Em Bucareste, uma das visitas obrigatórias e incontornáveis é a Casa/Palácio de Ceausescu, Presidente da República Socialista Romena.
AQUI
encontramos um resumo biográfico desta personagem e a visita à sua Casa/Palácio prova a imensa hipocrisia do regime que representava, uma casa luxuosíssima, num país paupérrimo, onde, a dada altura, o povo subsistia miseravelmente.
Nas palavras de Adrian, o nosso magnífico guia, esta casa/palácio encontrava-se completamente vedada ao conhecimento do povo. Mesmo os operários que a construiram e nela trabalhavam eram obrigados a calar, a guarar silêncio, a manter segredo , sob pena de cairem nas mãos da tenebrosa polícia de estado.
Mármores? Sim! Mas só de Carrara! |
Clarabóia magnífica, numa das zonas comuns |
Pavimento, tapetes, estofos e cortinados, só do bom e do melhor |
Ceausescu foi pai de três filhos, dois rapazes e uma menina os quais - como não poderia deixar de ser ... - viviam em igual opolência.
Nada contra, se o pobre povo recebesse tratamento justo.
Nada contra, se o pobre povo recebesse tratamento justo.
Continua o desfile exibindo o quartinho de um dos meninos
São salas e salões, todos de um luxo asiático, um luxo chocante face ao tempo e ao lugar.
São salas e salões, todos de um luxo asiático, um luxo chocante face ao tempo e ao lugar.
"Ao subir ao poder, se mostrando inicialmente como um moderado, ele aliviou a censura à imprensa e condenou a invasão da Tchecoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia com um discurso em 21 de agosto de 1968, que fez com que sua popularidade aumentasse. O período de estabilidade foi, contudo, breve; seu governo, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais autoritário e se tornou um mais ditatoriais do Leste Europeu. Sua polícia secreta, a Securitate, era responsável pela vigilância em massa e repressão política, acusada de abuso de direitos humanos. O regime de Ceaușescu acabou por censurar a imprensa e fechar jornais com viés de oposição, criando um dos aparelhamentos de segurança interna mais brutais do mundo na época. Eventualmente, a má gestão econômica levaria a um crescimento da dívida externa, colocando a economia romena num forte ciclo de recessão; em 1982, ele ordenou que quase todo o potencial agrícola e industrial produzido pelo país fosse exportado, com o objetivo de gerar renda adicional para pagar as dívidas da nação. Isso causou enormes escassezes de bens de subsistência, levando a subsequentes reduções nos índices de qualidade de vida, devido a falta de água, comida, petróleo e derivados, aquecimento, remédios, eletricidade e outras coisas. Para tentar aparentar estabilidade, o culto a personalidade ao redor de Ceaușescu foi aumentado exponencialmente, acompanhado por um deterioramento das relações internacionais e falta de apoio externo."
E agora, o melhor, o modesto guarda roupa da primeira dama:
Foi bom enquanto durou, (não foi, Ceausescu, não foi Elena?) porque ...
Aqui o quarto dos pombinhos - Ceausescu e Elena, com fama de ser ela a verdadeira detentora do poder, quem mandava e desmandava no destino do país, no destino das pessoas |
Curiosa esta opção de "sala de estar" na casa de banho do casal. Presumo que aqui se converssasse, se convivesse |
E agora, o melhor, o modesto guarda roupa da primeira dama:
Para terminar - com a cereja no topo do bolo - eis a zona de lazer:
Foi bom enquanto durou, (não foi, Ceausescu, não foi Elena?) porque ...
"A partir de dezembro de 1989, protestos anti-governo foram reportados em Timișoara. A resposta de Ceaușescu foi rápida e ele deu ordens para que as forças de segurança nacionais reprimissem os protestantes, levando a muitas mortes. As notícias da repressão levaram a mais manifestações e revoltas populares contra a ditadura em várias cidades do país.[4] Os protestos eventualmente chegaram a Bucareste e a revolta generalizada viria a ser conhecida como Revolução Romena — se tornando a única derrubada violenta de um regime comunista durante as revoluções de 1989 pela Europa Oriental.[5] Ceaușescu e sua esposa, Elena, fugiram do sitiado palácio do governo e evadiram a capital num helicóptero militar, mas foram logo capturados por tropas do exército romeno que haviam passado para o lado dos revolucionários. Em 25 de dezembro, com o país mergulhando no caos, Ceaușescu e sua esposa foram rapidamente julgados por "sabotagem econômica e genocídio",[6] sendo então sumariamente executados por um pelotão de fuzilamento.[7] Ceaușescu foi sucedido no poder por Ion Iliescu, um dos líderes da Revolução."
