Este fim de Agosto caprichoso dá que pensar, pela manhã, no momento de escolher o que vestir.
Explico:
Aqui no norte, junto ao mar, o dia nasce coberto por nevoeiro londrino e, se não é nevoeiro, é chuva mesmo!
Vê-se então uma pessoa no terrível dilema de escolher fatiota de Verão e gelar de frio ou, pelo contrário, optar por agasalho mais consistente e sentir-se disparatadamente mal ataviada - pelo amor de Deus, estamos em Agosto!
Dúvidas terríveis, como se pode calcular!
Vai daí que, rapidamente conclui que não tenho nada para vestir - com o armário repleto de roupa!
Isto é cíclico e repete-se umas quantas vezes ao longo do ano! Por isso, nem eu mesma me levo a sério!
Daí que em mim nasceu a certeza de que a solução para tão pungente problema passa pela redução e não pela aquisição, isto é, há que reduzir, eliminar, descartar, descartar muito, sem hesitação, sem dó nem piedade, atingindo o almejado "armário cápsula" no qual tudo está à vista e tudo combina entre si.
Um dia eu chego lá! (espero!)
E nesse dia glorioso acabar-se-ão as dúvidas - só guardarei o que me faz feliz!
Devo confessar que não sou autora deste conceito. Ele pertence a Marie Kondo, a verdadeira guru da arrumação que, no momento de decidir o que se pretende conservar,
aconselha este tipo de questão:
- Isto faz-me feliz?
Estou a ver-me, debruçada sobre gavetas abertas, um enorme saco de lixo ao lado, interrogando-me:
- Esta camisola/ blusa/ saia faz-me feliz?
Da resposta dependerá o destino das ditas - ou as conservo ou voam para o saco do lixo!
Entretanto, enquanto não atinjo esse apuro, tento um compromisso razoável entre o calendário e o termómetro.
Assim:
Calças e blusa |
As calças são daquele modelo que, intransigente e resistente, jurei que jamais usaria - largas, cortadas a direito, curtas - chamam-lhe cullotes . Odiava-as. Agora, não! Habituei-me e acho-lhes graça!
O tecido é um pied de poule miudinho de que sempre fui fã.
As sandálias da Uterque são a mais fantástica invenção em defesa do conforto.
A blusa de pintinhas veio da Zara e gosto muito dela.
Preto e branco é combinação segura e infalível. Não tem como errar! Corre sempre bem!
E, ao menos por hoje, consegui solução para o desafio chamado Agosto chuvoso.
Já conversei com as calças, com a blusa e com as sandálias!
Conclui que me fazem feliz.
Sorte delas e minha.
Não vão para o lixo.
Marie Kondo is a Japanese expert in the art of packing .
According to her we must discard everything that does not make us happy. Since I plan to eliminate everything that is useless and unnecessary, I have applied Marie Kondo's strategy to eliminate all that is superfluous . This outfit makes me happy, so I will save it .
It is perfect to wear in this rainy August.
Beijo
Nina
Nina...nesta altura do ano uso roupa fresca e na mão algo que me aconchegue no caso de o tempo esfriar!
ResponderEliminarNo carro: toalhas ... chinelos e fato de banho para os imprevistos!
Agora se fosse ao Norteshoping (?) ... a roupa seria outra!!!😋
Gosto do look!...bj
Olá, tu é que me fazes sempre ficar feliz com os teus post's :-) ;-) Tenho de fazer essa pergunta a tanta da minha roupa, admito que alguma mora no guarda fatos há imenso tempo sem ser usada, mas no geral, se passei o verão sem vestir esta blusa, no fim do verão, sai do armário, e vai para alguém que fique feliz com ela ;-)
ResponderEliminarEste Agosto realmente... Aliás, este verão, tem sido tão inconstante, ora chove e troveja, ora está um calor que não se pode, é assim, estamos cada vez mais tropicais lol. Bom fim de semana, bjos doces
ciao Nina adoro il tuo look, very chic <3
ResponderEliminarun abbraccio
Ah! Fartei-me de rir! Ainda bem que não puseste nada no lixo, pois fica-te mesmo bem, esse "look": moderno, modesto, requintado e bem adequado ao clima! Adorei a foto!
ResponderEliminarQuanto ao armário cápsula, vou tentando manter o meu mais ou menos assim, sendo que não gosto nada de o ver demasiado cheio e por isso peça comprada, peça doada!
Beijinho, querida, obrigada pela diversão!
Nina, estás (és) muito elegante e essa roupa fica-te muito bem.
