... com presunto!
Uma incrível, inacreditável combinação.
Comi-a, pela primeira vez, há vários anos atrás, em Veneza, a bela Veneza.
Cheguei a meio da manhã, tonta de espanto, quase pairando, de tão improvável, de tão irreal me parecia a cidade.
Para me recolocar pés firmes em terra, ligada à realidade, do céu desabou uma queda de água tamanha, que eu, impreparada turista, me vi, de repente, encharcada até aos ossos.
Corri à Benetton e comprei uma muda de roupa completa, sapatos incluídos.
Seca, confortável na minha roupa nova, pareceu-me que merecia mimos, de restaurante, de comidinha boa, legitimamente italiana, entrando, então, no espaço que mais convidativo me pareceu.
Não sendo particular apreciadora de pizza, folheei o menu e encontrei-a:
-A salada de figos com presunto!
Dessa experiência guardo uma recordação meio romantizada e a sensação que nunca mais, jamais, se repetiria o prazer daquela novidade... é a velha questão de não se voltar ao local onde se foi imensamente feliz!
Pois bem, por falta de oferta, por falta de lembrança, pelo que quer que tenha sido, a recordação dos figos com presunto, permaneceu intacta, guardada lá atrás, no baú das coisas boas.
Até que ...
No último fim de semana, num restaurante também ele improvável de tão bom, aconteceu o reencontro:
Como se o prazer gustativo fosse pequeno, a ele se associou o visual, na imagem da Ria Formosa, que, num pôr do sol rosa e azul, completava a sinfonia da perfeição. |
A Ria Formosa está lá, imutável, belíssima e gratuita.
Quanto a isso, nada a interferir.
Já os figos com presunto, senhores, os figos com presunto são uma combinação celestial, que quem quer que seja pode, melhor, deve, experimentar!
Beijo
Nina