Dado que, nesta casa a cozinha me está absoluta e unicamente entregue e, mesmo gostando de cozinhar, aprendi à minha custa que o verbo "descomplicar" é o mais adequado a esta atividade.
Não sendo fã de comida processada, pré-cozinhada ou o que quer que se lhe queira chamar, confronto-me com a necessidade imperiosa de todos os dias ter de apresentar um almoço saudável, colorido, variado e apetitoso - o jantar não obedece a estas regras e resume-se a sobras do almoço que cozinho em quantidade.
Mesmo assim, mesmo reduzindo a obrigatoriedade apenas ao almoço, mesmo assim - dizia - às vezes é complicado, para não dizer, muito, muito chato.
Uma vez que pizzas congeladas, lasanhas, rissóis e outros que tais não são, como já referi, opção, aprendi a simplificar a coisa ... cozinhando em quantidade. Quando falo em "quantidade" refiro-me a pelo 3 almoços.
Com a sopa, que comemos diariamente, há muito que adoptei o sistema panela gigante, que equivale a sopa para 4 dias. Guardo-a no frio e vou aquecendo à medida das necessidades.
Faço o mesmo com o arroz, o meu acompanhamento preferido, que serve 2 refeições.
Temos depois os estufados, os picados, a feijoada - todos esses pratos congelam sem perder a qualidade e deles uso e abuso, sempre intervalando, sempre evitando servir duas vezes consecutivas o mesmo prato, sempre escapando à pergunta:
- Outra vez feijoada?
Hoje preparei picado de carne ... |
Vou dividi-lo em doses e congelar ... |
Servirá como molho `bolonhesa, como recheio de lasanha, como empadão... |
Com o mesmo tipo de carne preparo suculentas almôndegas que servirão várias refeições.
Deste modo, em menos de nada, tenho o almoço pronto sempre que o tempo escasseia, sempre que tenho preguiça em cozinhar.
É uma espécie de fast food, mas em bom, fast food caseira, fast food saudável.
Os rissóis, croquetes e outros pratos do género prestam-se igualmente a serem congelados, mas dão muito trabalho a preparar e se fritos, não são boa opção. Daí que os evite.
Quem dominar a arte de descomplicar será muito bem vinda se me fornecer dicas e sugestões.
Aguardo.
Beijo
Nina
Oi Nina, boa tarde!
ResponderEliminarE ficou muito apetitosa a sua carne. Hummm!
Bjsss amiga
Querida Nina descmplicar é bom, mas nada é tão bom quantoa comidinha feita na hora e colocada na mesa, porém, ando adepta a ser esperta como você cozinhando grande quantidade e garantindo comida para alguns dias onde o tempo tem ficado curto isso ajuda a manter a regra na dieta e também a ter mais tempo para as outras coisas que nos agrada mais.Eu adoro cozinhar, mas ultimamente estou gostando mais de otimizar!!!! bjucas querida
ResponderEliminarTambém faço isso com a sopa e com alguns pratos, mas nunca congelei arroz de acompanhamento.
ResponderEliminarEsse picado tem muito bom aspecto. Se comer todos os dias não enjoo :))
ResponderEliminarHoje:- Chuvas que influenciam o nosso amor
Bjos
Votos de uma boa noite
Oi, Nina!
ResponderEliminarTambém sou desse "time": descomplicar!
Sua comida parece deliciosa!
Abraços, Cris
Boa noite Nina,
ResponderEliminarTambém sou adepta da panela gigante de sopa para quatro dias e cozinho também para várias refeições. Sendo carne intervalo habitualmente com peixe.
Temos que nos defender com alguns truques que nos ajudem a ter mais algum tempo disponível.
Beijinhos,
Ailime
Deve estar bom.... sempre que tenho preguiça de cozinhar eu ligo para a Larissa, ela traz comida boa, fresquinha e cheirosa kkkkkkk
ResponderEliminarAndo muito sem vontade de cozinhar só para duas pessoas, minha praia é cozinhar pra bastante pessoas, adoro!
bjss
Também faço muitas vezes comida em quantidade para dar para outras refeições e também reciclo para novas receitas, aqui em casa é ao contrário tenho que caprichar nos jantares, mas os almoços como almoço quase sempre sozinho não me importo de comer comida do dia anterior ou assim. =)
ResponderEliminarMRS. MARGOT
well it looks delicious!
ResponderEliminarThat's Amore 💕🌼Blog
ps i have pinterest if you want help me to grow here is :)
My Pinterest
Assim poupa tempo. Muito bem!
ResponderEliminarBjs
Adoro tuas dicas Nina. Nunca pensei em congelar carne moida. Vou fazer o mesmo.Uma continuação de boa semana,beijinhos!
ResponderEliminarAdoro a arte de descomplicar. Aliás, fujo de receitas que me façam perder muito tempo na cozinha. Gostei imenso das dicas.
ResponderEliminarBjn
Márcia
I bet it's delicious!
ResponderEliminarE que panela linda é essa? Por dentro é de quê?
ResponderEliminarSerá que a Clarice destruiria essa daí?
Eu também descomplico porque ... como não me dou bem com comida aquecida nem faço fritos ... cozinho para que raramente hajam sobras!
ResponderEliminarA sopa para o companheiro bem à portuguesa é para 4 a 5 dias!
Eu só como sopa no momento em que a faço!
É por isso que raramente vou a restaurantes!
Adoro cozinhar na simplicidade de temperos!
Mas gosto do seu "descomplicar"!
bj
Olá Nina,
ResponderEliminarAcabei de aprender que também descomplico :) O exemplo da carne é um dos que eu também sigo. E resulta muito bem!!!
Beijinhos,
Guida
Confesso, que também vou seguindo regras bem idênticas... e evitando os fritos... e quando têm de ser... deixei praticamente de usar óleo... agora praticamente é azeite para tudo...
ResponderEliminarHum! Esse picado, ficou com um aspecto bem tentador!...
Beijinhos
Ana
Beautiful blue pot!!! I had very similar meat today, it was minced beef with rice and Patak's sauce again... I usually cook only for myself or for two persons, sometimes for three, not to mention about my dog's meals ( also cooked very often). I can do it because I work at home and I could manage my time as I wish to... From the other side, cookingand baking with fresh ingredients has been very, very time consuming and I feel tired of it. So from time to time this is easier to buy ready meals, but not frozen... Recently I bought ready dumplings with meat and it was delicious :)
ResponderEliminar