito quem faz patchwork, acho lindo. Suas florzinhas vão ficar mais charmosas ainda depois de compor a manta.
ResponderEliminarbjinhos
Mais um trabalhinho lindo vem aí. Gostava de dizer que te acompanho mas é um trabalho demasiado exigente para a minha pouca/nenhuma experiência.
ResponderEliminarBeijinhos minha "fada".
Vai ficar linda de certeza, pois os tecidos são muito bonitos. Admiro a tua paciência e arte,mas a costura não é a minha praia. :)
ResponderEliminarBjn e bom trabalho
Márcia
Nina,
ResponderEliminarEssa manta ficará tão ou mais linda que a primeira.
Adorei as estampas escolhidas. Sei que terá muito trabalho pela frente, mas espero sem pressa prá ver o resultado final.Com certeza uma perfeição, tem mãos abençoadas.
Besitos
Mi mamá siempre respira hondo antes de cortar, pues dice que una vez que la tijera hace su trabajo ya no hay marcha atrás. Veo su tensión antes de dar accionar la tijera, pero al final siempre lo hace bien.
ResponderEliminarBom dia Nina, admiro muito esse seu entusiasmo que a motivam a executar obras de arte que requerem paciência e entrega como essa futura manta que se imagina vai ficar linda. Os padrões dos quadrados são lindos.
ResponderEliminarFico expectante!
Um beijinho e óptimo dia.
Ailime
É assim mesmo Nina :)
ResponderEliminarSempre cheia de energia e vontade de mais :)
Essa manta vai ficar linda com toda a certeza :)
E não a acompanho no trabalho mas acompanho da evolução do seu trabalho :) Por isso força que estou a pensar em si :D :D
Bom trabalho :)
Olá Nina,
ResponderEliminarQue pena não aceitar este novo desafio, ainda me encontro com o vestido que estou a adorar (modéstia à parte). Parabéns essa colcha vai ficar um estrondo.
Beijinhos uma óptima semana.
Vovo Tina
Tina, o meu vai de vento em popa. Acho que ficará pronto esta semana. Quero ver o seu.
EliminarBeijinhos. Tenha um bom dia!
Costuras... não dou conta.. não sou capaz... coitada da minha avó.. morreu tentando me ensinar..kkkkk... só aprendi mesmo a mexer com as outras linhas (trico, croche, tear e ponto cruz..rs).. adorei seu trabalho... bjokas lindeza e sucesso sempre
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEu não me aventuro em costuras, mas a minha cunhada tem umas mãos de fada para essas coisas.
Adorei os tecidos!
:)
Nina...um dia destes também me aventuro mas de momento...meu tempo é pouco para este género de trabalho! A primeira manta é fantástica...e não duvido que a segunda seja também um sucesso! Vou esperar para ver! Bj amigo
ResponderEliminarAmei a manta ficou super fofa, mas acho que eu não era capaz de fazer um projeto desses!!
ResponderEliminarMil beijinhos
http://teensfashionloom.blogspot.pt/
Ficou linda, Nina! Realmente a parte chata é o corte... Haja paciência! Os tecidinhos pré-cortados facilitam muito, mas em geral vem no tamanho 12x12 e nem sempre atende ao que se pretende. Ainda não fiz uma manta, mas pretendo, quem sabe um dia?
ResponderEliminarBeijinhos
Ju
Que linda, amei. Parabéns! Adoro essas colchas, quem sabe um dia eu faça uma. É uma das artes que mais aprecio.
ResponderEliminarBjos tenha um ótimo dia.
Tanto trabalho! Mas compensa. E tens jeito para isto :) Vai ficar muito bem!
ResponderEliminar