ResponderEliminarNunca me senti infeliz por causa de roupa! Essa foi novidade: saber que a roupa pode contribuir para a felicidade de alguém!!!
És uma pessoa feliz, mas acho que, por outras razões!
Beijinhos.
Olá Nina: esta teoria do desprendimento do supérfluo é bem interessante. Pô-la em prática no que diz respeito a roupa é que nem sempre é fácil. Ás vezes, há peças ditas "clássicas" e intemporais de que me custa imenso desfazer-me. Outras há que digo " já fizeste a tua época, está na altura de dar lugar ao novo" e aí vão sem dó nem piedade para doação.
ResponderEliminarBranco e preto é como dizes uma combinação segura e infalível e , como sempre, estás impecável e elegante.
Bjn
Márcia
Nunca tinha pensado em perguntar(me) à roupa se me fazia feliz, mas dou por mim muitas vezes com algumas peças na mão ou penduradas nos cabides e eu a observá-las e a pensar, valem a pena?... Adorei a blusa!
ResponderEliminarNão, não gosto desse modelo de calças.
ResponderEliminarA blusa é linda.
Chamei um técnico que fez uma limpeza geral na minha máquina de costura.
Agora vou costurar(risos)
Por aqui o calor abrasa dia e noite.
ResponderEliminarQuanto ao traje , está muito elegante, e as sandálias são lindas.
Um abraço e bom fim de semana
Gostei do conjunto e adorei as sandálias.
ResponderEliminarPor cá os vestidinhos de praia vão sendo uma constante.
Beijinhos. Um bom fim de semana.
Uauuuuuuuuuuuuuuuuuu...uma autêntica modelo!
ResponderEliminarAmei o look...jovem, prático e elegante.
Adoro a junção de pintas com risquinhas ou xadrez miudinho.
Beijinhos.
Hello dearest Nina,
ResponderEliminarI don't think that i's a good idea to separate from "unloved" garments. I think it is a better idea to find ways to combine these clothes so that they are adorable! (By the way: I like your mix of "culotte" and the spotted blouse!)
Lots of hugs, Traude
PRECIOSA LA BLUSA!!!
ResponderEliminarACA SEGUIMOS CON MUCHO CALOR .
ME PARECE QUE ESTE AÑO ES DEMASI.
CHAUCITO
Por eso me disgustan tanto las épocas en que el clima empieza a cambiar. Llega un momento en que no sé qué ponerme. Pero creo que tu solución, deshacerte de cosas, estuvo muy buena.
ResponderEliminarOi Nina... amei a combinação das estampas e a sandália também é muito charmosa, o look ficou bem fashion... só me faço esta pergunta duas vezes ao ano quando vou arrumar meu armário, rsrsrs Beijosss
ResponderEliminarOlá Nina :)
ResponderEliminarAcabamos por sucumbir todas à facilidade do armário-cápsula ;)
A técnica que uso com a minha roupa, normalmente logo na altura da aquisição é fazer algumas perguntas: preciso mesmo dela? o corte fica-me bem? A cor favorece-me? A peça tem qualidade ou vai-se estragar logo? Gosto mesmo dela ou é só por ser moda? e assim vou descobrindo se é a peça adequada para mim. Talvez seja isso que é a peça de roupa a fazer-nos felizes :) É fazer-nos sentir mais bonitas ou mais confortáveis.
Esse conjunto ficou bem giro.
Beijinhos
Sempre linda esta minha amiga.Amei o look e o texto.Desde quando vim viver a Bélgica, sabias q irias um dia voltar a viver à Portugal, então comecei a praticar o desapego. Só tenho no meu guarda fatos o que realmente uso.Se compro uma peça, sai a que já está fora de uso.E assim vou vivendo mas leveza.Casa dia estou mas minimalistas. Beijinhos
ResponderEliminarBem, será difícil chegar lá, mas vai ser um dia memorável e em muito facilitará as escolhas daí para a frente! :)
ResponderEliminarAcho que qualquer peça que ajude uma pessoa a superar estes dias passados com o dilema proporcionado pela alteração da temperatura da manhã para a tarde forma com ela uma relação próxima, por isso era inevitável que esse conjunto te fizesse feliz e evitasse o destino tão pouco digno em que consiste o lixo. Ainda por cima fica-te tão bem :D
Uma agradável harmonização de cores e delicadas estampas. Leve e elegante.
ResponderEliminarAtualmente, não junto o tanto que já juntei nos armários. Mas o dilema do que vestir, ainda acontece. Parece-me que é mesmo parte de uma saga, a feminina.