Conforme ontem prometera, deixo o registo de uma visita muito bem sucedida que vem provar que o Algarve é muito mais do que apenas praia.
Chamam-lhe "Algarve profundo" por estar afastado da enchente sazonal, por ser um espaço autêntico sem modismos nem concessões feitas em nome do turismo.
Chamem-lhe o que quiserem ... gosto muito dele assim, simples e genuíno.
Na manhã em que a chuva, de surpresa apareceu, um pouco perdidos, sem muito bem saber o que fazer do tempo livre, metemo-nos no carro e seguimos pela estrada 125 em direcção a Faro.
Poucos quilómetros decorridos, apareceu uma placa que indicava Santa Rita e rumava ao interior, à serra, em direcção oposta ao mar.
- Vamos?
- Vamos!
Penetrámos num cenário rural, com muitos terrenos desocupados, uns cultivados, outros não.
Depois surgiram casas, casas com aspecto de férias, rodeadas de amplos espaços e - o que realmente me encantou ... - muitas árvores de fruta - romazeiras, marmeleiros, figueiras, oliveiras e mangueiras!
Como, quanto eu gostaria de ser dona de uma casinha assim, na serra, afastada da confusão da praia.
Sonhos ...
Voltando às árvores de frutos ...
É verdade, agora , no Algarve, produzem mangas de excelente qualidade, que já provei! Melhores, mais doces , mais perfumadas do que as que se compram no supermercado vindas do Brasil.
Comi-as como sobremesa, ao jantar, no restaurante e também as comi na praia, porque sempre passo pelo mercado, onde me abasteço de fruta que comerei ao longo do dia em pleno areal!
Este ano empanturrei-me de figos, ameixas, uvas e mangas!
Continuando com o passeio ...
Subindo sempre, uma suave subida, chega-se à aldeia de Santa Rita, um local pequenino, muito bem cuidado, muito colorido, muito tranquilo e muito algarvio.
A vista foi esta:
Casinhas brancas, debruadas com cores vivas ... |
No telhado, uma chaminé algarvia ... |
E uma igreja ... |
Pequenina, muito branca, muito cuidada ... |
Noutra rua, mais casinhas e mais cor |
Não vi gente ... silêncio e cor! |
Foi assim!
Este desvio sem destino levou-nos até Santa Rita!
Se um dia passarem perto, espreitem que vale a pena.
Beijo
Nina