Durante toda a minha ausência, muito mudou na minha vida, a começar pelas mais comezinhas tarefas diárias que passei a assumir sem ajuda externa - internamente, digamos, que tenho algum (pouco, pouquinho) apoio, mas tenho.
Portanto, tarefas que sempre deleguei, passaram para o meu controlo, o que, nem sequer foi muito mau (a sensação de não haver estranhos dentro de casa é reconfortante ... mas cada um sabe de si!).
A cozinha sempre foi tarefa da minha responsabilidade e pouco ou nada mudou.
As limpezas é que mudadaram em absoluto. Eu, que por medo, deixei de frequentar o ginásio, pratico dentro de portas, se é que entendem o que quero dizer. E nem é muito mau. É acima de tudo uma questão de organização e de disciplina para evitar limpar o que está limpo. Em suma, sinto-me autónoma, ginasticada e moderna. Que mais posso eu desejar?
Neste contexto, comecei a seguir obsessivamente sites sobre gestão doméstica, aprendi truques, apontei dicas, abasteci-me de material inovador e , a dizer a verdade, sinto-me quase "uma competência".
Quase ...
Porque ele há detalhes que me maçam!
Por exemplo ...
É de mim ou são mesmo chatas?
Para apresentarem o aspeto cristalino que se lhes exige, não dispensam limpeza diária após cada utilização. Não! Exigem spray anticalcário e o diabo a quatro.
Sim ou não?
Sou eu que não domino a técnica ou é mesmo incontornável a operação limpa vidros/ anticalcário?
Help! Help me!
É que estou quase a utilizar outro duche com cortina!
De certeza que existe um método mais simples para deixar a coisa apresentável.
Vamos lá conversar.
Sou toda ouvidos!
Beijo
Nina
Não sei, mas gostaria de saber se existe tal produto!
ResponderEliminarInfelizmente eliminei o pessoal de limpeza, pois uma pessoa muito querida e valorizada por mim morreu de cobiça
Beijos
Foi por essa razão que optámos por cortinas. Lavam-se e secam num instante e dão um ar acolhedor e limpo às casas de banho. Olha do que me livrei! Espero que resolvas esse berbicacho, é uma canseira quando não vemos as coisas (depois de tanto esforço para as manter limpas) como queremos. Beijinho, tudo a correr bem!
ResponderEliminarI would lock my door;)Times change as I age and perhaps at one time in my life..not long..I was a bit more confident.Not anymore.But that's me:)
ResponderEliminarNina... na casa da aldeia não tenho vidro de modo que não tenho esse problema! Aqui no Porto há vidro mas não limpo 🤗... de modo que não sei como dar uma dica!
ResponderEliminarPenso que tem a ver com o tipo de vidro talvez... mas se souber de alguma coisa que faça a diferença, eu digo!
Agora a minha missão é cuidar da neta de modo que é aí que ginastico!
Bj Nina e espero que encontre solução para esses pequenos dissabores!
... Já vi que esteve em Águeda e eu este ano ainda não fui pois gostava de levar a neta e a filha!
ResponderEliminar... Vá até Penafiel! Fiquei efectiva em 79 em Abragão que fica perto! Encontrei agora um projecto que permite encontrar muita arte espalhada pela cidade! A vantagem é que se pode conhecer a cidade, caminhando tranquilamente!
Boa semana
Experimenta uma mistura de água e vinagre.
ResponderEliminarTem um bom dia 😘.
Amiga: nesta questão sou de fraca ajuda, já que sou apologista dos sprays que se deixam atuar e se passam por água. Fácil e rápido e sem grandes complicações.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Com a idade que tenho e o tamanho da casa ainda não dispensei a ajuda externa.
ResponderEliminarCozinho mas não trato da roupa nem da limpeza.
Também já não chegarei ao posto de dona de casa perfeita.
A minha cabine do duche só é limpa uma vez por semana e nem sequer tenho pesadelos! :)
Abraço
Boa tarde Nina,
ResponderEliminarPosso imaginar como a sua casa está um primor, sim, porque a Nina quando mete mãos à obra deixa tudo a brilhar!
