Refrescou!
Tão melhor!
Não sou do tipo que se queixa sempre, ou porque está frio, ou porque chove ou porque venta!
Não, não me queixo! Eu gosto das estações, gosto das suas particularidades e, não só me adapto, como aprecio, descobrindo encantos nessa diversidade!
Faço uma ressalva - não gosto de calor excessivo, principalmente se continuo na cidade com os meus afazeres de todos os dias, não gosto! Não me adapto, nem mesmo recorrendo ao ar condicionado em casa e no carro.
Daí este suspiro de alívio - arrefeceu! Os dias continuam bonitos, mas mais temperados.
As minhas adoradas plantinhas também se ressentem com os excessos e exigem atenção redobrada - todos os dias rego, todos os dias observo e controlo - que elas para mim são, efetivamente, seres vivos e como tal merecem respeito.
Algumas - refiro-me às plantas - mais resistentes, não parecem esmorecer com o calor, como é o caso das roseiras que, num ímpeto inesperado, decidiram florescer com todo o vigor.
O seu tempo de vida é curto, mas vivem-no plenamente, com perfume intenso e cores vibrantes.
Estas não são minhas - por enquanto!
Mas vão ser!
Explico:
Aguardemos o Outono - de preferência Outubro e Novembro !
OK?
Então, é só cortar uma hastezinha e enterrá-la num vaso contendo boa terra que deverá manter-se humedecida para que o enraizamento se processe.
Melhor ainda, será polvilhar a ponta do caule a ser enterrada com hormonas de enraizamento que se encontram em qualquer horto.
Ainda melhor, será enterrar a pontinha do caule numa batata que, a seguir se enterra!
Disseram-me que esta última hipótese é absolutamente infalível ... não sei, ainda não testei, mas testarei.
Portanto é assim:
Logo que as férias terminem, olho nas roseiras do vizinho!
Depois é pedir (ou não) uma hastezinha que deve ser tratada com cuidados de mãe e esperar para, a partir da Primavera, lamber as crias, numa adoração de progenitora.
O que vale para as roseiras, vale para os gerânios (vulgo, sardinheiras), com a vantagem de que estes, fortes que nem touros, podem e devem ser solicitados ( ou não) sempre que , maravilhosos apareçam à mão de semear!
Pronto!
Disse!
Beijo
Nina
Olá!!!!.Lindas suas rosas!Também gosto delas ,e estou tentando cultivá-las ,Tenho lilás agora plantei umas estacas com cor salmon.Os gerânios também são lindos.Beijos
ResponderEliminarPor allá hablan del otoño por venir, y por acá recién estriamos pensando en la primavera. Vaya que el mundo es grande.
ResponderEliminarBoa noite, querida Nina!
ResponderEliminarO Outono chegue logo para refrescar o calorão daí e amenizar sofrimento cotidiano de quem trabalha...
Bjm muito fraterno
Nina,
ResponderEliminarPor aqui também parece que vai refrescar um pouco, assim espero.Minha roseira não teve a mesma sorte das suas,secaram bwem, cortei o talo, mas nem acredito muito que sobreviva.Na minha casa definitivamente plantas na sacada tem vida curta, só as de interior,que também sofrem, mas bem menos.Besitos e tenha uma semana abençoada.
Com todo este calor estão bem bonitas as tuas rosas. Por cá também arrefeceu um pouco. A água do mar estava quente mas mal saíamos da água o vento frio era bem desagradável. Hoje parece estar melhor. Mas só vou mais daqui a pouco.
ResponderEliminarBeijinhos.
Oi Nina... que lindas estas rosas, eu tenho uma no terreno da nossa casa que está construindo e está cada dia mais linda, tem uma tonalidade rosa champagne... amo rosas!!!
ResponderEliminarBeijosss
Olá Nina,eu tb n costumo queixar do tempo,amo todas as estações,mas como tu,não suporto o calor exagerado,passo muito mal.Por cá pela Bélgica o calor é ameno. Tivemos uns 5 dias de calor,foi os unicos dias que dormi sem endredom e com ventilador.Sempre tenho saudades do verão do Algarve,mas que este tempinho de cá as vezes faz bem no verão para agente e para as plantas faz.Bom Domingo querida,beijinhos
ResponderEliminarNina...meu pai adora rosas e por aqui há algumas lindas!
ResponderEliminarO tempo também amainou...e eu tal como a horta e o jardim...agradecemos!
Espero que não deixe de ver as postagens sobre Vila Viçosa...pois caso não conheça vai gostar!
No blog dos petiscos não vou pôr seguidores...uma vez que já tenho pouco tempo para as pessoas que gosto de visitar!
Vou manter o este blog...como ponte para o blog dos pensamentos e o dos petiscos...apenas para separar conteúdos e facilitar a escolha do que mais interessar...a quem gosta de me visitar!
Já eliminei vários blogs pois entopem a lista...e deixo passar blogs que gosto!
Então que chegue o outono...e as roseiras para as podermos admirar!!!
Bj amigo
Que rosas tão bonitas, querida Nina. Tenho a certeza que as tuas também vão ser assim,da maneira como és cuidadosa com as tuas plantinhas. Este ano tive uma roseira que deu imensas, lindíssimas. Ainda agora, tenho uma no meu quintal e , disse a minha mãe, está a nascer um botão.
ResponderEliminarNota: já estou a ler o segundo volume da Elena Ferrante. Ainda estou a achar mais interessante do que o primeiro. Contigo também foi assim?
Bjn
Márcia
Nina, estou no norte e não acho que tenha arrefecido! Também me adapto às temperaturas e também me rodeio dos meios para combater, quer o calor, quer o frio! Mas acontece que nesta estação, estando com saúde e espertinha, tenho de ir a banhos de mar!
ResponderEliminarLindas as rosas do vizinho! Vão ficar lindas no teu espaço.
Um araçá secou na minha varanda durante a minha ida aos Açores e o outro está debilitado! Homens que só regam as minhas plantinhas na véspera da minha chegada! Uma tristeza! Mas os limoeiros vão vingar.
Beijinhos
Não sabia que nasciam tão facilmente.
ResponderEliminarAqui, talvez pelo vento intenso que sempre tem, atrapalha um pouco.
Detesto calor. Em qualquer nível.
E com o jeito que tens para lidar com as flores, mais o carinho que com elas semeias, prevejo que vamos ter um outono primaveril! Vão ficar lindas no teu doce lar!
ResponderEliminarEu também não aprecio o calor exagerado. Fico mesmo desanimada...
ResponderEliminarAs fotos das rosas estão espetaculares.
Confesso que rosas (especialmente, vermelhas) estão entre as minhas preferidas! Que lindas! E hortências também!
ResponderEliminarGostei das orientações para fazer novas mudas, ficarei torcendo para que fiquem lindas! Abraços!