E assim, sem honra nem glória, este tenebroso casal e o que ele representava passou à história - pelos piores, pelos mais tristes motivos.
Felizmente, a vida flui indiferente a ideologias e o país avança, a custo,é verdade, com dificuldades, sim, mas com vontade, buscando o rumo certo.
Beijo
Nina
E assim, sem honra nem glória, este tenebroso casal e o que ele representava passou à história - pelos piores, pelos mais tristes motivos.
Felizmente, a vida flui indiferente a ideologias e o país avança, a custo,é verdade, com dificuldades, sim, mas com vontade, buscando o rumo certo.
Beijo
Nina
Siempre he sabido de la opulencia y lujo con que vivían los Ceaucescu. Hay que tener el corazón muy duro, o no tener corazón, para vivir así mientras tu gente se muere de hambre.
ResponderEliminarTampoco hablo de política, pero eso es lo que siento.
Um luxo de se ficar de boca aberta! Pena que o povo vivesse na miséria. Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Ocorre em qualquer pais governado por ditadores... o povo é quem sofre.
ResponderEliminarBeijinhos
Adorava viajar até à Roménia.
ResponderEliminarObrigado pelo virtual passeio.
ResponderEliminarAbraço e boa quarta-feira
Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarUm abraço
Sandra Reis
Blogue: Deliciosamente quase Cinderela
Que história maluca!
ResponderEliminarInfelizmente houveram (e ainda há) muitos governantes que só buscam a posição para se fartarem às custas do povo.
História triste e violenta. Mas que bom que o país está em uma nova página.
Abraço,
Júlia.
Uma viagem nos sonhos :)) Adorei tanta beleza:))
ResponderEliminarHoje; Melancolia anunciada.
Bjos
Votos de uma óptima Quarta-Feira
Quite the house!!:
ResponderEliminarOi Nina... quanta opulência e riqueza, e ficaram para a história como monstros... e o comunismo é assim em todos os países!!!
ResponderEliminarEu detestaria morar em um lugar assim!
Beijosss!!!
Que beleza e fartura... um luxo! bj
ResponderEliminarBoa noite Nina,
ResponderEliminarNa verdade uma vida de luxo enquanto o povo vivia na miséria.
São assim os ditadores de todas as áreas políticas e semelhante ao caso que descreve lembrei-me de J. E. Santos de Angola. Uma vida de luxo e o povo angolano na mais completa penúria. Triste, muito triste tudo isto.
Beijinhos,
Ailime
É a cara do comunismo! E essa história se repetiu às dezenas, infelizmente!
ResponderEliminarQuanto à sua opção pela privacidade e não se mostrar muito nem discutir certos assuntos, concordo plenamente e faço o mesmo no meu blog.
Por vezes, vemos tanto luxo e nem tanto, o bom gosto. Por aqui se aprecia o luxo com bom gosto, cores que agradam, que acolhem. Realmente, muito belo!
ResponderEliminarPorém, a história é a de tantos países, de tantos tempos...
Que bom que o visitou Nina,Adorei conhecê-lo. Bom Domingo,beijinhos!
ResponderEliminarPor isso essa parelha tirana foi morta... bem matada!
ResponderEliminar(Credo... e eu sou contra a pena de morte!)
Beijinhos
Estamos a precisar de fuzilamentos, aqui.
ResponderEliminarMas não esqueço de quem precisa ser fuzilado foi eleito por esse povo podre, que aqui habita.
E lá informaram de onde e como estão os filhos do casal?
what a nice exhibition. i like those rooms and that clothing stuff - i would love to wear it!!!
ResponderEliminarhugs
Jennifer
https://jennifer-femininundmodisch.blogspot.com/2018/09/accessoires-meine-sommer-sandaletten.html