Gosto de ter plantas dentro de casa, mas com peso e medida.
Quero com isto dizer que não me agradam amontoados caóticos que sugerem amostra de floresta tropical. Disso não gosto.
Quando, no início de Janeiro regressei a casa, encontrei-a muito fria, triste e desconfortável. Tenho o dom de sentir os ambientes e determinar os que são caldo para um ambiente feliz.
Será talvez por isso que me desagradam as casas fabricadas por decoradores onde tudo está em equilíbrio perfeito. Tão perfeito que não se coaduna com a vivência de pessoas reais.
Voltando ao ambiente frio, triste e desconfortável, tratei de literalmente o aquecer com lareira à noite, velas acesas e aquecimento central ligado.
Passei depois aos detalhes.
E foquei-me nas plantas. Poucas, que como disse, não me agradam excessos.
Nesta mesa, por exemplo, numa bandeja comprada na "CASA", coloquei 3 vasinhos floridos. São mínimos, mas no conjunto resultam. Juntei bolbos de Jacintos que não tardarão em abrir. |
Recebi uma oferta que alegrou a minha alma e os meus olhos:
Este ramo de rosas brancas, quase verdes, que fazem companhia à bandeja florida. |
É neste espaço que passo a maioria dos meus serões e adoro a possibilidade de deixar que os olhos vagueiem sobre esta paisagem em flor.
Outro local onde admito plantas, é na cozinha.
Não podem, contudo, ser umas plantas quaisquer. Não! Exijo aromáticas:
Cebolinho, manjericão e coentros |
Todos serão usados na preparação de pratos e assim junto o útil ao agradável.
E, por aqui me fico no que diz respeito a plantas dentro de casa.
É certo que tenho outras, muitas outras, mas essas vivem num espaço envidraçado, uma espécie de estufa/ jardim de inverno, com clima muito adequado ao seu crescimento. Aí vivem as minhas orquídeas enquanto não florescem. Também aí repousam as doentinhas e, geralmente, recuperam.
Dentro de casa, propriamente dita, sou bastante restritiva e, como mostrei, opto pelas floridas.
São da minha opinião ou, pelo contrário, gostam de vê-las no interior?
Por quê?
Vá, contem-me tudo!
Quero aprender.
Beijo
Nina
Não desgosto de plantas, mas infelizmente não se dão na minha casa. Mas também não gosto de plantas aos molhos no interior. Uma aqui, uma ali, outra acolá basta. Tenho apenas um pé de milho, planta bonita, resistente e de fácil manutenção. E tenho uma outra, aquisição recente para ocupar um lugar vago, bonita mas já me arrependi da escolha pois deixa cair muita folha e parece-me que ela não se está a dar ali muito bem. Sou capaz de a substituir! Beijinhos
ResponderEliminarLindo! E daqui a dias vão ser os jacintos a exalar um aroma que eu também muito aprecio.
ResponderEliminarAinda não fui aos jacintos e o ano passado comprei vários vasos dessas flores pequeninas que parecem cachinhos de rosas. Duraram muito tempo e quando as flores murcharam coloquei algumas folhas na terra e ganharam raíz. Aguardo que floresçam... mas está a ser um processo moroso!
O rei deste ano foi o meu ciclame: ficou sempre na varanda soalheira e há um ano que tem sempre flores de cor fúxia. De vez em quando vem à sala... mas prefere a varanda!
Agora que não chove vou colocar frésias e narcisos nos vasos da varanda. São flores muito cheirosas e lembram-me a nossa casa de Ponta Delgada, onde o jardim ficava repleto delas na primavera.
Gostei muito das fotos - autênticos postais - do teu post anterior. O monte Saint Michel é lindíssimo... e eu nunca fui lá!
Beijinhos
Gosto muito de plantas...mas também não gosto de exageros.
ResponderEliminarAs minhas plantas estão nas varandas da casa. No interior tenho pouca coisa até porque também não tenho lá muito espaço. Gosto de flores mas agora só tenho a flor de Natal.
ResponderEliminarOs teus arranjos ficaram muito bonitos e deram aquele toque alegre que fica tão bem numa casa.
Tem um bom fim de semana. Beijinhos.
ME ENCANTAN LAS PLANTAS TENGO UNAS CUANTAS..
ResponderEliminarESAS PRIMERAS SE MUEREN EN POCO TIEMPO Y NO ENTIENDO ...
CHAUCITO
Em primeiro lugar concordo contigo quando dizes que não gostas de casas fabricadas por decoradores. Eu sou da área e tenho pena que por vezes as pessoas se restrinjam a capas de revista. Para mim uma casa tem de ter a alma das pessoas que lá vivem, senão não faz sentido. Em relação às plantas, eu adoro ter espalhadas pela casa mas também acho que não devemos ter em exagero. Cá em casa só temos na sala e na cozinha (aqui mais porque se dão muito bem e a cozinha é muito grande). Já no exterior, uso e abuso da vegetação, tanto ornamental como comestível, mas mesmo aqui com sensatez. O ano passado tentei ter um jacinto mas morreu rapidamente, fiquei traumatizada e agora tenho apostado nas kalanchoes (acho que é assim que se diz), porque florescem o ano todo e consigo reproduzi-las facilmente. Desculpa o discurso longo ...
ResponderEliminarGulosoqb
Very beautiful - spring flowers!
