Hoje foi dia de marmelada e geleia de marmelo.
Comprei-os no supermercado, apenas 2 quilos, quantidade mais que suficiente para o gasto caseiro. Aliás, tal quantidade vai render, se calhar, até à próxima época de marmelos. Ainda assim, não prescindo do ritual que, apesar das facilidades oferecidas pela Bimby, continua exigindo tempo e vontade.
Não sendo necessário descascar os frutos, continua sendo imprescindível retirar “caroços “ tarefa exigente, já que os ditos primam por uma dureza empedernida. Depois, para a marmelada, é só seguir as indicações da máquina e habemus marmelada sem as queimaduras ancestrais provocadas pela ebulição da mistura.
Acho que se a vontade fosse incontornável, hoje mesmo teríamos marmelada (com queijo) para a sobremesa.
Ei-la, já com o papel que protege a superfície.
Com os “caroços “ preparo a geleia. Dado que a chave do sucesso reside na brandura do lume, a coisa arrasta-se até atingir o ponto desejado.
Guardo em frascos esterilizamos e, como na minha infância, com a geleia de marmelo, vou rechear o bolo enrolado, que, evidentemente, poderia ter outro recheio ... mas não era a mesma coisa, pois não?
Boa noite!
Beijo
Nina
Belo trabalho e assim,por um tempo, tens belos doces, recheios! beijos, chica
ResponderEliminarAcho que nunca vi um Marmelo na minha vida.
ResponderEliminarAgora com Internete posso até olhar como é esse fruto.
Bjs,
Pura delícia...
ResponderEliminar.
Deixando cumprimentos
Te ha quedado una jalea espectacular, traslucida y brillante.
ResponderEliminarBesos Nina
Este ano nem tive marmelos mas seja como for não sou eu a fazê-la.
ResponderEliminarSou pouco dotada para a arte culinária!
Abraço
Também põe bagaço/brandy na marmelada antes do papel vegetal? Obrigada
ResponderEliminarNão, não ponho. Coloco o papel sobre a marmelada quente e adere perfeitamente. Não sei se este é o método perfeito, mas é o que utilizo.
EliminarAdoro marmelada, mas nunca fiz, tenho a sorte de tanto mãe como sogra fazerem sempre e oferecerem! :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Já tinha por aqui andado a espreitar os seus doces de fruta; a ver se os via, quero dizer. Bom, a marmelada já cá chegou :). Eu fazia - em tempos - um doce de marmelos aos quartos que era trabalhado com as cascas e as sementes e ficava assim uma coisa extraordinária com a geleia em pingo doce e vermelho escuro onde nadavam os quartos de marmelo muito pequenos e acastanhados. Não havia quem não gostasse. Porém, hoje, deve ser um dos poucos doces que não faço. Fiz várias compotas, melão, tomate, abóbora, maçã e ameixa. Falta-me o doce de laranja e talvez bise o de melão.
ResponderEliminarQue o Novembro lhe seja benéfico, Nina.
Bea, este ano transcendi-me - figo, uva, tomate, abóbora e agora marmelada, foram as produções em termos de doces e compotas. Comecei em Agosto com os figos (do Douro) e não parei. Tenho dividido com os meus apêndices que valorizam as compotas da minha autoria.
EliminarAinda tenho bastante abóbora congelada, pronta para utilizar, mas, para já, estamos servidos.
Esse doce de marmelo - tipo compota, acho eu - era preparado anualmente pela minha mãe e servido com queijo, como sobremesa. Nunca o fiz, mas suponho que a receita conste do Pantagruel. Vou averiguar e depois conto.
Beijinhos, querida Bea.
fica muito bom e, apesar do trabalho e tempo que exige, vale a pena. A receita consta de um livro de receitas (não sei se o pautagruel) prenda da minha directora de colégio quando me viu inclinada a vida conjunta. Ela sim, pessoa extraordinária:).
EliminarTambem faço a geleia do mesmo modo, já a marmelada faço-a num tacho normal. Nunca tive vontade de aderir á Bimbe.
ResponderEliminarBoa noite Nina,
ResponderEliminarDeve ter ficado deliciosa a sua marmelada. A geleia está impecável.
Marmelada este ano não fiz, porque não vi marmelos nos supermercados...
O ano passado deram-me imensos e fiz três quilos e apanhei alguns escaldões...
Talvez por isso este ano não tenha pensado no assunto.
Como o meu comensal aprecia imenso, acabo por comprar da que me parece melhor do mercado, sem conservantes.
Mas, nada como a caseira.
Um beijinho e um ótimo fim de semana, com saúde.
Ailime
Bom trabalho. Engraçado já fiz doces de muitos frutos e legumes, mas nunca fiz marmelada.
ResponderEliminarAbraço, saúde e bom fim de semana
Oi Nina... já comi marmelada, mas nunca vi um marmelo, a gente acaba comprando pronta no supermercado.
ResponderEliminarBeijos e bom final de semana!!!
Tem bom aspeto, mas não é coisa que aprecie. Bom fim-de-semana.
