Outono sem marmelada não é Outono.
Portanto comprei 3 quilos de marmelos e esta tarde dediquei-me à doce tarefa de fazer a marmelada que vai durar o ano todo, até ao próximo Outono. Gosto de a comer à sobremesa acompanhando queijo. Em quantidades muito reduzidas, porque não morro por doces..
Ainda hoje, no Instagram me referi com certo azedume, à Bimby que acusei de desrespeitar a tradição culinária. Mantenho o que disse, mas como não há regra sem exceção, no caso, a exceção é a marmelada que fica uma perfeição cozinhada na D. Bimby.
Ainda me lembro de ver a minha mãe preparando marmelada . Era um calvário. Descascava os marmelos que depois de cozidos eram reduzidos a puré usando um passei-te. Depois vinha a fase escaldante em que o puré fervia com açúcar, expelindo golfadas que queimavam horrorosamente. Era uma operação terrivelmente complicada que seguramente me recusaria a fazer.
Com a Bimby é toda uma facilidade.
Eis a minha marmelada, prontinha a ser degustada.
Missão cumprida.
Com sucesso.
Beijinhos
Nina
Trouxe uma tijelinha da minha mãe que de cor está igual á sua, de sabor não sei., mas está maravilhosa e sem bimby!
ResponderEliminarTambém tive dificuldade em descascar os marmelos até que descobri que, fervendo-os inteiros, podiam ser descascados facilmente.
ResponderEliminarBeijos Nina
A ver pelo aspeto, deve ter ficado deliciosa. Adoro marmelada mas não tenho coragem de a fazer como a minha mãe fazia: demorada, trabalhosa, mas muito, muito saborosa. Lembrei-me logo, assim que vi a foto, fiquei com tanta vontade de provar! Fizeste muito bem, há que aproveitar para fazer o que nos apetecer. Beijinho, minha linda, não te esqueças deste espacinho tão nosso. :)
ResponderEliminarTá com uma cara muito boa! E como é interessante essa experiência de revivenciarmos em outro tempo o que já vivemos, como parte fundante de nossa história de vida. lindo!
ResponderEliminarQué rica mermelada!!! El otoño me encanta por sus colores y meternos en la cocina a preparar cositas ricas.
ResponderEliminarBesitos
Também já fiz a minha bem como a geleia mas não precisei de comprar, tenho produção própria.
ResponderEliminarA sua está com ótimo aspeto!
Abraço
Boa tarde Nina,
ResponderEliminarQue saudades já tinha!
Ainda bem que voltou ao Blogue e logo com a sua marmelada, que ficou com ótimo aspeto!
Nem de propósito, ontem uns amigos que possuem uma quinta deram-me imensos e quero encher-me de coragem para também fazer a minha marmelada.
Beijinhos e volte sempre!
Faz falta aqui no seu maravilhoso cantinho.
Ailime
Que bom ter notícias suas. Feliz Outono. Beijinhos
EliminarColquei um comentário e fiquei na dúvida se ficou registado porque entretanto o computador bloqueou ..., mas dizia que a panela de pressão também se safa muito bem na tarefa, são 20 minutos de cozedura e já está! beijinhos Nina, bom fimde semana!!
ResponderEliminarAmiga, a panela de pressão funciona também lindamente. Já experimentei. Feliz Outono. Beijinhos
EliminarAmiga, a panela de pressão funciona também lindamente. Já experimentei. Feliz Outono. Beijinhos
EliminarMe encanta hacer mermelada, y no me quedan nada mal.
ResponderEliminar:D
esta com uma cor linda deve ser super boa humm bjs feliz domingo saude
ResponderEliminarE ficou com um aspecto super tentador!!!
ResponderEliminarGosto imenso de marmelada, mas os doces andam-me a fazer diferença num ou dois dentitos, que precisam de ir à revisão... mas ainda em plena pandemia, não me atrevo a ficar de boca aberta num dentista, tão cedo... assim, vou refreando os doces, apostando nas pastas dentífricas mais indicadas para a sensibilidade dentária... e fico a aguardar dias com mais segurança, para ir ao dentista, sem pensar duas vezes... mas ou me engano muito... ou teremos de novo um Dezembro e Janeiro mais preocupantes, outra vez... oxalá me engane redondamente, mas por este andar... não sei não!...
Um beijinho, Nina! Bom vê-la por aqui, de novo!
Bom final de domingo, e votos de uma excelente semana!
Ana
Você voltou!!!!! Que alegria vê-la por aqui, Nina. Parece muito gostosa sua marmelada. Engraçado que aqui no Brasil se vende muita marmelada (em latas) no supermercado, mas nunca vi um pé de marmelo e não tenho ideia onde são cultivados aqui.
ResponderEliminarBjs
Com aparencia de perfeição e puro sabor. Eu adoro doces, não os como o quanto gostaria mas com certeza mais do que deveria.
ResponderEliminar