ResponderEliminarHappy weekend
beijos Crissi
Ficam sempre bem, alegram qualquer cantinho, beijo amiga
ResponderEliminarQuerida Nina, antes de comentar quero dizer bem alto, gritando mesmo, que "amei Portugal".
ResponderEliminarPor todos os lugares que andei e andei muito, vi tudo limpo.
Completamente diferente dessa porcaria em que vivo.
Não tenho flores dentro de casa.
Só as artificiais que precisam ser lavadas de vez em quando.
Hola Nina, qué bonitas tienes las plantas. Mi sueño es tener aromáticas en la cocina pero siempre se me marchitan, y mira que lo intento una y otra vez... pues nada, o riego mucho o riego poco. Las tuyas están precioas. Besos.
ResponderEliminarBoa noite Nina,
ResponderEliminarGosto muito da forma como decora a sua casa com flores.
Tenho a mesma opinião. Muitas sobrecarregam talvez o ambiente, para mais em salas com áreas mais pequenas.
Um apontamento aqui e ali também sou apreciadora.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Sou ilha perdida dentro de outra ilha
ResponderEliminarFilhos de um Deus que nos torna pequenos
Talvez sejas a fonte da minha saciação
Talvez esteja aprisionado este pobre coração
Esta minha insaciável sede para um regresso
Porque me perdi
Entre a frieza dos homens
Alimentei a alma de Ti
Bom fim de semana
Beijinho
A mi también me encanta dar un poco de calidez a algun rincon de casa con plantas.
ResponderEliminarBesos guapa y buen fin de semana.
Chary :)
Nina, como sabes, adoro plantas - sempre naturais, que dão vida. Cuidar das plantas é uma terapia, assim como cuidar dos animais - eu prefiro as plantas. Aqui, em são Paulo, no bairro onde fico com minha filha, é muito arborizado, ruas limpas, gente civilizada. Os jardins são lindos, as pessoas têm a cultura de preservar a natureza. É certo que, vez ou outra encontramos algum retirante emporcalhando a rua, gente que não é daqui. Em Belo Horizonte também tenho muitas plantas e onde moro também as ruas são muito arborizadas, com praças bonitas e bem cuidadas. O belorizontino é, quase sempre, um povo muito civilizado, que preserva as praças públicas, orgulhoso de suas belezas naturais. Por isso gosto tanto desse povo! É sempre muito gostoso vir aqui, em sua casa, apreciar seu bom gosto, ler seus textos lindos e bem escritos.Adoro isso. Adoro vir aqui. Beijos.
ResponderEliminarGosto de poucas plantas dentro de casa, Tenho na sala um vaso grande com uma Yuca que está belíssima e um vaso pequeno com uma que cai (não sei o nome)em cima de um móvel. Tive na cozinha uma estrela de Natal, mas está a morrer.
ResponderEliminarAs tuas estão maravilhosas.
Beijinhos.
A me piacciono tutti i fiori e ne tengo tanti anche dentro casa ma tutti in vaso, pochi recisi. Complimenti per come li hai disposti, sono bellissimi!
ResponderEliminarOlá Nina: gosto e tenho plantas em casa. Penso que alegram e ajudam a decorar de forma simples e harmoniosa qualquer recanto. Claro que não as tenho pela casa toda, o que seria impossível. Há locais mais claros e soalheiros onde as plantas vicejam naturalmente. Geralmente é a minha mãe ( que adora plantas!) que trata das minhas. A verdade é que gosto de ver,mas não morro de amores em por a mãos na terra.
ResponderEliminarGostei de ver a bandeja com as flores e os vasinhos com as ervas aromáticas. Tenho uns oregãos na cozinha que são tratados com muito carinho.
Bjn
Márcia
Amo plantas em casa! Tenho minha hortinha na varanda e dou um valor a ela imenso. Dentro de casa procuro sempre ter flores e plantinha na terra, que dizem, é auspicioso ao clima e harmonia do lar.
ResponderEliminarAcho que a casa fica aconchegante, fresquinha e com jeito de lar, sabe? Jeito que tem gente cuidando do cantinho...
Beijos mais
Eu não tenho jeito para tratar de plantas, já tive algumas, mas morrem ao fim de pouco tempo.
ResponderEliminarA minha última tentativa foi no ano passado, e foi com suculentas, porque achei que não precisavam de muita manutenção, mas essas também acabaram por morrer.
E como eu não tenho gosto nenhum em andar a matar plantas, pois são seres vivos, acabei por desistir. :-(
Beijos.
Ana Silva.
Bom tarde Nina,
ResponderEliminarPenso que deixei ontem (ou já hoje) um comentário.
Vou colocar no rodapé do meu sinais os "apontamentos" a que me referi sob os seus preciosos incentivos. Se puder pode ver.
Depois diga alguma coisa, por favor, para eu retirar.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Nina, faça deslizar a régua da direita até ao final da página e encontrará três fotos;)).
EliminarBjs e obrigada.
Nunca he tenido suerte, las plantas que pongo con tanto cariño dentro de casa terminan marchitándose.
ResponderEliminarTens mesmo jeito, as plantas ficaram lindas! E o ambiente muito menos frio e mais confortável :D
ResponderEliminarOi Nina, eu também sou fã das plantas dentro de casa, dei uma mexidinha aqui na minha sala e agora preciso de um vaso para colocar em uma bandeja, amanhã saio em busca de uma orquídea... beijosss!!!
ResponderEliminar