Quanto aos produtos para limpar as portas de vidro do chuveiro já usei um desses produtos anticalcários, mas alguém me segredou num supermercado que usava limpa vidros normal e não é que segui o conselho e fiquei satisfeita?
O vidro do meu chuveiro é vidro tratado, não é transparente, mas de qualquer forma experimente, Nina!
Um beijinho e sucesso nessa tarefa.
Ailime
(Um pormenor: depois do banho seco os vidros com um pano absorvente).
Qué bueno volver a leerte. Y qué lindo te quedó el baño.
ResponderEliminarEm estos meses que nos tocó vivir, me lancé a cocinar (algo había hecho antes, pero no como ahora), aprendí a hacer pan y quién sabe qué más termine haciendo después.
Oi Nina... eu também estou nesta luta de limpar os vidros do banheiro... me falaram sobre fazer uma mistura de alcool+água+vinagre branco, vou testar.
ResponderEliminarBeijosss!!!
Olá Nina. Cá existe um produto bio que uso e funciona super bem.o meu acabou,assim que comprar te mando foto no msm do face. Beijinhos
ResponderEliminarOlá Nina, Não limpo o vidro da cabine todos os dias, basta ter um rodo (aquela borrachinha de limpar vidros) e usá-la após a utilização. Cá em casa somos dois, é fácil. O marido não limpa quando acaba o banho mas, como eu vou usar a cabine passado pouco tempo, os vidros nem secam e passo o rodo no final e ficam bem. Evito o trabalho de limpar os ditos todos os dias. Espero que ajude.
ResponderEliminarMuito obrigada pela dica super prática. Claro que vou utilizar. Beijinhos
EliminarSenhor, eu coloco este dia nas Tuas Mãos, que tudo seja segundo a Sua vontade. Amém!
ResponderEliminarAhahah. Voltou a Nina, escrita impecável, elegante, engraçada.
ResponderEliminarFaço do seu texto, minhas palavras. Sinto a mesma coisa desde que passei a cuidar da casa. Eu, como você, também desfruto dessa pequenina ajuda (risos, muitos risos), tipo retirar alguns pratos, repor a cadeira no lugar... mas não posso reclanar, tenho uma vida muito boa e feliz,
Bjs, amiga
Amei o texto
ResponderEliminarNão te sei aconselhar! A minha singeleza levou-me a colocar cortinas nas casas de banho dos meus ninhos! Cortinas de fibras facilmente laváveis. Vidros/acrílicos/transparências... só nos hotéis... e, felizmente, não sou eu que os lavo!😁
ResponderEliminarBeijinhos, minha querida amiga.
Um problema que acomete todas as donas de casa, tendo ou não quem lhes faça o serviço, que por aqui agora é de minha responsabilidade. Desde que vim morar sozinha dispensei todo e qualquer serviço externo. Como bem o diz, e adorei a expressão, sinto-me ginasticada. Enquanto os braços e pernas me permitirem darei conta da minha propria sujeira. Talvez no futuro vou precisar de ajuda para as vidraças. Quem construiu este prédio rodeou o apartamento inteiro de vidros, sem nenhuma viga pelo menos para demarcar a limpeza de uma janela para outra. Quanto ao box de banheiro tenho que admitir que já usei todos os produtos e truques ensinados na internet, e mais alguns que inventei. Nem admito publicamente o que já fui capaz de usar achando que deixaria meu vidro translúcido. E nada. Na última tentativa , por uma dica vista num grupo de facebook de donas de casa caprichosas, usei um produto que tem por aqui cuja embalagem orienta utilizar com luvas de proteção, indicado para limpar aluminio. No mesmo instante corri ao supermercado porque eu não tinha o produto, e pra potencializar o efeito espalhei puro sobre o vidro e deixei "de molho". Resultado: fiquei com um vidro quase com efeito de jateado. Horrível. Só não troquei ainda porque estou na duvida do que escolher, mas vidro nunca mais.
ResponderEliminar