ResponderEliminarFabulous blog
ResponderEliminarOlá, que maravilha, este post fez-me lembrar, que ainda cá tenho uma tigela tua, que vinha com uma marmelada deliciosa, mas o que eu adoro mesmo, é a geleia 😅😅 que bom aspecto 😍😍 Bom domingo, bjos doces
ResponderEliminarQué rico!!! Yo hago dulce de membrillo, con queso está riquisimo.
ResponderEliminarBesitos
Bom dia de domingo, querida amiga Nina!
ResponderEliminarNunca fiz o doce, mas gosto muito de marmelada. Aqui não é comum o marmelo.
Tenha uma nova semana abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno
Nunca fiz, mas a sua parece mesmo boa.
ResponderEliminarBom domingo.
Olá Nina: ficou linda a tua marmelada e gostei também da geleia. Já fiz algumas vezes este ano, mas usei a casca também.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Lindo aspecto y seguro rico sabor.
ResponderEliminar:D
Ninita, que rico aspeto tem a tua marmelada! Assim de repente imaginei que eram marmelos caseiros da tua quinta, já que esse fruto prolifera por todo o lado. :) Acho que nunca comi geleia, mas fico com água na boca só de ver. Gosto muito de marmelada e fiquei cheia de saudades (e de vontade de comer, rsrs) da marmelada que a minha mãe fazia, quando éramos pequeninos. Obrigada pela deliciosa partilha e pela doce recordação. Beijinho muito grande, até breve, querida amiga!
ResponderEliminarNina, que delícia,eu adoro marmelada com queijo.Nunca fiz.Minha vó fazia, só sei que espirrava muito, como doce de banana e goiaba...rsrs...Besitos
ResponderEliminarTudo com óptimo aspecto! Nunca se proporcionou fazer em casa... mas eu adoro marmelada... principalmente em cima de umas bolachinhas de água e sal... bem bom!...
ResponderEliminarTem de pensar em por um marmeleiro no seu terreno, Nina... creio que já os vi à venda no Lidl, em tempos...
Beijinhos! Boa semana, e recheada de deliciosos projectos!
Ana
Oi, Nina. Acho que nunca comi marmelo. E parece que a geleia é uma delícia! ;)
ResponderEliminarbeijos
https://ludantasmusica.blogspot.com/
Olá! Faz muito tempo que não me delicio com uma boa marmelada. Meus pais adoram, preciso correr atrás.
ResponderEliminarBeijos!
Tinha saudades de te ver , querida Nininha!
ResponderEliminarE como sempre , uma princesa prendada, cheia de dotes como se confirma pelos miminhos que apresentas com excelente aspecto.
Um grande beijinho de saudades
Boa noite querida amiga Nina!
ResponderEliminarCom um aspeto maravilhoso!
Um doce beijinho!🌷❤😍
Megy Maia🌈
Olá, Nina! Grata, pelas suas palavras! Já publiquei o seu comentário... só me chegou este último, há pouquinho... ainda não tinha dado, por haver problemas, nos comentários... caso volte a acontecer, se tiver oportunidade, depois diga-me alguma coisa... por aqui, mesmo... pois às vezes, não se tem muita noção, se estará havendo algum impedimento... momentâneo... ou já com caracter mais duradouro... enfim!... O Blogger, de vez em quando, continua a pregar-nos partidas...
ResponderEliminarBeijinhos! Estimando, que tudo esteja bem, aí desse lado!... Feliz semana!
Ana
Tão bom. O ano passado arrisquei a fazer e ficou uma delicia.
ResponderEliminarBeijinhos
Nina!
ResponderEliminarEste ano não fiz marmelada pois ainda tenho congelada!
A minha filha adora geleia mas como me deram um frasco também não fiz!
Bj e boa semana
Maravilha!
ResponderEliminarComo calculas, este ano não fiz compotas, nem marmelada, nem a minha deliciosa geleia. Fico-me pela reserva de anos anteriores, sim, porque a geleia e outros doces duram um par de anos impecáveis.
Beijinhos.
Boa noite Nina,
ResponderEliminarComo vai e a sua casa nova?
Espero que esteja tudo a correr bem.
Dê noticias.
Um grande beijinho,
Ailime
Passando a deixar um beijinho e votos de um óptimo feriado!... E calculando que a Nina ande ultra ocupada... e para mais agora com Dezembro chegando... os dias vão-se que nem fumo!... Os meus andam assim... e em tarefas que não se vêem... mas assim tem sido neste ano bem estranho!... Mas como mãe, continua sem problemas... é para manter os novos rituais de limpeza e desinfecção que se introduziram nos nossos dias... que me deixam extenuada, por vezes!... Este ano, acho que nem tenho grande paciência para assinalar o Natal, com decorações mais extensas aqui por casa... acho que vou decretar o Natal minimalista, apenas com vagos apontamentos de Natal... pois tenho alguns recantos da casa, que nem dá para usufruir convenientemente... com coisas em quarentena, de cada saída minha!... :-( Enfim... 2020, tem sido um ano de caos, no seu máximo esplendor... com o nosso mundo, e nossas casas, viradas do avesso...
ResponderEliminarBeijinhos! Estimando que tudo esteja bem, aí desse lado!...
Ana